INSCREVA-SE!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O NATAL, AS CRIANÇAS, OS PRESENTES E AS FAMÍLIAS.

O NATAL, AS CRIANÇAS, OS PRESENTES E AS FAMÍLIAS.
Natal: nascimento de Cristo!
Nascimento de quem? Isso mesmo: CRISTO!
O que Cristo disse sobre as criancinhas? 
  • Deixai-as vir a mim, não as impeçais por que das tais é o reino de Deus. (Mt 19:14)
  • Se vós não vos converterdes e não vos tornardes como estas crianças, de modo algum poderão entrar no reino dos céus. (Mt 18:3)
Reino de Deus e reino dos céus dá no mesmo. Quantas são as nossas crianças no meio de nós, adultos complicados?
Sabem o que valorizam essas crianças? Um bom presente? Presentes? Sim, com certeza... é muito bom os presentes; mas mais do que tudo isso é a união dos adultos que se tornam crianças e que se vestem de papai Noel e que juntos fazem aquela festa...
Duas coisas estão então presentes na mente dessas crianças: 
  • Presentes
  • Família
O presente é visível e logo, logo perde a graça e o encanto. Não é duradouro. É muito bom, mas se desgasta com o tempo e precisa de outro para ocupar o seu lugar. Este tipo de presente qualquer um pode dar. É tão fácil que é comprado!
A família é algo que ele nem percebe, mas que cria no seu interior, íntimo, nas suas entranhas e no seu ser uma vontade de viver, de acreditar que vale a pena, que um precisa do outro, que podemos juntos construir. Isso é algo que essas crianças terão para sempre e levarão para os seus filhos e filhas. Este tipo de presente não é para qualquer um, não pode ser comprado.
Família: ideia de Deus!
Viemos todos de um único casal: Adão e Eva. Desses dois veio toda a humanidade, inclusive a semente messiânica que levou 77 gerações para produzir o Cristo, Messias de Deus, enviado para nos salvar de nossos pecados. De adão e Eva nasceram filhos e filhas e do filhos e das filhas hoje somamos mais de sete bilhões de pessoas.
Somos pessoas que temos as nossas lutas, dificuldades, mas também que prosperaram e estão prosperando e ainda vão prosperar. Há também os que passaram por maior aflição que os demais, mas somente Deus sabe como administrar tudo isso. Como cristão, creio que este é apenas o primeiro tempo do jogo da vida eterna...
Por que eu sou cabeça, não preciso do pé? Por que sou braço, não preciso do dedão do pé? Porque sou...  Engana-se quem pensa que pode viver sozinho e não precisa do outro. (I Co 12:12-27).
Dinheiro, riquezas, fama, casa bonita, espaçosa, prosperidade material não é tudo na vida e ter isso é dom de Deus que você terá de administrar ainda mais com responsabilidades. Se administrar mal, o Criador te pedirá contas. Então às vezes é melhor nem ter muito.
Capacidade de amar e se doar para as crianças, principalmente, é que é o difícil...
Os adultos devem pensar, em primeiro lugar, nas suas crianças por que delas é o reino dos céus. Depois das crianças, cada um poderá cuidar das suas idiossincrasias.
Jesus ama as crianças e nós devemos amá-las também...
A minha regra de fé diz que em primeiro lugar está Deus, em segundo minha família e em terceiro a igreja!
Família: ideia de Deus! - O mundo com tudo o que nele há – a criação de Deus que envolve a concepção, o planejamento, a orquestração e a realização de todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades - foi criado nele – em Jesus Cristo, a Segunda pessoa da Trindade -, por ele e para ele de forma proposital – com propósitos - em função da família a qual Deus quis colocar a sua imagem e a sua semelhança para que recebendo-a e transmitindo-a pela graça e benção da geração de filhos cumprissem a sua aliança com eles por meio dos mandados de Deus, quais sejam os mandados espiritual, social e cultural. (https://agbook.com.br/book/154759--Familia_ideia_de_Deus).
p.s.: Para reflexão:
I Coríntios 12:12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
I Coríntios 12:13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
I Coríntios 12:14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
I Coríntios 12:15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
I Coríntios 12:16 E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
I Coríntios 12:17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
I Coríntios 12:18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
I Coríntios 12:19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
I Coríntios 12:20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
I Coríntios 12:21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
I Coríntios 12:22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
I Coríntios 12:23 E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
I Coríntios 12:24 Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;
I Coríntios 12:25 Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
I Coríntios 12:26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
I Coríntios 12:27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.



0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.