Nós estamos aqui, no capítulo 18, que ainda
está falando do reinado de Josafá o qual irá até o 21:3, da parte III.
PARTE III – O REINO DIVIDIDO –
10:1 A 28:27.
A. Julgamentos e bênçãos
crescentes em Judá – 10:1 a 21:3.
A primeira fase do reino dividido
compreende – e está também sendo nossa divisão para nossas reflexões – 4 partes: 1.
O reinado de Roboão (10:1 - 12:16) – já vimos. 2. O reinado de Abias (13:1 -
14:1a) – já vimos. 3. O reinado de Asa (14:1b - 16:14) – já vimos. 4. O reinado
de Josafá (17:1 – 21:3) – estaremos vendo agora.
Os temas comuns entre esses reinados tem sido,
como estamos tendo a oportunidade de verificar:
·O
foco sobre a separação do Reino do Norte.
·As
narrativas de batalhas.
·As
reações à palavra de Deus.
Conforme BEG, a qual nos guiamos e
indicamos, depois do início de seu reinado (17:1-2), que é paralelo ao final
(20.31-21.3), esses capítulos formam um padrão quiásmico que alterna (A B A'
B') seus primeiros (17.3-19.3) e últimos anos (19.4-20.30). veja como ficou:
No entanto, faremos uma divisão mesclada
entre o quiasmo e essa proposta da BEG. Nós acompanharemos esse reinado de
Josafá da seguinte maneira:
(1). O início do reinado de
Josafá – 17:1,2.
(2).
(A) Josafá foi fiel (17:3-19).
(3). (B) guerreou (18: 1-19.3).
(4).
(A') Foi fiel novamente (19:4-11).
(5). (B').voltou a guerrear (20:1-30).
(6). O final do reinado de Josafá
– 20:31 a 21:3.
(3). (B) guerreou (18: 1-19.3).
O cronista aqui está seguindo o texto
paralelo em I Re 22:1-28, sendo que acrescenta um novo começo – 18:1,2 – e um
novo final – 19:1-3, além de omitir certos detalhes sobre a morte de Acabe – I Re
22:36-40.
Jeosafá tinha prosperado muitíssimo e em
seu reinado havia muitas riquezas e glória em abundância. Contra todo o bom
senso e a lógica, resolveu, para sua própria ruína, juntar-se em força com
Acabe.
Contrastando com os seus primeiros anos –
17:3 -, o rei Josafá foi submetido à maldição divina por haver ignorado a
advertência profética e feito alianças com o Reino do Norte.
A questão do “aparentou-se” está se
referindo ao casamento de Jeorão, filho de Josafá, com Atalia, filha de Acabe –
21:6 – 22:2. Já no livro de Reis, Acabe representa o ponto mais baixo do Reino
do Norte em sua apostasia – I Re 16:30.
A guerra de Acabe com a Síria e a condenação profética de Micaías – II
Cr 18:4-27; I Re 22:1-38.
Depois da derrota dos sírios, por duas
vezes, sendo que o Senhor os tinha ajudado e Acabe acabou deixando sair vivo o
rei Ben-Hadade, agora, depois de três anos, novamente os sírios atacaram
Israel, juntamente com seus trinta e dois reis.
Parecia que ainda estavam amargando a
derrota antiga e agora querendo se vingar.
Na peleja que Acabe estava para fazer
contra os sírios, surgiu uma dúvida em seu coração se deveria ir pelejar ou não
e resolveu consultar os seus profetas. E como havia profetas!
Todos os profetas eram unânimes em lhe
afirmar que sairia vitorioso se fosse. Josafá, rei de Judá, resolve se ajuntar
a Acabe nesta batalha e escuta as profecias relativas às vitórias anunciadas.
Ele questiona se ainda não havia outro
profeta, mas eram tantos ali, por que ele queria ouvir mais um profeta?
A unanimidade deles não convencera a Josafá
e assim, o rei Acabe mandou chamar um
outro profeta que costumeiramente lhe falava coisas duras e este profeta vem e
profetiza também a vitória certa para Acabe e Josafá.
Iremos ou não iremos pelejar contra os
sírios? Era esse o dilema dos reis. A resposta unânime dos profetas era que
fossem, pois voltariam em paz.
Acabe se aproxima então de Micaias e o
exorta a falar a verdade em nome do Senhor. Ora, o restante das profecias já
era conhecido como mentira? O fato é que então Micaias fala a verdade e diz ver
o povo disperso sem pastor e os sírios perseguindo Israel.
Falou mais ainda dizendo que os profetas
falaram mentiras porque o Senhor tinha ordenado isso a fim de que o rei fosse
enganado com as profecias e fosse afligido.
O relato de Micaias descrevendo o
acontecido com os profetas do ponto de vista de um narrador celeste é muito
interessante e verdadeiro, mas jamais poderia ser copiado por alguém, a não ser
que realmente presenciasse toda a cena para a depois narrar.
A visão de Micaias dessas deliberações
celestiais (cf. Jó 1:6-12; Is 6:1-8; Zc 3:1-10) mostra que a soberania de Deus
se estende até sobre o mal.
