Para nos situarmos na leitura e não
perdemos nosso foco, estamos estudando o livro de Ezequiel composto de 48
capítulos. Ainda, estamos na parte II, no capítulo 28, o último dessa parte II.
Ressaltamos que entre os oráculos de
advertência sobre a destruição de Jerusalém (caps. 1-24) e as profecias de
esperança e restauração (caps. 33-48), Ezequiel, o profeta, o filho do homem,
incluiu uma seção de oráculos contra outras nações.
II. PROFECIAS CONTRA AS NAÇÕES
(25.1-32.32).
A. Amom (25.1-7) – já vista; B. Moabe (25.8-11) – já vista; C. Edom (25.12-14) – já vista; D. Filístia (25.15-17) – já vista; E. Fenícia (26.1-28.26) – concluiremos agora; F. Egito
(29.1-32.32).
E. Fenícia (26.1-28.26) - continuação.
Como já dissemos, até o capítulo 28, estamos
vendo as palavras proféticas contra a Fenícia, vizinhos de Israel,
principalmente Tiro (26.1-28.19).
Os capítulos foram divididos em cinco
subseções, cada uma introduzida pela frase "veio a mim a palavra do SENHOR": 1. Profecia de julgamento
contra Tiro (26.1-21) – já vimos; 2.
Lamento por Tiro (27.1-36) – já vimos;
3. Profecia de julgamento contra o rei de Tiro (28.1-10) – veremos agora; 4. Lamento pelo rei de Tiro (28.11-19) – veremos agora; e, 5. Profecia de
julgamento contra Sidom (28.20-26) –
veremos agora também.
3. Profecia de julgamento contra o rei de Tiro (28.1-10).
Neste capítulo veremos um lamento do
profeta por Tiro.
Até o verso 10, veremos o oráculo de
julgamento contra o rei de Tiro. Ezequiel prosseguiu com seus anúncios de
julgamento sobre Tiro, mas dessa vez ele voltou a sua atenção para o seu rei.
A palavra do Senhor veio novamente ao seu
profeta para ele se dirigir, especificamente, agora contra o rei de Tiro que
tinha se elevado e muito o seu coração afirmando, inclusive, ser deus e que na
cadeira dos deuses se assentava, no meio dos mares, ou no coração dos mares.
Na mitologia de grande parte do antigo
Oriente Próximo (ver BEG), as profundezas da água ou o oceano primitivo
simbolizavam a morte e o caos.
Em vários relatos da criação descobertos
por arqueólogos, um deus ou deuses matam um dragão ou monstro do mar chamado
"o Mar" como parte da criação, subjugando, assim, a ameaça de caos à
ordem criada.
Os deuses, então, governam sobre o mar. Na
Bíblia, o mar não representa qualquer ameaça para Deus; Deus o controla com
facilidade.
Na descrição de Ezequiel, o rei de Tiro, em
razão da imensa riqueza, bravura e segurança da ilha, considerava-se como um
deus reinando sobre o mar (cf SI 29.10; Ap 17.1,15). Mas o mar (como um símbolo
da morte) o engoliria (26.19-20; 28.8).
Apesar de assim crer e se chamar de deus,
assentando-se em seu trono, no coração dos mares – vs. 2 –, ele não passava de
um homem e não de um deus.
Dos versos de 3 ao 10, o senhor descreve um
pouco mais dele e nos surpreende com alguns fatos:
·Era
mais sábio do que Daniel.
·Nenhum
segredo poderia se ocultar dele.
·Tinha
muita sabedoria e entendimento e com isso alcançou facilmente riquezas, prata e
muito ouro.
·Habilidoso
e muito sábio no comércio.
Por conta disso tudo, o rei de Tiro deixou
seu coração elevá-lo, exaltá-lo, a ponto de ser considerado como se fosse de um
deus. Em resposta, Deus, o verdadeiro Senhor iria trazer sobre ele alguns
juízos bem terríveis.
·Os
estrangeiros, os mais terríveis deles, o atacariam.
·Eles
usariam as suas espadas contra a formosura da sua sabedoria e manchariam o seu
resplendor.
·Eles
o fariam descer à cova, sendo morto de forma transpassada.
·Sua
morte se daria no meio dos mares, onde julgava se assentar como deus.
Depois de morto, poderia ainda dizer que
era deus? Pergunta retórica. Não, ele não poderia afirmar mais isso. Nas mãos
de estrangeiros ele seria morto, afirmou em sua palavra o Senhor Deus, único e
verdadeiro Deus e Senhor.
4. Lamento pelo rei de Tiro (28.11-19).
Dos versos de 11 ao 19, veremos um lamento
pelo rei de Tiro. O julgamento predito para o rei de Tiro levou ao lamento por
ele.
A lamentação sobre o rei de Tiro é também
muito curiosa e cheia de mistério, como foi o fato de ele ser considerado mais
sábio do que Daniel – vs. 3.
Vejamos algumas de suas características
peculiares e especiais:
·Ele
era o selo da perfeição.
