No capítulo anterior Moisés pede ao Senhor que se lhe
mostre a ele a sua glória e Deus diz que não deixaria vê-lo na face, mas
passaria de costas a ele e proclamaria diante dele toda a sua bondade e
pronunciaria o seu nome.
Neste capítulo, são dadas e cumpridas as orientações
com relação as segundas tábuas da lei. A partir do vs. 10, Deus faz aliança e
admoesta contra a infidelidade. Depois,
do vs. 18 ao 28 fala das três festas anuais – Ex 23:14-19; Lv 23: 4-21; 33-44;
e, Dt 16:1-17. Já do vs. 29 ao 35, temos o resplandecimento do rosto de Moisés.
Deus pede a Moisés que lavre duas novas pedras, como
as primeiras e fala a ele para se preparar para o dia seguinte, pois subiria
Moisés o monte Sinai e ali se poria diante dele, o Senhor, no cume do monte.
Disse a ele para ninguém subir com ele, nem mesmo
qualquer animal poderia estar ali nas proximidades. Moisés segue as instruções
de Deus e lavra as duas pedras. Não poderia Deus usar pedras lavradas por ele
mesmo? Por que pediu a Moisés que as lavrasse?
Moisés obedece literalmente a todas as instruções de
Deus e sobe o monte, confiante. É Deus o autor intelectual dos 10 mandamentos,
mas o manuseio das pedras seria de Moisés. Assim, Deus usou homens para
escreverem os livros sagrados que compõe a Bíblia, mas ele é o autor da
mensagem.
Deus continua a usar homens para anunciar aos homens a
sua própria palavra de salvação. O método de Deus nos evangelismos não é a
tecnologia, nem estratégias e táticas mirabolantes e modernas, mas ele usa
homens que estejam dispostos a obedecer e a cumprir o que ele ordena.
Lendo Gerard Van Groningen (altamente recomendado) vi
ele narrando, em suas páginas de CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO, o episódio em que Moisés
está diante de Deus no Sinai e atrevidamente, ousadamente lhe dirige uma
oração, um pedido, um clamor que só mesmo uma pessoa do caráter de Moisés
poderia ter feito: “hare enima et-kebodeka” (Faça-me ver, por favor, a sua
glória – Êx 33:18).
“Moisés foi assegurado por Yahweh de que ele se
revelaria fazendo passar kal-tûbî (toda a minha bondade) diante dele. O termo
"bondade" descreve o que Yahweh é: ele é precisamente o que diz ser.
"Bom" transmite a ideia de alguém ser o que diz ser, fazer o que diz
que fará no contexto de produzir a satisfação perfeita do outro. E Yahweh
prosseguiu assegurando a Moisés de que sua bondade seria exibida através da
demonstração da sua misericórdia e compaixão de acordo com a sua vontade
soberana (Êx 33.19).”
Moisés, como falado, pediu a Deus esse pedido ousado e
atrevido. Deus não atendeu plenamente, pois lhe disse que não poderia ver a sua
face porque ninguém poderia vê-lo e viver. Foi-lhe então concedido vê-lo pelas
costas e assim lhe deu garantias de sua presença (Moisés buscava isso!). No
entanto, Yahweh, ali, naquele momento verbalizou uma série de virtudes (7+1)
declarações incluídas em sua auto proclamação que deram a Moisés garantia
poderosa de Deus Yahweh era, de fato, o Senhor pactual.
Deus então passou toda a sua bondade diante dele
“kal-tubi” (toda a minha bondade) o termo bondade revela o que ele é “Bom”. Na
análise de Gerard Van Groningen “O que se segue à repetição do seu nome é a
explicação de Yahweh do seu amor, que é a característica abrangente do seu
próprio ser (1 Jo 4.16). O termo "amor" (âheb, verbo; 'ahabâ,
substantivo) não está no texto. Sua qualidade essencial está expressa em várias
declarações (Êx 34.6-7).”