Não sei o que dizer de toda essa cena
celeste, mas sei que os propósitos de Deus sempre prevalecerão contra todo
engano e mentira dos homens e de Satanás.
No entanto, não creram em Micaias e até um
dos profetas o feriu na face enciumado pelo uso do Espírito Santo por Micaias e
o desafiou. O rei Acabe não satisfeito ainda mandou prendê-lo até que pudesse
voltar para depois dar um fim a ele.
Micaias então profetiza a sua morte e bem
assim daquele profeta que o ferira.
A palavra de Deus gerada pela boca do
profeta de Deus tem sempre duas finalidades:
1.A
primeira é a salvação daqueles que creem e invocam ao Senhor.
2.A
segunda, é o endurecimento naqueles que não creem pra vir sobre eles o juízo de
Deus.
O juízo estava vindo sobre todos aqueles profetas,
sobre Israel e sobre, principalmente, Acabe.
Acabe, por cautela, ainda se disfarça e vai
a guerra de forma que ninguém percebe que ele é o rei de Israel. Josafá estava
na carruagem real, mas os sírios que tinham recebido ordem expressa de matarem
Acabe, depois de checarem que Josafá não era Acabe, deixou ele escapar.
Isso foi um grande livramento de Deus na
vida de Josafá, pois na verdade, quem teria tal cuidado no calor das batalhas?
Não encontrando o rei Acabe para o
destruir, um soldado sírio, dispara uma flecha ao esmo e esta vai atingir
fatalmente Acabe entre os vãos de sua armadura e o sangue começa a escorrer de
forma que depois os cães o lambem, conforme palavra profética falada contra
ele, por Elias – I Re 21:19, II Re 9:25,26.
Quem é que disse que Deus não é imanente?
Sim, Deus é transcendente, mas também imanente e participa da história de seu
povo de forma muito especial. Na sua soberania, jamais Deus vai contra a livre
vontade dos homens que são cem por cento responsáveis por todos os seus atos.
O final do reinado de Acabe – II Cr 18:28-34; I Re 22:39,40.
O escritor indica que Acabe era bastante
conhecido pelos seus programas de construção, sugerindo que o seu próprio
registro foi altamente seletivo – vs I Re 22:39 “Casa de Marfim”.
Escavações arqueológicas em Samaria
encontraram ornamentos marchetados de marfim datados desse período e ainda
revelaram que Samaria e Megido foram fortificadas nesse período. Apesar de
indicarem prosperidade econômica para os ricos do período, o profeta Amós
criticou essas extravagâncias – Am 3:15.
II Cr 18:1 Tinha, pois, Jeosafá riquezas
e glória em abundância,
e
aparentou-se com Acabe.
II
Cr 18:2 E depois de alguns anos desceu ele para Acabe
em
Samaria; e Acabe matou ovelhas e bois em abundância,
para
ele e para o povo que vinha com ele;
e
o persuadiu a subir com ele a Ramote de Gileade.
II
Cr 18:3 Porque Acabe, rei de Israel, disse a Jeosafá, rei de Judá:
Irás
tu comigo a Ramote de Gileade?
E
ele lhe disse:
Como
tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo;
iremos
contigo à guerra.
II Cr 18:4 Disse mais Jeosafá ao rei de
Israel:
Peço-te,
consulta hoje a palavra do SENHOR.
II
Cr 18:5 Então o rei de Israel reuniu os profetas,
quatrocentos
homens, e disse-lhes:
Iremos
à guerra contra Ramote de Gileade,
ou
deixarei de ir?
E
eles disseram:
Sobe;
porque Deus a entregará na mão do rei.
II
Cr 18:6 Disse, porém, Jeosafá:
Não
há ainda aqui algum profeta do SENHOR,
para
que o consultemos?
II
Cr 18:7 Então o rei de Israel disse a Jeosafá:
Ainda
há um homem por quem podemos consultar
ao
SENHOR; porém eu o odeio, porque nunca profetiza
de mim o que é bom, senão sempre
o
mal; este é Micaías, filho de Inlá.
E
disse Jeosafá:
Não
fale o rei assim.
II
Cr 18:8 Então o rei de Israel chamou um oficial, e disse:
Traze
aqui depressa a Micaías, filho de Inlá.
II
Cr 18:9 E o rei de Israel, e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados
cada um no seu trono, vestidos
com suas roupas reais,
e
estavam assentados na praça à entrada da porta de
Samaria;
e todos os profetas profetizavam na sua presença.
II
Cr 18:10 E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres
de
ferro, e disse: Assim diz o SENHOR:
Com
estes ferirás aos sírios, até de todo os
consumires.
II
Cr 18:11 E todos os profetas profetizavam o mesmo, dizendo:
Sobe
a Ramote de Gileade, e triunfarás;
porque
o SENHOR a dará na mão do rei.
II Cr 18:12 E o mensageiro, que foi
chamar a Micaías, falou-lhe, dizendo:
Eis
que as palavras dos profetas, a uma voz, predizem coisas boas
para
o rei; seja, pois, também a tua palavra como a de um
deles,
e fala o que é bom.
