INSCREVA-SE!

domingo, 14 de abril de 2013

Salmo 87: 1-7 - JERUSALÉM, AMADA DE DEUS

Salmo feito pelos filhos de Corá que enaltece a cidade de Sião. Ela foi escolhida por Deus Pai para ser a cidade do grande Rei que ali também foi crucificado por amor de nós. As outras nações do mundo por conta disso sentem inveja e caçoam de Jerusalém ou mesmo muitos querem exterminá-la para porem fim a história dos judeus.
Quem é que pode exterminar aquilo que o Senhor quer preservar? Vejamos a história dos povos que todos que quiseram arruiná-la sofreram grande destruição e algumas até já sumiram de nossos mapas restando apenas a lembrança por causa dos registros bíblicos.
O último e mais cruel homem e nação que se levantou contra os judeus foi Hitler que conseguiu causar grande estrago e exterminar milhares e milhões de pessoas de descendência dos judeus. Essa nação teve a sua glória, mas foi destruída, o povo judeu, pelo contrário, continua firme, forte e crescendo cada vez mais.
Deus tem levantado tantos homens ilustres e poderosos nesta face da terra de origem judia que isso já deveria ser um sinal para o incrédulo da predileção de Sião por parte de Deus. Satanás até hoje e até o final de sua existência procurará apagar Israel e os judeus da face da terra por causa de Deus, mas JAMAIS prosperará.
O levante moderno de homens e mulheres em todo o mundo, exceto nos países muçulmanos, a favor de práticas sexuais que o Senhor reprova com veemência esbarra justamente no Deus que ama Sião, que preserva Jerusalém, que escolheu um povo, os judeus, que criou a igreja e que breve voltará para ser sobre todos Senhor.
Não há como crescerem e ficarem tranquilos com suas práticas por causa de Deus; o que farão então? De todos os modos acabarão tendo de ir de encontro ao Senhor. E a história, o que nos ensina? Então você que é crente em todo o mundo, aproveite o momento para orar ainda mais, pois Deus está no controle de tudo e de todos.
Calvino explica e contextualiza o cenário em que o salmo foi redigido e dá outros esclarecimentos. O texto é longo para sua própria introdução, mas interessante.
É evidente, a partir de uma observação atenta, que, enquanto os filhos deste mundo estão em prosperidade, parecem estar bem satisfeitos com essa condição e, assim, eles se exaltam com força, enquanto olham para a Igreja com orgulhoso desprezo; e mesmo depois de terem sofrido calamidades, eles não parecem tão afligidos por elas e assim não renunciam à presunção tola pela qual eles estão intoxicados. Também, desprezam tajentemente toda religião e adoração de Deus, porque, contentando-se com os prazeres, as riquezas e o esplendor dessas coisas, acham-se felizes sem ele (Deus). Assim, muitas vezes, o Senhor os aborrece com todo o tipo de coisas, a fim de infligir-lhes punição por sua ingratidão, até que a época dos ajustes chegará. Às vezes, Deus deixa sua Igreja com aflições diversas e penosas, ou, pelo menos, a mantém em condições humildes e desprezadas, para que ela pareça ser miserável, ou ela é pelo menos exposta ao desprezo de outros.
]Para que os fiéis não sejam enganados com essa aparência sombria das coisas, é importante chamar a atenção para um assunto diferente, para que possam ser persuadidos da verdade do que é dito no Salmo 33:12: - "Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor, e as pessoas que ele escolheu para a sua própria herança". (Salmo 33:12)
O que nos ensina este salmo pode resumir-se nisso, de que a Igreja de Deus vencerá todos os reinos e as políticas do mundo, na medida em que ela for vigiada e protegida por Ele em todos os seus interesses e colocada sob o seu governo. Ela vencerá, em primeiro lugar, em meio às violentas agitações e terríveis tempestades com as quais o mundo inteiro é muitas vezes abalado, pois ela pode continuar segura; e, em segundo lugar, e principalmente, porque que está maravilhosamente preservada pela proteção do mesmo Deus, ela pode, por fim, após o trabalho e a luta de uma guerra prolongada, ser coroada com os louros triunfantes de sua alta vocação.
É, na verdade, um benefício singular de Deus e, ao mesmo tempo, um sinal milagroso, que, em meio às grandes e diversas revoluções dos reinos deste mundo, ele a sustenta continuamente de tempos e tempos e a preserva da destruição; de modo que em todo o mundo não há nada duradoura, exceto a Igreja. No entanto, muitas vezes acontece que, enquanto os ímpios abundam em riquezas e sobre eles se derramam bens mundanos e autoridade, a Igreja aflita é lançada em meio a muitos perigos, ou melhor, está tão sobrecarregada com inundações impetuosas que parece ser inteiramente naufragada. A sua felicidade parece ser considerada como consistindo principalmente nisso, que ele reservou para ela um estado eterno no céu.
Uma atenção ao tempo em que este salmo foi composto contribuirá, em menor grau, para uma compreensão clara de seus conteúdos. Embora o povo tivesse retornado do seu cativeiro na Babilônia; embora a Igreja de Deus tenha sido novamente reunida e unida em um só corpo após uma longa dispersão; embora o templo tenha sido reconstruído, o altar montado e o serviço de Deus restaurado; ainda, como de uma vasta multidão de pessoas, havia apenas uma pequena porção, o que tornava a condição da Igreja muito fraca e desprezada, - como o número deixado diminuiu diariamente por seus inimigos - e como o templo era muito inferior em magnificência ao que era originalmente; - tudo isso sendo considerado, os fiéis não tinham nenhum motivo para terem esperanças favoráveis ​​quanto ao futuro.