1.“'El
rahûm (Deus de compaixão NIV). O termo traduzido como "compaixão" não
aparece na forma qal do verbo. Como um verbo denominativo, aparece no piel, e
fala de um amor intenso. Yahweh ama intensamente; ele ama como uma mãe ama o
filho que foi formado no seu ventre (rehem, raham). A ideia transmitida é a de
suavidade, ternura e gentileza motivadas por uma afeição profunda. A palavra em
português "compaixão", derivada do latim cum (com) passus (particípio
passado do verbo significando suportar sofrimento) não transmite totalmente o
que o termo hebraico diz; ele expressa o pensamento de que Yahweh, em sua
ternura e gentileza, sente e suporta com seus filhos suas dores, sofrimentos e
mágoas.
2.Wehannûn
(um adjetivo derivado do termo hanan, mostrar favor ou ser gracioso). A ideia é
a de que Deus Yahweh ama o culpado que é indigno de amor.
3.'Erek
'appîm (literalmente, de fôlego longo). A ideia transmitida é a de paciência.
Yahweh respira longa e profundamente quando é ofendido; quando provocado, ele
não reage imediata, veemente, violentamente. Ele tem e exercita auto controle
sem ser "acomodado" ou preparado para negligenciar ou desculpar.
4.Werab-hesed
(e grande bondade). O termo hebraico expressa um conceito que é traduzido como
benevolência, benignidade, fidelidade, misericórdia. Um pensamento básico é o
de que Yahweh, sem obrigação, revela seu amor ao necessitado, ferido,
sofredor.”
5.we'emet
(e fidelidade). O modificador rab (grande) deve ser entendido como qualificador
de ambos, hesed e 'emet. Yahweh é absolutamente confiável na manutenção e
demonstração do seu amor pelo seu povo. O termo 'emet também pode conotar o
pensamento de verdade; Yahweh é completa e inteiramente fiel a si mesmo, à sua
palavra, e ao seu pacto com seu povo.
Os primeiros cinco conceitos enfatizaram o caráter de
Yahweh; isto é seguido pelo que ele faz.
6.Noser
hesed la'alapîm (mantém bondade a milhares). O verbo, um qal ativo particípio,
enfatiza pela sua forma assim como pelo pensamento básico que Yahweh nunca para
de demonstrar sua bondade, seu amor pelo necessitado, ferido e sofredor. Yahweh
não disse "a todos"; ele sempre revelará sua benignidade e
misericórdia a muitas, muitas pessoas. Esta bondade e misericórdia é
particularmente demonstrada através da remoção da fonte da necessidade, da dor
e do sofrimento.
7.Nose'
awôn wapesa'wehatta'â (remover a culpa, transgressão e o pecado). Yahweh suspende
e leva para longe, isto é, ele perdoa o povo. Awôn pode ser traduzido como
maldade, corrupção ou culpa. O termo aponta para a condição ou natureza da
pessoa que se afastou de Yahweh e se rebelou contra ele exibindo, assim, a
condição enganosa, rebelde e corrupta do pecador. Pesa' aponta para
"ultrapassar os limites" para a vida pactual. Ele fala da rebelião
contra o modo de vida que Yahweh expôs para o povo pactual. Hatta nos informa
que Yahweh estabeleceu uma meta mas o pecador erra o alvo intencionalmente.
8.Wenaqqeh
lo'yenaqqeh (e absolver, ele não absolverá; o piel infinitivo absoluto com o
piel imperfeito e a negativa adicionada apresentam uma negativa muito forte).
Yahweh absolutamente não absolverá, inocentará ou deixará impune o 'awôn
(culpado) devido à transgressão e pecado. A retidão e justiça de Yahweh serão
demonstradas.
As oito declarações incluídas na auto proclamação de
Yahweh indicam que seu amor, graça e misericórdia por seu povo, declarados nas
sete primeiras, são o desejo mais profundo de Yahweh. Sua retidão e justiça, no
entanto, declaradas por último, mas enfaticamente e em declarações em
justaposição, nunca serão anuladas pelo seu amor.
Mas, ao declarar as positivas primeiramente, Yahweh
lembrou Moisés e o povo que, assim como havia feito, iria continuar a deter a
realização da sua retidão e julgamentos justos àqueles que se submetessem,
fossem humilhados e renovados pelo amor de Yahweh exercido em seu favor. A auto
proclamação de Yahweh descreve, em foco brilhante, o caráter do Deus elaborador
e mantenedor do pacto.
