INSCREVA-SE!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Dia 31/40 - PARÁCLETO - CHAMADO PARA O LADO DE ALGUÉM.

Nossa reflexão de hoje sobre a unidade, sobre o estar juntos nos levará ao Espírito Santo, o paracleto.
Paracleto vêm da palavra do grego koiné παράκλητος (paráklētos - que pode significar "aquele que consola ou conforta; aquele que encoraja e reanima; aquele que revive; aquele que intercede em nosso favor como um defensor numa corte"3 . A palavra para "paracleto" é passiva na forma e, etimologicamente, significava "chamado para o lado de alguém". A forma ativa da palavra, parakletos, não é encontrada no Novo Testamento, mas está na Septuaginta, no plural, em «...Todos vós sois consoladores enfadonhos» (Jó 16:2)4. (Wikipédia)
Como sabemos, o Espírito Santo é o nosso Ajudador ou Consolador, que procede do Pai e do Filho (Credo Niceno). O apóstolo Paulo disse que não sabemos orar como convém, por isso que ele nos ajuda com gemidos inexprimíveis. (Rm 8.26).
Conforme o Rev. Adail Sandoval, nesse caso, a oração é Deus falando com o próprio Deus, dentro da unidade da Trindade acerca de nós. Faz muito sentido: já que não sabemos orar e ele intercede por nós.
O que me chama atenção nisso e no seu nome em grego como parácleto, que também significa “chamado para o lado de alguém”, é o fato de ele, Deus, estar ao nosso lado, junto, conforme o pedido do próprio Senhor ao rogar pelos seus discípulos – Jo 17.

O seu desejo era para que todos fôssemos um! Assim como o Pai era com ele e ele era com o Pai e com o Espírito Santo, assim, era o seu desejo que fôssemos todos um com ele.
...


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.