Estamos fazendo nossa devocional de hoje no
capítulo 14, o último capítulo desse livro fantástico de Oseias. Estamos na
última parte, a parte III – A MENSAGEM PROFÉTICA DE OSEIAS – 4.1 a 14.9. Como
já dissemos, a palavra do Senhor foi pregada por ele nos tempos dos reis de
Judá Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias; e, nos tempos do rei do norte, Jeroboão II
(cerca de 786-746 a.C.), filho de Joás.
C. O chamado final para o arrependimento – (14.1-9).
Oseias encerrou o seu livro com uma
exortação para que os israelitas confessassem os seus pecados e se
arrependessem deles a fim de que pudessem novamente ser abençoados por Deus.
O profeta falou ao povo – vs. 1 ao 3 -
recomendando o tipo de arrependimento que o Senhor promete abençoar (vs. 4-8).
Primeiro, ele pede a Israel para voltar
para ele. Essa exortação temática para voltar/tornar (2 7; 3.5; 6.1; 7.10,16;
12.6; Dt 30.1-10) estava agora endereçada a aqueles que já haviam caído por
causa de seus pecados.
Obviamente que nem todos estavam voltando,
pois que muitos ficaram pelo caminho ao caírem sob o juízo de Deus. Somente
estariam voltando e recebendo esse convite os remanescentes.
Terrível coisa é também nos aventurarmos
por ai depois de termos conhecido ao Senhor e agora estarmos precisando de
voltar para ele, mas sempre haverá da parte do Senhor seu amor estendido para
nós. Da mesma forma, também devemos ter essa disposição, o mesmo proceder com
relação aos que conosco cometerem alguma falta.
Depois – vs. 2 -, orienta até o que dizer e
sugere o texto. Uma redação precisa da confissão é dada nos vs. 2b-3:
·Perdoa
todos os nossos pecados.
·Por
misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios - Pv
12.14; 13.2; Hb 13.15.
·A
Assíria não nos pode salvar; não montaremos cavalos de guerra. Israel deveria
deixar de confiar:
üNa
força da política externa (p. ex., 5.13; 7.11; 12.1).
üNo
seu próprio poderio militar (p. ex., 10.13; cf. SI 33.16-17).
üNa
religião não ortodoxa e sincretista (p. ex., 2.8,13; 3.1; 4.12; 8.5-6; 10.5-6;
13.2).
·Nunca
mais diremos: ‘Nossos deuses’ àquilo que as nossas próprias mãos fizeram,
porque tu amas o órfão, ou em ti, o órfão acha a misericórdia. Uma alusão ao
tema anterior da perda e restauração do amor, ilustradas pelo casamento de
Oseias (3.1) e pelo nome de sua filha, Desfavorecida (1.6-8; 2.1,23).
·Tira
toda a iniquidade.
·Aceita
o que é bom.
São essas palavras genuínas de confissão, acompanhadas
pela obediência que era requerida a um povo genuinamente arrependido, não sacrifícios
indiferentes (5.6; 6.6; 8.13).
No vs. 4, o Senhor diz e promete que sarará
a apostasia deles.
·A
promessa da cura começou a ser cumprida quando Israel retornou do exílio.
·Continua
a se cumprir em Jesus Cristo e em sua igreja – nós somos essa geração que já dura
mais de 2000 anos e estamos aguardando para breve, sempre assim, a volta
prometida de nosso Mestre e Senhor. Maranata!
·Será
consumada por ocasião de sua segunda vinda.
Essa apostasia ou infidelidade, literalmente,
"desvio", eram os caminhos tortuosos de Israel que seriam corrigidos
(p. ex., 4.10-12, 5.4; 7.4; 11.5) quando a ira de Deus fosse satisfeita.
Uma vez curados da infidelidade, ele voluntariamente
os amaria, ou seja, nessa canção de amor, novamente ouvimos os verdadeiros
sentimentos de Deus pelos seus eleitos. Essa promessa do imerecido amor de Deus
exemplifica o que o Novo Testamento chama de graça (p. ex., Rm 5.15; Ef 2.5,8).