·Era
cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
·Esteve
no Éden, jardim de Deus.
·Ele
se cobria de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita,
o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. (São dez pedras
preciosas, quase todas elas da mesma que é citada em Apocalipse 21:19 e 20 que
narram os fundamentos do muro da cidade adornados de 12 pedras preciosas:
üO
primeiro fundamento era de jaspe;
üo
segundo, de safira;
üo
terceiro, de calcedônia;
üo
quarto, de esmeralda;
üo
quinto, de sardônica;
üo
sexto, de sárdio;
üo
sétimo, de crisólito;
üo
oitavo, de berilo;
üo
nono, de topázio;
üo
décimo, de crisópraso;
üo
undécimo, de jacinto;
üo
duodécimo, de ametista.
·Nele
se faziam os seus tambores e os seus pífaros e no dia em que ele foi criado,
foram preparados.
·Foi
ele colocado com o querubim da guarda e esteve sobre o monte santo de Deus.
·Andou
no meio das pedras afogueadas.
·Ele
era perfeito em seus caminhos, desde o dia em que foi criado, até que nele se
achou iniquidade.
·Pela
abundancia de seu comércio, teve o coração cheio de violência, e pecou, pelo
que foi lançado, profanado, fora do monte de Deus.
·Foi
expulso pelo querubim da guarda do meio das pedras afogueadas.
·Elevou-se
o seu coração por causa da sua formosura.
·Corrompeu-se
a sua sabedoria por causa do seu resplendor.
·Por
terra foi lançado e diante dos reis foi exposto para que fosse contemplado.
·Pela
multidão das suas iniquidades, na injustiça do seu comércio, profanou os seus santuários.
·Deus
fez sair do meio dele um fogo que o consumiu e se tornou em cinza sobre a
terra, à vista de todos os que o contemplavam.
·Todos
os que o conheciam entre os povos estavam espantados dele porque chegou a um
fim horrível.
·Por
fim, não mais existirá.
Na verdade, o rei de Tiro era Etbaal. A BEG
nos diz que Ezequiel descreveu o favor de Deus para com Etbaal, descrevendo-o
como um ser primitivo, uma figura como Adão, a coroa e epítome da criação,
vivendo num jardim paradisíaco feito por Deus. O rei glorioso permaneceu nesse
lugar até que a iniquidade foi encontrada nele (v. 15). Alguns intérpretes
avaliam Ezequiel descrevendo o rei de Tiro como se fosse Satanás, um ser
glorioso que caiu da graça (1Tm 3.6).
Ezequiel conjugou duas imagens com respeito
ao lugar de habitação de Deus: um jardim (Gn 2-3) e uma montanha (Êx 19.23; Dt
33.2; SI 43.3; 48.1; 87.1; 99.9; Is 27.13; 56.7; 57.13; 66.20; Ez 20.40; Ap
21.10).
O templo integrou esses temas: estava
localizado no monte Sião e decorado com motivos florais de um jardim (1 Rs
6.29,32,35; 7.18,20,22,36,42; 2Cr 3.5; Ez 40.16,22,26,31,34,37, 41.18-20,25-27).
O que dizer dessa descrição e o apontamento
dessas características não peculiares a homem algum dessa terra, nem mesmo comparável
a Adão que foi o primeiro homem?
5. Profecia de julgamento contra Sidom (28.20-26).
Aqui, novamente veio ao profeta a palavra
do Senhor que dos versos 20 ao 26 fala do oráculo de julgamento contra Sidom.
Sidom era comumente mencionada ao lado de Tiro, seu parceiro comercial,
localizado 40 km ao sul, na costa Mediterrânea.
O Senhor manda dizer que era contra Sidom e
que no meio dela seria glorificado e somente assim saberiam que ele é o Senhor
ou seja, somente quando nela o Senhor executar os seus juízos e nela se
santificar.
Peste e sangue seriam enviados contra ela e
também a espada por todos os lados e novamente lhe é dito que dessa forma haveriam
de saber que o Senhor é Deus.
Quando isso acontecesse à casa de Israel,
nunca mais teria espinho que a ferisse, nem abrolho que lhe causasse dores
entre os que se achavam ao seu redor e que a desprezavam e novamente assim,
saberiam que o Senhor é Deus.
Deus levaria o seu povo de volta para a sua
terra. Israel floresceria, uma vez que as nações que haviam sido suas
adversárias estariam eliminadas.
Ez 28:1 De novo veio a mim a palavra do
Senhor, dizendo:
Ez 28:2 Filho
do homem, dize ao príncipe de Tiro:
Assim
diz o Senhor Deus:
Visto
como se elevou o teu coração, e disseste:
Eu sou um
deus,
na
cadeira dos deuses me assento,
no
meio dos mares;
todavia tu és
homem, e não deus,
embora
consideres o teu coração como se fora
o
coração de um deus.
Ez 28:3 com
efeito és mais sábio que Daniel;
não
há segredo algum que se possa esconder de ti.
