terça-feira, 21 de julho de 2015
terça-feira, julho 21, 2015
Jamais Desista
Dia 16/40 - JUNTOS, EXALTEMOS O SEU NOME.
Nossa reflexão de hoje sobre a unidade,
sobre o estar juntos nos levará ao Salmo 34 – “... JUNTOS EXALTEMOS O SEU NOME.”,
vs. 3.
Leiamos
este belo salmo – versão segmentada.
Sl 34:1 Bendirei o SENHOR
em todo o tempo,
o seu louvor
estará sempre nos meus lábios.
Sl 34:2 Gloriar-se-á no SENHOR
a minha alma;
os humildes o
ouvirão e se alegrarão.
Sl 34:3 Engrandecei o SENHOR comigo,
e todos, à uma, lhe exaltemos o nome.
Sl 34:4 Busquei o SENHOR,
e ele me acolheu;
livrou-me de
todos os meus temores.
Sl 34:5 Contemplai-o
e sereis iluminados,
e o vosso
rosto jamais sofrerá vexame.
Sl 34:6 Clamou este aflito,
e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas
as suas tribulações.
Sl 34:7 O
anjo do SENHOR acampa-se
ao redor dos
que o temem e os livra.
Sl 34:8 Oh!
Provai e vede que o SENHOR é bom;
bem-aventurado
o homem que nele se refugia.
Sl 34:9 Temei o SENHOR,
vós os seus santos,
pois nada
falta aos que o temem.
Sl 34:10 Os leõezinhos sofrem
necessidade e passam fome,
porém aos que
buscam o SENHOR bem nenhum lhes faltará.
Sl 34:11 Vinde, filhos, e escutai-me;
eu vos
ensinarei o temor do SENHOR.
Sl 34:12 Quem
é o homem que ama a vida
e quer
longevidade para ver o bem?
Sl 34:13 Refreia a língua do mal
e os lábios
de falarem dolosamente.
Sl 34:14 Aparta-te do mal
e pratica o
que é bom;
procura a paz
e empenha-te
por alcançá-la.
Sl 34:15 Os olhos do SENHOR
repousam sobre os justos,
e os seus ouvidos
estão abertos ao seu clamor.
Sl 34:16 O rosto do SENHOR
está contra os que praticam o mal,
para lhes
extirpar da terra a memória.
Sl 34:17 Clamam os justos,
e o SENHOR os escuta
e os livra de todas as suas tribulações.
Sl 34:18 Perto está o SENHOR
dos que têm o coração quebrantado
e salva os de espírito oprimido.
Sl 34:19
Muitas são as aflições do justo,
mas o SENHOR
de todas o livra.
Sl 34:20 Preserva-lhe todos os ossos,
nem um deles
sequer será quebrado.
Sl 34:21 O infortúnio
matará o ímpio,
e os que
odeiam o justo
serão
condenados.
Sl 34:22 O SENHOR resgata a alma dos seus servos,
e dos que nele confiam
nenhum será
condenado.
O Senhor é bom! Vejam o verso 8 - Provai e
vede que o Senhor é bom! É disto que fala este belo salmo de Davi. Você tem
tido a experiência de saber que Deus é bom demais da conta para todos os que
vivem sobre a terra? Da sua graça e misericórdia e longanimidade temos vivido e
ainda viveremos até o dia em que ele tem determinado para isso.
Antes
de entrarmos especificamente no teor deste salmos maravilhoso, escrito por
volta de 1012 antes de Cristo, vamos contextualizá-lo para entendermos como e
porque foi ele escrito.
Iremos
ver na palavra de Deus que se encontra em I Samuel 21: 10 a 15 que Davi
carregava em seu peito a dor de ter sido responsável pela morte daqueles
sacerdotes pelas mãos de Doegue, por ordem explícita de Saul.
Davi
foi certamente visitado pelo Senhor, por isso exulta, conclama, exorta. Nos 3
primeiros versículos ele prepara o ouvinte/leitor para citar os vs. 4 a 7.
Percebe-se que ele está alegre, feliz, contente e cheio do Espírito Santo. Ele
está aqui adorando ao Senhor: bendizendo, gloriando-se, engrandecendo e
exaltando o Senhor.
O seu
apelo é forte: vamos juntos celebrar ao Senhor! Sim, juntos, uma grande
comunidade buscando e servindo a Deus.
Aqui
está a essência do Salmo 34. Para mim é a chave, o ponto central e nevrálgico
deste lindo salmo inspirado pelo Espírito Santo. O seu verso 8 resume todos os
versículos que o antecederam e ainda os versos 9 e 10. por isso há dois fortes
verbos no imperativo: PROVAI! e VEDE! A certeza do salmista, de
Davi, é esta: DEUS É BOM! Como eu sei que Deus é bom?
Já finalizando o salmo, dos versos de 15 a
22, o salmista nos faz lembrar do cuidado que o Senhor tem conosco em todos os
detalhes. Fala de seus olhos, de seu rosto, de seus ouvidos, de sua
proximidade, de seu livramento, cuidado e resgate. É todo o ser de Deus
envolvido conosco nos dando garantias de cuidado, dedicação e atenção.
