INSCREVA-SE!

sábado, 3 de dezembro de 2011

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 58 - Faltam 511 dias para 26/04/13 e 922 dias para a Copa

Ainda assim, apesar das vitórias sobre os povos cananeus, veremos no capítulo 11 que novos grupos se reúnem para pelejarem contra Israel e, óbvio, serem por eles derrotados.

Agora são povos de Hazor, de Madom, o rei Sinrom, o rei Acsafe, os reis que estavam ao norte, na região montanhosa, na Arabá, ao sul de Quinerete, nas planícies e nos planaltos de Dor, do lado do mar, os cananeus do oriente e do ocidente: aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos jebuseus nas montanhas e aos heveus ao pé do Hermom, na terra de Mispa que formando uma multidão como a areia que está na praia do mar e, diz as :Escrituras, muitíssimos cavalos e carros saem a pelejar contra Josué para serem, repito o que disse, derrotados.

Josué não precisava temê-los, antes firmar-se em Deus que lhe estava dando vitórias. A própria palavra de Deus diz que era o próprio Senhor quem estava endurecendo o coração daquele povo para virem enfrentarem e confrontarem os Israelitas porque Deus tinha posto em seu coração exterminá-los. A instrução do Senhor era clara para Josué:

Não temas diante deles, porque amanhã, a esta mesma hora, já os terás traspassado diante dos filhos de Israel; os seus cavalos jarretarás e queimarás os seus carros. (Js 11:6)

Josué fez exatamente o que o Senhor lhe pedira e assim foi obediente. O Senhor cumpriu a sua palavra e executou o seu juízo e justiça sobre aqueles povos.

A soberania de Deus e o governo dos povos! Deus é soberano mesmo. Não há como fugir desse tema tão interessante, mas ao mesmo tempo em que ele é soberano, fico fascinado com a sua justiça e o seu juízo, pois ninguém é tido por inocente. Isso significa que apesar da sua soberania, incontestável, Deus exige do homem prestação de contas por todos os seus atos, pensamentos e palavras.

No verso 15 está dito que Josué fizera tudo como ordenara o SENHOR a Moisés, que ordenou a Josué. Diz a palavra que assim Josué o fez; nem uma só palavra deixou de cumprir de tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés. Vejo aqui obediência e coragem, bom ânimo e disposição para fazer as coisas certas.

Josué é exemplo de coragem, abnegação, zelo, empenho, obediência e muita ousadia. A única exceção de destruição dos povos foi com relação aos heveus, moradores de Gibeão, que usando de ardis, conseguiram, num momento de vacilo de Josué, se aliançarem com os israelitas.

Depois disso ainda combateram com os anaquins, os gigantes, e os derrotaram e acabaram com sua raça. Ainda sobreviveram alguns anaquins, mas  em Gaze, Gate e em Asdode.

Finalmente a terra fora conquistada. Tudo feito conforme o Senhor tinha dito a Moisés. Assim, Josué deu em herança a terra aos filhos de Israel, conforme suas divisões e tribos e, finalmente, a terra descansou da guerra! Bendita paz!

No capitulo 12 teremos a descrição dos reis e povos vencidos por Moisés e por Josué. No capítulo 13 algumas terras que não foram conquistadas. Amanhã, meditaremos mais. um bom dia a todos.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.