Ez 28:4 Pela
tua sabedoria e pelo teu entendimento
alcançaste
para ti riquezas,
e
adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.
Ez 28:5 Pela
tua grande sabedoria no comércio
aumentaste
as tuas riquezas,
e por causa
das tuas riquezas eleva-se o teu coração;
Ez 28:6 portanto, assim diz o Senhor Deus:
Pois que
consideras o teu coração como se fora o coração de um deus,
Ez
28:7 por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros,
os
mais terríveis dentre as nações,
os quais
desembainharão as suas espadas contra a formosura
da
tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor.
Ez 28:8 Eles
te farão descer à cova;
e
morrerás da morte dos traspassados, no meio dos mares.
Ez 28:9 Acaso
dirás ainda diante daquele que te matar:
Eu
sou um deus?
mas
tu és um homem, e não um deus,
na
mão do que te traspassa.
Ez 28:10 Da
morte dos incircuncisos morrerás,
por
mão de estrangeiros; pois eu o falei, diz o Senhor Deus.
Ez 28:11 Veio mais a mim a palavra do
Senhor, dizendo:
Ez 28:12
Filho do homem, levanta uma lamentação
sobre
o rei de Tiro, e dize-te:
Assim diz o
Senhor Deus:
Tu
eras o selo da perfeição,
cheio
de sabedoria e perfeito em formosura.
Ez 28:13
Estiveste no Éden, jardim de Deus;
cobrias-te
de toda pedra preciosa:
a
cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita,
o
berilo, o jaspe, a safira, a granada,
a
esmeralda e o ouro.
Em ti se
faziam os teus tambores e os teus pífaros;
no
dia em que foste criado foram preparados.
Ez 28:14 Eu
te coloquei com o querubim da guarda;
estiveste
sobre o monte santo de Deus;
andaste
no meio das pedras afogueadas.
Ez
28:15 Perfeito eras nos teus caminhos,
desde
o dia em que foste criado,
até
que em ti se achou iniqüidade.
Ez
28:16 Pela abundância do teu comércio
o
teu coração se encheu de violência, e pecaste;
pelo
que te lancei, profanado,
fora
do monte de Deus,
e
o querubim da guarda te expulsou
do
meio das pedras afogueadas.
Ez
28:17 Elevou-se o teu coração por causa
da
tua formosura, corrompeste a tua sabedoria
por
causa do teu resplendor;
por
terra te lancei;
diante
dos reis te pus, para que te contemplem.
Ez 28:18 Pela
multidão das tuas iniqüidades,
na
injustiça do teu comércio,
profanaste
os teus santuários;
eu, pois, fiz
sair do meio de ti um fogo,
que
te consumiu a ti,
e
te tornei em cinza sobre a terra,
à
vista de todos os que te contemplavam.
Ez
28:19 Todos os que te conhecem entre os povos
estão
espantados de ti;
chegaste
a um fim horrível, e não mais existirás,
por
todo o sempre.
Ez 28:20 Novamente veio a mim a palavra
do Senhor, dizendo:
Ez 28:21
Filho do homem, dirige o teu rosto para Sidom,
e
profetiza contra ela, Ez 28:22 e dize:
Assim
diz o Senhor Deus:
Eis-me contra
ti, ó Sidom, e serei glorificado no meio de ti;
e
saberão que eu sou o Senhor,
quando
nela executar juizos e nela me santificar.
Ez 28:23 Pois
lhe enviarei peste e sangue nas suas ruas;
e
os traspassados cairão no meio dela,
estando
a espada contra ela por todos os lados;
e
saberão que eu sou o Senhor.
Ez 28:24 E a
casa de Israel nunca mais terá espinho que a fira,
nem
abrolho que lhe cause dor,
entre
os que se acham ao redor deles
e
que os desprezam;
e saberão que
eu sou o Senhor Deus.
Ez 28:25 Assim diz o Senhor Deus:
Quando eu
congregar a casa de Israel dentre os povos
entre
os quais estão espalhados,
e eu me
santificar entre eles, à vista das nações,
então
habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacó.
Ez 28:26 E
habitarão nela seguros; sim,
edificarão
casas, e plantarão vinhas,
e
habitarão seguros,
quando eu
executar juízos contra todos
os
que estão ao seu redor
e
que os desprezam;
e saberão que
eu sou o Senhor seu Deus.
Os profetas muitas vezes descreviam a
futura bênção de Deus para Israel em termos de prosperidade agrícola (36.29-30;
1 Rs 4.25; 2Rs 18.31; Is 36.16; 65.21-22; Jr 32.15; JI 3.18; Am 9.13-15; Mq 4.4;
Zc 3.10), como é o caso aqui:
·Edificarão
casas.
·Plantarão
vinhas.
·Habitarão
seguros.
No entanto, somente quando o Senhor executasse
o seu juízo contra todos os que a rodeavam e que a desprezavam e, novamente,
pela quarta vez, somente neste trecho de 20 a 26, é que saberão que o Senhor é
Deus.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.