INSCREVA-SE!

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Dia 4 – A CAMINHADA DA UNIDADE - DESAFIOS

Resultado de imagem para UNIDOS EM CRISTODeixe-me voltar à pergunta de ontem: Judas era de Deus e se desviou ou Judas sempre foi do diabo? Como manter a unidade quando estamos vivendo com filhos do diabo que querem satisfazer os desejos de seu pai? Quando o Senhor fez esta oração (Jo 17), Jesus ainda não tinha sido traído por Judas. Ele conhecia a Judas e, creio, jamais deixou de amá-lo e incentivá-lo. Creio que Jesus não o tratou com desprezo, nem desdem, mas com muito amor. Na hora da traição de Judas, Jesus o chamou de amigo: “E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.” (Mt 26:).

Jesus sabia o que Judas estava para fazer e que as Escrituras iriam se cumprir com a traição por suas mãos. Jesus jamais deixou de amá-lo, mas deixou-o livre para agir. Não creio que o incentivou, nem que o usou, mas deixou-o livre. Agiu com amor, mas este ingrato, filho das trevas, rejeitou o seu amor e amou mais os seus próprios interesses.
Em nossa caminhada da unidade, poderemos ter entre nós Judas e muitos outros filhos do mundo e não filhos da luz. Mateus e Lucas nos falam dos filhos do mundo e dos filhos da luz em parábolas de Jesus uma sobre o joio e o trigo e outra sobre os filhos do mundo serem mais espertos e sagazes que os filhos da luz.
“O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; “ (Mateus 13:38). “E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz. ” (Lucas 16:8).
A diferença entre os filhos que se refere Mateus de Lucas é que em Mateus, no grego, os filhos são do mundo e em Lucas, os filhos são desta presente era escatológica, dos tempos do fim, dos últimos dias. Em Mateus os filhos são do reino, isto é, a idéia do reino abrange o inteiro cosmos, o universo, os céus e a terra e em Lucas, os filhos são da luz mesmo. Ambos são termos sinônimos e o significado é que há dois tipos de pessoas em um mesmo ambiente.

Ambos estão juntos e o desafio é a unidade. Não estamos sendo chamados para separarmos o trigo do joio, mas para vivermos em união, seguindo o exemplo maior que Jesus nos deu de que convivendo com o inimigo, não permitiu que houvesse desunião entre os seus discípulos. na hora certa, os que não são da luz se separarão da luz, mas para seu próprio tormento.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.