Será que restam dúvidas em teu coração da
bondade do Senhor? Provai! Este é o desafio que ele nos faz: vamos prová-lo e
não somente aprová-lo, mas comprovar, ver (PROVAR e VER) que o Senhor é bom. Há
uma profecia aqui neste salmos que se aplicou a Cristo e se encontra no vs. 20.
“Dela nada deixarão até à manhã, e dela
não quebrarão osso algum; segundo todo o estatuto da páscoa a celebrarão.” e
“Porque isto aconteceu para que se
cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado. “ (Nm
9:12 e Jo 19:36).
Querendo
conhecer mais sobre este salmo? Eu já preguei sobre ele e publiquei a pregação
em meu SCRIBD: http%3A%2F%2Fpt.scribd.com%2Fdoc%2F29446715%2FEsboco-Pregacao-Provai-e-Vede-que-o-Senhor-e-Bom-05-04-2010
Calvino
comenta a respeito deste salmo – veja abaixo apenas a sua introdução (em
inglês):
A Psalm of David, when he changed
his countenance before Abimelech, who banished him from his presence, and he
departed from him.
David gives thanks to God for a
signal deliverance, and takes occasion from it to celebrate his perpetual grace
towards all the saints, and to exhort them both to trust in him, and to the
study of godliness; affirming, that the only way to pass through life happily,
is to walk holily and harmlessly in the world, in the service and fear of God.
It is obvious from the title what particular instance of God's favor he here
celebrates. When he was driven to King Achish, as recorded in 1 Samuel 27:2,
[683] whom, with the exception of Saul, he accounted the deadliest of all his
enemies, it was not probable that he would ever be able to make his escape from
him. The only means, therefore, he had of saving his life was to feign himself
mad by frothing at the mouth, looking fiercely, and disfiguring his
countenance. Nor is this to be wondered at; for Achish, being disappointed of
the confident hope of victory which he had, and attributing to David alone both
the loss which he had sustained and the dishonor which he had received, burned
with implacable hatred against him. In allowing him to escape, therefore,
contrary to his own expectation, and the expectation of all other men, David
acknowledges that there had been exhibited a memorable instance of God's favor
towards him, which may be serviceable for the general instruction of the whole
Church. Instead of Achish, [684] Abimelech is here employed; and it is probable
that the latter name had been the common designation of the monarchs of the
Philistines, as Pharaoh was the common name of the monarchs of Egypt, and
Caesar that of the Roman Emperors, which was borrowed from the name of Julius
Caesar, who had first seized the imperial power among the Romans. We know that
many ages before David was born, the kings who reigned in Gerar in the time of
Abraham were called Abimelech. It is not, therefore, to be wondered at, that
this name should be handed down from age to age among their posterity, and
become the common name of all the kings of Palestine. The Hebrew word tm, ta?m,
which I have translated countenance, signifies also tasting, understanding,
[685] and therefore might be pertinently interpreted in this manner, that he
appeared foolish and without taste. The verb from which it is derived properly
signifies to taste, and therefore is often transferred to reason,
understanding, and all the senses. Accordingly, David having feigned himself
mad, the term understanding is very appropriate. Now, although he escaped by
this subtle device, he doubts not that he was delivered by the hand of God; nor
does he ascribe the praise of his safety to the pretense of madness, but rather
acknowledges that the cruelty of his enemy had been softened by the secret
influence of God, so that he who formerly burned with rage against him had been
pacified by an artifice. Certainly it was not to be expected that Achish would
have driven away in contempt from him so brave a man, whom he had found a
dangerous enemy to his whole kingdom, and from whom he had suffered such severe
losses. This gives rise to the question, Whether David feigned himself mad
under the guidance of the Holy Spirit? For by his appearing to connect together
these two things, - the pretense of madness and the happy result of this
pretense, it might be inferred that the same Spirit by whom this psalm was
dictated suggested this stratagem [686] to the mind of David, and directed him
in deceiving King Achish. I answer, that although God sometimes delivers his
people, while at the same time they err in choosing the means, or even fall into
sin in adopting them, yet there is nothing inconsistent in this. The
deliverance, therefore, was the work of God, but the intermediate sin, which is
on no account to be excused, ought to be ascribed to David. In this way Jacob
obtained the blessing by the favor and good pleasure of God; and yet the
subtlety of the mother, with which the obtaining of it was mixed up, was, we
know, sinful on her part. It may then sometimes happen that the event shall be
brought to pass by the Spirit of God, and yet the saints whom he may employ as
instruments shall swerve from the path of duty. It would therefore be a
superfluous task to endeavor to exculpate David, who is rather to be blamed,
because, by not committing his life entirely to God, he exposed himself and the
grace of the Spirit, by whom he was governed, to the derision of the ungodly. I
would not positively assert it, but there appears in this deception some token
of infirmity. If it should be said that David here magnifies the grace of God,
because by changing his countenance and his speech he escaped death, I again
reply, that David expressly mentions this circumstance, in order to render the
grace of God still more illustrious, in that his fault was not laid to his
charge.
Um bom dia a todos que caminham
juntos a caminhada cristã!
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.