sexta-feira, 18 de julho de 2014
sexta-feira, julho 18, 2014
Jamais Desista
Jó 8:1-22 - BILDADE, INSENSÍVEL, DISCURSA CONTRA JÓ
Ainda na parte II de cinco de nossa divisão
proposta, que vai tratar do diálogo entre Jó e os seus amigos. Jó se defendendo
e seus amigos o acusando ao invés de consolá-lo – Jó 6:14.
B. O primeiro ciclo de discursos
– 4:1 – 14:22.
Nessa primeira série de discursos, como já
dissemos, se fará referência a muitas perspectivas diferentes e possíveis
explicações, mas todas serão insuficientes.
Dividimos essa parte “B”, como na BEG, em
seis: 1. Elifaz – 4:1 – 5:27 – já vista. 2. A resposta de Jó a Elifaz – 6:1 –
7:21 – já vista. 3. Bildade – 8:1 – 22. 4 – veremos agora. A resposta de Jó a
Bildade – 9:1 – 10:22. 5. Zofar – 11:1 – 20. 6. A resposta de Jó a Zofar – 12:1
– 14:22.
3. Bildade – 8:1 – 22. 4.
Veremos que a resposta de Bildade mostrara ele
mesmo como um homem áspero, rude e insensível. Ele nem dá ouvidos ao clamor de
Jó por compaixão – 6:13,14, 26 – e sua mensagem é direta: Jó e sua família
estavam recebendo o que mereciam.
Se Jó tão somente se arrependesse dos atos
vergonhosos que levaram a essas desgraças, Jó poderia ser restaurado a uma
prosperidade e felicidade ainda maiores do que as que havia desfrutado antes.
Ainda conforme a BEG, depois de repreender
Jó – vs 1-10 -, com uma linguagem mordaz confrontado Jó e o acusando de não ser justo o suficiente para receber as bênçãos
de Deus, Bildade recitará um poema da sabedoria proverbial – vs 11-22 –que na
tradição dos sábios o poema recorre a analogias e padrões na natureza para apoiar
o seu ponto de vista.
Nós os leitores atuais conhecemos o
contexto que aconteceu nos céus entre Deus e o diabo, mas eles de nada sabiam.
Bildade parece estar mancomunado com os
outros dois, pois seu discurso tem a mesma base que é tentar encontrar culpa em
Jó e procurar defender o que eles criam de Deus.
As suas falas não são ruins e seus
argumentos são interessantes, no entanto, a aplicação deles em Jó é péssima,
por isso que apesar de verdadeiros e interessantes, nada tem a ver com Jó.
Assim, se perdem totalmente e acabam se tornando lixo.
Todo diálogo ou discurso esbarra nesse
problema da aplicabilidade. O conceito nutrido por justo por esses três homens
é diferente do justo Jó!
Na verdade, justo, somente há um justo: o
Justo, sim, ele mesmo Jesus Cristo, o justo; os demais homens jamais serão
justos por si mesmos por causa do pecado em suas vidas.
É por isso que Jó clama e necessita de um
Salvador, de um remidor, como todos nós na vida precisamos de Jesus Cristo que
foi, é e se tornou a nossa justiça.
Deus, em Cristo, não nos tornou justos,
pois isso seria injusto e ele entraria em contradição e teria de negar o seu
próprio nome e passaria a necessitar de um Deus para o redimir. Ele não nos
tornou justos, mas ele se tornou a nossa justiça.
Os pecados e as minhas merecidas punições
deveriam ser pagas para eu poder obter o perdão, mas eu não podia pagá-las, nem
com o sangue de todos os animais deste planeta poderia eu me lavar.
Por isso que Cristo Jesus morreu pelos meus
pecados e pagou a dívida que estava sobre mim. Jó parecia entender isso no
tempo e no espaço, pois que em sua época Cristo nem tinha nascido entre os
homens.
Já Bildade e os outros seus amigos que
discursavam não entendiam isso e usavam a palavra “justo” como se alguém
pudesse ser de fato justo diante de Deus.
Jó 8:1 Então respondendo Bildade o
suíta, disse:
Jó
8:2 Até quando falarás tais coisas,
e
as palavras da tua boca serão como um vento impetuoso?
Jó
8:3 Porventura perverteria Deus o direito?
E
perverteria o Todo-Poderoso a justiça?
Jó
8:4 Se teus filhos pecaram contra ele,
também
ele os lançou na mão da sua transgressão.
Jó
8:5 Mas, se tu de madrugada buscares a Deus,
e
ao Todo-Poderoso pedires misericórdia;
Jó
8:6 Se fores puro e reto, certamente logo despertará por ti,
e
restaurará a morada da tua justiça.
Jó
8:7 O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno,
porém
o teu último estado crescerá em extremo.
Jó
8:8 Pois, eu te peço, pergunta agora às gerações passadas;
e
prepara-te para a inquirição de seus pais.
Jó
8:9 Porque nós somos de ontem, e nada sabemos;
porquanto
nossos dias sobre a terra são como a sombra.
Jó
8:10 Porventura não te ensinarão eles, e não te falarão,
e
do seu coração não tirarão palavras?
Jó
8:11 Porventura cresce o junco sem lodo?
Ou
cresce a espadana sem água?
Jó
8:12 Estando ainda no seu verdor, ainda que não cortada,
todavia
antes de qualquer outra erva se seca.
Jó
8:13 Assim são as veredas de todos quantos se esquecem de Deus;
e
a esperança do hipócrita perecerá.
Jó
8:14 Cuja esperança fica frustrada;
e
a sua confiança será como a teia de aranha.
Jó
8:15 Encostar-se-á à sua casa, mas ela não subsistirá;
apegar-se-á
a ela, mas não ficará em pé.
Jó
8:16 Ele é viçoso perante o sol,
e
os seus renovos saem sobre o seu jardim;
Jó
8:17 As suas raízes se entrelaçam, junto à fonte;
para
o pedregal atenta.
Jó
8:18 Se Deus o consumir do seu lugar, negá-lo-á este, dizendo:
Nunca
te vi!
Jó
8:19 Eis que este é a alegria do seu caminho,
e
outros brotarão do pó.
Jó
8:20 Eis que Deus não rejeitará ao reto;
nem
toma pela mão aos malfeitores;
Jó
8:21 Até que de riso te encha a boca, e os teus lábios de júbilo.
Jó
8:22 Os que te odeiam se vestirão de confusão,
e
a tenda dos ímpios não existirá mais.
Jó ouve e se prepara para responder a
Bildade que fora tão cruel e mesmo perverso contra ele quando Jó estava carente
de amor e compaixão.
A intelectualidade, às vezes, pode nos
deixar insensíveis com o nosso próximo, por isso que o amor é o maior dos dons
e Paulo compreendeu e ensinou isso muito bem em I Coríntios 13:2, pois ainda
que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a
ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os
montes, e não tivesse amor, nada seria.
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.