INSCREVA-SE!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 68 - Faltam 501 dias para 26/04/13 e 912 dias para a Copa


De que forma o problema da concubina morta pelos filhos de Belial que habitavam ali junto com Benjamim poderia ser resolvida sem que houvesse uma guerra civil que quase levou ao extermínio toda uma tribo e que rendeu ai, mais ou menos, umas 65.100 mortes (soma dos mortos de ambos os lados) por causa desse episódio?
Juízes 20:13 Dai-nos, agora, os homens, filhos de Belial, que estão em Gibeá, para que os matemos e tiremos de Israel o mal; porém Benjamim não quis ouvir a voz de seus irmãos, os filhos de Israel.
A resistência de Benjamim em entregar aqueles homens malígnos culminou num confronto terrível de todas as tribos contra a tribo de Benjamim. Por que será que protegeram esses homens? Afinal de contas eles pereceram ou escaparam incólumes disso tudo? Eu não sei a resposta, mas sei que o mal se espalhou entre os israelitas e a morte e a destruição rondaram Israel.
Acho eu que este grande mal poderia ter sido evitado se as outras tribos tivessem ido negociar pacificamente com Benjamim de forma que este viesse a entender a gravidade do mal feito. Quantas não são também as ações que desencadeamos que culminam com o extermínio de povos? Embora Deus seja soberano, a responsabilidade humana existe.
O livro de juízes termina com “Juízes 21:25 Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.
E a semente messiânica? Terminado a época dos juízes, tem início a monarquia em Israel e quem fez a transição disso foi Samuel que futuramente irá ungir um rei em Israel chamado Davi, tipo de Cristo e carregador dessa semente messiânica. Reparem que toda a história da Bíblia é a história da preservação da semente messiânica.
Todo o restante é apenas pano de fundo dentro da história e para nosso ensino estão registrados os fatos. A Bíblia, no AT, é a história da semente messiânica indo do primeiro Adão até o Ultimo Adão, Cristo Jesus. As histórias paralelas e outras histórias são o pano de fundo dessa história maior. Quando estudamos o AT com todo o seu conteúdo histórico não podemos perder de vista essa semente que vem sendo perseguida por Satanás desde Eva para destruição.
Eu gosto de lembrar o chamado de Samuel.  A história deste profeta tem início com a sua mãe e seu pai que queriam um filho, mas não podiam porque Ana não podia dar filhos a Elcana, efraimita, que muito sofria com o seu sofrimento.
Reparem que a história de Samuel, embora muito interessante, somente tem valor porque ela irá repercutir naquele que ungirá o rei Davi, num futuro mais distante.
Prosseguiremos amanhã...
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.