INSCREVA-SE!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 78 - Faltam 491 dias para 26/04/13 e 902 dias para a Copa

Ainda Samuel era criança e aquele que chama, chamou a Samuel.

 - Samuel, Samuel! Ele não sabia o que responder e se voltava para Eli, mas Eli dizia que não o tinha chamado. Novamente: - Samuel, Samuel! Samuel ainda não conhecia a voz do Senhor e se voltava novamente para Eli e Eli entendeu que era o Senhor e o orientou para que quando novamente o chamasse dissesse que estava ali e que poderia falar que ele estaria ouvindo.

Samuel era profeta escolhido por Deus desde o ventre materno e já preparando-o estava Deus para o conduzir naquele momento importante de transição da nação israelita que era entre a época dos juízes onde cada um fazia o que achava mais certo e a monarquia.

Samuel, no tempo certo de Deus, substituiu a Eli que embora fosse o sacerdote não conduzia bem a seus filhos e tratava as coisas de Deus com desleixo para a sua própria ruína e destruição. Suas primeiras profecias, tímidas, mas certeiras e verdadeiras, diziam sobre o fim de Eli. Ficando em seu lugar, preparou o povo para a tão sonhada e desejada monarquia.

Eu não entendo que a monarquia fosse algo errado e proibido por Deus para Israel, como parece ser quando o povo queria para si um rei. O desejo real era algo certo, mas o ser como as outras nações, não era nada certo.

Israel parecia invejar as outras nações que tinham a monarquia estabelecida. Deus mesmo disse para Samuel que não era ele que estava sendo rejeitado, mas o próprio Senhor. No presente século, tantos tempos depois, nós parecemos os mesmos e continuamos querendo ser como os outros povos e os invejamos e desejamos as suas porcarias.

A igreja não tem de imitar o mundo ou se aproximar dele para ser mais atraente. O mundo mesmo está tão cheio de si mesmo e não se torna uma referência saudável nem para si. Também temos de tomar cuidado com o termo "mundo" para não entrarmos naquela separação entre o profano e o sacro, como se Deus não tivesse parte alguma com as coisas que são criadas e benditas para todo sempre.

Tudo o que Deus criou é bom, necessário e útil. O mundo a que me refiro é ao sistema sem Deus, que o rejeita, que o exclui e que a tudo relativiza para justamente perderem todo referencial.

Por exemplo, a tal da festa de natal. Nós estamos na ante-véspera do dia de natal e a TV, internet, propagandas, mídias, o povo todo está tão agitado, indo de loja em loja, a busca de presentes, de preparativos para a ceia de natal, por volta das 00h00 do dia 25. Todos ficam envolvidos e gastam seus recursos com presentes, compras, muita comida, bebida. A figura mais notada e falada no natal é o Papai Noel, velhinho simpático, de barbas brancas e longas, pele clara, roupas coca-cola, vermelha e branca e um saco enorme de presentes.

Passei horas a fio procurando ver na mídia se alguém ou propaganda ou qualquer coisa fizesse qualquer menção ao nascimento de Cristo ou outra referência qualquer à sua pessoa, obra, e fiquei assustado de que Cristo me pareceu indesejado e até que estivesse atrapalhando a bonita e contagiante festa de natal. Que ligação há entre natal e Cristo? Que associação estão fazendo entre o Filho de Deus, seu nascimento e tais festas? À propósito, é mais provável que o Filho de Deus tenha nascido em 01/04 e não no dia 25/12.

Ninguém se lembra de Deus, de sua palavra, da linhagem messiânica, do Filho de Deus que veio salvar o homem do pecado, mas todos se lembram de comprarem presentes e fazerem pedidos ao Papai Noel. O Papai do Céu e não o Noel exaltou a seu Filho de tal maneira que tudo o que o homem precisa ele escondeu na pessoa de Cristo.

O homem está precisando de salvação? De paz? De prosperidade? Cristo Jesus é a resposta de Deus à humanidade.

Samuel eles não rejeitaram a ti, mas a mim. Sim, com o natal, eles não rejeitaram a igreja, mas o Pai Celestial e seu Filho Unigênito. Ainda tinha a falar mais, no entanto, preciso ausentar-me agora e assim, ficará para amanhã, com novas reflexões sobre essa rejeição a Deus e ao seu enviado para nossa salvação, Jesus Cristo.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.