Assim, entendemos que o pacto estava mantido, mas
estava de fora os incrédulos, os murmuradores e todos os que não tinham
recebido a fé que vem de Abraão, o pai da fé. O autor de Hebreus fala disso que
não entrarão no descanso dele os desobedientes:
Hebreus 4:1 Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no
seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.
Hebreus 4:2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles,
mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava
misturada com a fé naqueles que a ouviram.
Hebreus 4:3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como
disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso;
Hebreus 4:4 Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus
de todas as suas obras no sétimo dia.
Hebreus 4:5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.
Hebreus 4:6 Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a
quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da
desobediência,
Hebreus 4:7 Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito
tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os
vossos corações.
Hebreus 4:8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois
disso de outro dia.
Hebreus 4:9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
Hebreus 4:10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de
suas obras, como Deus das suas.
Hebreus 4:11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia
no mesmo exemplo de desobediência.
Ex 34:1 Então disse o SENHOR a Moisés:
Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras;
e eu escreverei nas tábuas as mesmas
palavras
que estavam nas primeiras tábuas,
que tu quebraste.
Ex 34:2 E prepara-te para amanhã,
para que subas pela manhã ao monte Sinai,
e ali põe-te diante de mim no cume do
monte.
Ex 34:3 E ninguém suba contigo,
e também ninguém apareça em todo o monte;
nem ovelhas nem bois se apascentem defronte do monte.
Ex
34:4 Então Moisés lavrou duas tábuas de pedra,
como as primeiras; e levantando-se pela manhã de
madrugada,
subiu ao monte Sinai,
como o SENHOR lhe tinha ordenado;
e levou as duas tábuas de pedra nas suas
mãos.
Ex
34:5 E o SENHOR
desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele;
e ele proclamou o nome do SENHOR.
Ex 34:6 Passando, pois, o SENHOR perante ele,
clamou:
O SENHOR, o SENHOR Deus,
misericordioso e piedoso,
tardio em irar-se e grande em beneficência
e verdade;
Ex 34:7 Que guarda a beneficência em
milhares;
que perdoa a iniqüidade, e a transgressão
e o pecado;
que ao culpado não tem por inocente;
que visita a iniqüidade dos pais sobre os
filhos
e sobre os filhos dos filhos
até à terceira e quarta geração.
Ex
34:8 E Moisés apressou-se,
e inclinou a cabeça à terra, adorou,
Ex
34:9 E disse:
Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos,
vá agora o Senhor no meio de nós;
porque este é povo de dura cerviz;
porém perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado,
e toma-nos por tua herança.
Ex
34:10 Então disse:
Eis que eu faço uma aliança;
farei diante de todo o teu povo maravilhas
que nunca foram feitas em toda a terra,
nem em nação alguma; de maneira que todo este povo,
em cujo meio tu estás, veja a obra do
SENHOR;
porque coisa terrível é o que faço
contigo.
Ex 34:11 Guarda o que eu te ordeno hoje;
eis que eu lançarei fora diante de ti
os amorreus, e os cananeus, e os heteus,
e os perizeus, e os heveus e os jebuseus.
Ex 34:12 Guarda-te de fazeres aliança com os moradores
da terra
aonde hás de entrar; para que não seja por
laço
no meio de ti.
Ex 34:13 Mas os seus altares derrubareis,
e as suas estátuas quebrareis, e os seus
bosques cortareis.
Ex 34:14 Porque não te inclinarás diante de outro
deus;
pois o nome do SENHOR é Zeloso;
é um Deus zeloso.
Ex 34:15 Para que não faças aliança com os moradores
da terra,
e quando eles se prostituirem após os seus
deuses,
ou sacrificarem aos seus deuses,
tu, como convidado deles,
comas também dos seus sacrifícios,
Ex 34:16 E tomes mulheres das suas filhas para os teus
filhos,
e suas filhas, prostituindo-se com os seus
deuses,
façam que também teus filhos se prostituam
com os seus deuses.
Ex 34:17 Não te farás deuses de fundição.
Ex 34:18 A festa dos pães ázimos guardarás;
sete dias comerás pães ázimos, como te
tenho ordenado,
ao tempo apontado do mês de Abibe;
porque no mês de Abibe saíste do Egito.