Certamente parecia impossível que eles mais uma vez fossem restaurados para o estado anterior do qual eles haviam caído. Havia, portanto, razão para entenderem que as mentes dos piedosos, tanto da lembrança da queda que já tinham experimentado, quanto do peso das misérias atuais com as quais estavam oprimidas, desfaleceriam e, finalmente, afundariam em desespero. Para que não se sucumbissem sob tão pesadas adversidades, o Senhor não só prometeu neste salmo que recuperaria o que perderam, como também os encorajou na esperança de uma incomparável glória com a qual a Igreja ainda deveria ser investida, de acordo com aquilo profecia de Haggai,
"A glória desta última casa será maior que a primeira". (Ageu 2: 9).
Por último, aprendemos a usar este salmo para nossas próprias circunstâncias, e o estudamos para aprender lições. A consolação contida deveria ter tido tal influência sobre os piedosos daquela época, de modo a torná-los não só a se erguer no meio de suas adversidades, mas também a levantá-los do túmulo e levá-los ao céu . Nos dias de hoje, quando sabemos que tudo o que foi predito pelo Espírito foi cumprido, somos mais do que ingratos se a experiência dos pais, acrescentada às palavras do Espírito, não confirma mais poderosamente a nossa fé.
É impossível expressar em linguagem adequada ao sujeito a glória com que Cristo embelezou sua Igreja pelo seu advento. Então, a verdadeira religião que antes tinha sido encerrada nos limites estreitos da Judéia foi espalhada pelo mundo inteiro. Então Deus, conhecido apenas por uma família, começou a ser chamado nas diferentes línguas de todas as nações. Então, o mundo, que foi miseravelmente alugado por inúmeras seitas de superstição e erro, foi reunido em uma santa unidade de fé. Então todos os homens, vivendo um com o outro, se associaram em empresas à sociedade dos judeus, que antes tinham abominado. Então os reis da terra e seu povo se renderam voluntariamente ao jugo de Cristo; lobos e leões foram convertidos em cordeiros; os dons do Espírito Santo foram derramados sobre os fiéis, presentes que superaram a glória, todas as riquezas e grandezas e os ornamentos preciosos do mundo. O corpo da Igreja também foi reunido fora de países distantes uns dos outros, e foi aumentado e preservado de uma maneira maravilhosa. O evangelho foi espalhado por um período de tempo incrivelmente curto, e igualmente extraordinário foi a rica colheita de frutos com a qual a pregação foi bem sucedida. Embora, portanto, o renome da Igreja nunca tenha sido celebrado por esta profecia, mas a condição boa e inigualável dessa idade, que pode ser chamada de Idade de Ouro, demonstra claramente que ela era verdadeiramente o reino celestial de Deus. No entanto, era necessário, mesmo naquele período, que os fiéis formassem sua estimativa de sua excelência por algo mais elevado do que o sentido ou razão carnal. No momento em que ela floresceu mais, não era ouro e pedras preciosas, o que lhe conferia o esplendor que a fazia brilhar, mas o sangue dos mártires. Rica, ela estava nas graças do Espírito, e ainda pobre e destituída de bens terrenos. Bela e gloriosa em santidade diante de Deus e dos anjos, ela era, no entanto, desprezível aos olhos do mundo. Sem que ela tivesse muitos inimigos declarados, que se exercitavam em direção a sua perseguição feroz e cruel, ou por atos indiretos praticados contra ela, o pior que poderia sugerir; enquanto estavam dentro eram alarmes e traição. Em suma, sua dignidade, venerável, mas ainda espiritual, ainda estava escondida sob a cruz de Cristo. O consolo, portanto, contido neste salmo foi muito sazonável, mesmo naquela época, para encorajar os fiéis a esperar um estado mais perfeito da Igreja, mas o caso está de outra forma conosco. Já aconteceu há muito tempo, através do padrão de nossos pais, que a beleza de renome da Igreja está contaminada e desfigurada sob os pés dos ímpios. E no dia de hoje, dominado pela carga de nossos pecados, ela geme sob uma miserável desolação, sob as reprovadoras derrotas do diabo e do mundo, sob a crueldade dos tiranos e sob as perversas calúnias dos inimigos; para que os filhos deste mundo, que desejam viver à vontade, não desejam nada menos do que ser considerados entre o povo de Deus. De onde podemos perceber com maior clareza quanto disso pode ser derivado desse salmo; e, ao mesmo tempo, como é necessário meditar continuamente sobre isso. O título não se refere tanto aos autores do salmo quanto aos principais músicos a quem se comprometeu a ser cantado. No entanto, é possível que algum levita da família de Korah o compôs.
Sl 87:1 Fundada por ele
sobre os montes santos,
Sl 87:2 o SENHOR
ama as portas de Sião
mais do que as habitações todas de Jacó.
Sl 87:3 Gloriosas coisas
se têm dito de ti,
ó cidade de Deus!
Sl 87:4 Dentre os que me conhecem,
farei menção de Raabe
e da Babilônia;
eis aí Filístia
e Tiro com Etiópia;
lá, nasceram.
Sl 87:5 E com respeito a Sião se dirá:
Este e aquele nasceram nela;
e o próprio Altíssimo a estabelecerá.
Sl 87:6 O SENHOR,
ao registrar os povos, dirá:
Este nasceu lá.
Sl 87:7 Todos os cantores,
saltando de júbilo, entoarão:
Todas as minhas fontes são em ti.

Eu ainda sonho em ir visitar os montes de Sião e andar por onde andou aquele que adoro todos os dias e que me escolheu para dele ser seu arauto em todo o mundo. Maranata! Volta logo Senhor.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
http://www.jamaisdesista.com.br

...



0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.