II
Cr 18:13 Porém Micaías disse:
Vive
o SENHOR, que o que meu Deus me disser, isso falarei.
II
Cr 18:14 Vindo, pois, ele ao rei, este lhe disse:
Micaías,
iremos a Ramote de Gileade à guerra,
ou
deixaremos de ir?
E
ele disse:
Subi,
e triunfarás; e serão dados na vossa mão.
II
Cr 18:15 E o rei lhe disse:
Até
quantas vezes, te conjurarei, para que não me fales senão
a
verdade em nome do SENHOR?
II
Cr 18:16 Então disse ele:
Vi
a todo o Israel disperso pelos montes,
como
ovelhas que não têm pastor;
e
disse o SENHOR:
Estes
não têm senhor; torne cada um em paz para
sua
casa.
II
Cr 18:17 Então o rei de Israel disse a Jeosafá:
Não
te disse eu, que ele não profetizaria de mim o que é bom,
porém
sempre o mal?
II
Cr 18:18 Disse mais:
Ouvi,
pois, a palavra do SENHOR: Vi ao SENHOR assentado
no
seu trono, e todo o exército celestial em pé à sua
mão
direita, e à sua esquerda.
II
Cr 18:19 E disse o SENHOR:
Quem
persuadirá a Acabe rei de Israel, para que suba,
e
caia em Ramote de Gileade?
Um
dizia desta maneira, e outro de outra.
II
Cr 18:20 Então saiu um espírito e se apresentou diante do
SENHOR,
e disse: Eu o persuadirei. E o SENHOR lhe disse:
Com
quê? II Cr 18:21 E ele disse: Eu sairei, e serei
um
espírito de mentira na boca de todos os
seus
profetas.
E
disse o SENHOR:
Tu
o persuadirás, e ainda prevalecerás;
sai,
e faze-o assim.
II
Cr 18:22 Agora, pois, eis que o SENHOR pôs um espírito
de
mentira na boca destes teus profetas;
e
o SENHOR falou o mal a teu respeito.
II
Cr 18:23 Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegando-se,
feriu
a Micaías no queixo, e disse:
Por
que caminho passou de mim o Espírito do
SENHOR
para falar a ti?
II
Cr 18:24 E disse Micaías: Eis que o verás naquele dia,
quando
andares de câmara em câmara,
para
te esconderes.
II
Cr 18:25 Então disse o rei de Israel:
Tomai
a Micaías, e tornai a levá-lo a Amom,
o
governador da cidade, e a Joás, filho do rei.
II
Cr 18:26 E direis:
Assim
diz o rei:
Colocai
este homem na casa do cárcere;
e
sustentai-o com pão de angústia, e com
água
de angústia, até que eu volte em paz.
II
Cr 18:27 E disse Micaías:
Se
voltares em paz, o SENHOR não tem falado por mim.
Disse
mais: Ouvi, povos todos!
II Cr 18:28 Subiram, pois, o rei de
Israel e Jeosafá, rei de Judá,
a
Ramote de Gileade. II Cr 18:29 E disse o rei de Israel a Jeosafá:
Disfarçando-me
eu, então entrarei na peleja;
tu,
porém, veste as tuas roupas reais.
Disfarçou-se,
pois, o rei de Israel, e entraram na peleja.
II
Cr 18:30 Deu ordem, porém, o rei da Síria aos capitães dos carros
que
tinha, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno,
nem
contra grande; senão só contra o rei de Israel.
II
Cr 18:31 Sucedeu que, vendo os capitães dos carros
a
Jeosafá, disseram:
Este
é o rei de Israel, e o cercaram para pelejar;
porém
Jeosafá clamou, e o SENHOR o ajudou.
E
Deus os desviou dele.
II
Cr 18:32 Porque sucedeu que, vendo os capitães dos carros,
que
não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo.
II
Cr 18:33 Então um homem armou o arco e atirou a esmo,
e
feriu o rei de Israel entre as junturas e a couraça;
então
disse ao carreteiro:
Dá
volta, e tira-me do exército,
porque
estou gravemente ferido.
II
Cr 18:34 E aquele dia cresceu a peleja, mas o rei de Israel
susteve-se
em pé no carro defronte dos sírios até à tarde;
e
morreu ao tempo do pôr do sol.
Tão simplesmente o cronista fala de Acabe
como um grande rei, guerreiro, que estava na batalha e assim permaneceu em seu
posto até o seu fim, a morte.
Ele tinha sido alvo de uma flecha perdida à
semelhança atual das tão famosas balas perdidas. Embora lançada ao acaso,
atingiu o seu propósito para o qual fora lançada: ferir o rei de Israel! Quem é
que entende isso?
Seria assim como se um espírito ou algo
assim assumisse temporariamente o corpo e a mente daquele soldado e
deliberadamente, com uma pontaria certeira, digna dos melhores atiradores,
procurasse, mirasse e lançasse ela em Acabe, num lugar especial pelo qual ele
ficaria mortalmente ferido.
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