Ex 34:19 Tudo o que abre a madre meu é,
até todo o teu gado, que seja macho,
e que abre a madre de vacas e de ovelhas;
Ex 34:20 O burro, porém, que abrir a madre,
resgatarás com um cordeiro;
mas, se o não resgatares,
cortar-lhe-ás a cabeça;
todo o primogênito de teus filhos resgatarás.
E ninguém aparecerá vazio diante de mim.
Ex 34:21 Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia
descansarás:
na aradura e na sega descansarás.
Ex 34:22 Também guardarás a festa das semanas,
que é a festa das primícias da sega do
trigo,
e a festa da colheita no fim do ano.
Ex 34:23 Três vezes ao ano todos os homens
aparecerão perante o Senhor DEUS, o Deus
de Israel;
Ex 34:24 Porque eu lançarei fora as nações de diante
de ti,
e alargarei o teu território;
ninguém cobiçará a tua terra,
quando subires para aparecer três vezes no ano
diante do SENHOR teu Deus.
Ex 34:25 Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício
com pão levedado,
nem o sacrifício da festa da páscoa
ficará da noite para a manhã.
Ex 34:26 As primícias dos primeiros frutos da tua
terra
trarás à casa do SENHOR teu Deus;
não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.
Ex
34:27 Disse mais o SENHOR a Moisés:
Escreve estas palavras;
porque conforme ao teor destas palavras
tenho feito aliança contigo e com Israel.
Ex
34:28 E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites;
não comeu pão, nem bebeu água,
e escreveu nas tábuas as palavras da
aliança,
os dez mandamentos.
Ex
34:29 E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai
trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos,
sim, quando desceu do monte,
Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia,
depois que falara com ele.
Ex 34:30 Olhando, pois, Arão e todos os filhos de
Israel para Moisés,
eis que a pele do seu rosto resplandecia;
por isso temeram chegar-se a ele.
Ex
34:31 Então Moisés os chamou,
e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram-se
a ele;
e Moisés lhes falou.
Ex
34:32 Depois chegaram também todos os filhos de Israel;
e ele lhes ordenou tudo o que o SENHOR
falara com ele no monte Sinai.
Ex
34:33 Assim que Moisés acabou de falar com eles,
pôs um véu sobre o seu rosto.
Ex
34:34 Porém, entrando Moisés perante o SENHOR, para falar com ele, tirava o véu até sair;
e, saindo, falava com os filhos de Israel
o que lhe era ordenado.
Ex
34:35 Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés,
e que resplandecia a pele do seu rosto;
e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu
rosto,
até entrar para falar com ele.
Há uma forte relação entre as festas e todo cerimonial
no Tabernáculo, inclusive o próprio tabernáculo, com o Messias, o Cristo que
haveria de vir.
Com relação ao resplandecimento do rosto de Moisés, é
Paulo quem fala disso fazendo uma análise e aplicação pelo Espírito Santo que
impressiona qualquer estudioso sério da Bíblia, tamanha clareza e profundidade
de conhecimento que este possuía.
Não é por acaso que ele tenha se comparado, em I Co
3:5-17, ao Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, o qual o
Senhor o chamou pelo seu nome e o Espírito de Deus o encheu de sabedoria,
entendimento, ciência e em todo o lavor, e para criar invenções, para trabalhar
em ouro, e em prata, e em cobre, e em lapidar de pedras para engastar, e em
entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada. E também lhe dispôs
o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da
tribo de Dã.
II Coríntios 3:6 O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo
testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito
vivifica.
II Coríntios 3:7 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio
em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na
face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
II Coríntios 3:8 Como não será de maior glória o ministério do Espírito?
II Coríntios 3:9 Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais
excederá em glória o ministério da justiça.
II Coríntios 3:10 Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi
glorificado, por causa desta excelente glória.
II Coríntios 3:11 Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é
em glória o que permanece.
II Coríntios 3:12 Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
II Coríntios 3:13 E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para
que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era
transitório.
II Coríntios 3:14 Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo
véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo
abolido;
II Coríntios 3:15 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o
coração deles.
II Coríntios 3:16 Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
II Coríntios 3:17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí
há liberdade.
II Coríntios 3:18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho
a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem,
como pelo Espírito do Senhor.
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Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.