A graça afasta a ira de Deus e nos dá uma nova chance diante do Senhor.
Nessa seção, conforme a BEG, transbordando
com a linguagem do amor, metáforas coloridas são tiradas da vida das plantas e descrevem
um Israel próspero, estável, renovado e vigorosamente sadio sob a direção de
Deus, que estava ligado ao orvalho doador da vida (Dt 33.13).
Deus diz que seria para Israel como esse
orvalho de vida. Vejam as metáforas descrevendo o Israel amado e próspero. Ele
seria:
·Como
um lírio florescendo (cf. 1Rs 7.26; Ct 2.1,16).
·Como
um cedro do Líbano profundamente enraizado, brotando e exalando a sua fragrância
(cf. SI 92.12; 104.16).
·Como
uma oliveira esplendorosa (cf. SI 52.8; Jr 11.16).
·Como
uma árvore frondosa (cf. Ct 2.3; Ez 17 22-23).
·Como
um cereal viçoso.
·Como
uma vide luxuriante (10.1; Is 5.1-7) celebrando o fruto da vide.
O que tenho eu com os ídolos, ou "O
que mais tem Efraim", diz o Senhor a Efraim, o frutífero. Uma exclamação (6.4; 11.8) ou uma pergunta
retórica declarando novamente a total incompatibilidade entre Deus e os ídolos.
Os ídolos nos tornam cegos e anulam em nós
a legítima adoração a Deus.
Deus então diz que é como o cipreste verde
ou o pinheiro verde, ou seja, como uma árvore reconhecida como o símbolo da
vida (cf. Gn 3.22; Ap 22.2), Deus daria o fruto ao frutífero Efraim (9.16; cf.
Gn 41.52).
Livro de Oseias – capítulo 14:
1 Volta, ó Israel, para o Senhor teu
Deus;
porque pela
tua iniqüidade tens caído.
2 Tomai convosco palavras,
e voltai para
o Senhor; dizei-lhe:
Tira
toda a iniqüidade,
e
aceita o que é bom;
e
ofereceremos como novilhos
os
sacrifícios dos nossos lábios.
3 Não nos
salvará a Assíria,
não
iremos montados em cavalos;
e
à obra das nossas mãos já não diremos:
Tu
és o nosso Deus;
porque
em ti o órfão acha a misericórdia.
4 Eu sararei
a sua apostasia,
eu
voluntariamente os amarei;
porque
a minha ira se apartou deles.
5 Eu serei
para Israel como o orvalho;
ele
florescerá como o lírio,
e
lançará as suas raízes como o Líbano.
6
Estender-se-ão as suas vergônteas,
e
a sua formosura será como a da oliveira,
a
sua fragrância como a do Líbano.
7 Voltarão os
que habitam à sua sombra;
reverdecerão
como o trigo, e florescerão como a vide;
o
seu renome será como o do vinho do Líbano.
8 Ó Efraim,
que tenho eu com os ídolos?
Sou
eu que respondo, e cuido de ti.
Eu
sou como a faia verde;
de
mim é achado o teu fruto.
9 Quem é
sábio,
para
que entenda estas coisas?
prudente,
para
que as saiba?
porque
os caminhos do Senhor são retos,
e
os justos andarão neles;
mas
os transgressores
neles
cairão.
Encerrando o capítulo e o livro uma
pergunta. Esse epílogo desafiou cada geração de leitores da profecia de Oseias
a considerar cuidadosamente os caminhos do Senhor (SI 1; 18.21; Pv 10.24,29,30;
11.3; 12.3,5,7) apresentados no livro.
As escolhas[1] repetidamente
apresentadas a Israel, também são apresentadas ao leitor que deve também
escolher:
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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1 comentários:
Excelente estudo,glórias a Deus :)
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devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.