INSCREVA-SE!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 217/365

Estudos nos Salmos 34 – Provai e Vede que o Senhor é bom! 10
 
Meus queridos, ontem foi meu primeiro dia de aula no Seminário Presbiteriano. Fui muito bem recebido e acolhido tanto pelos alunos veteranos como pelos professores, coordenadores, diretores. O clima era de muita paz, de humildade e de vontade de aprender. Percebia-se no ar uma atmosfera de temor ao Senhor e grande alegria, como bem ressaltou o Rev. Adail Carvalho Sandoval. Capelão do SPB.
 
Quem ministrou a palavra no culto inaugural foi o Pastor da Igreja Presbiteriana do Lago Norte, Rev. Carlos da Veiga Feitoza. Ele nos falou de comunicação (“chibolete”, a linguagem do crente; “sibolete”, a linguagem do mundo) e os cuidados que devemos ter para que nós nos façamos bem entendidos e o Reino de Deus possa crescer e se aperfeiçoar. Não devemos nos deixarmos levar pelo preconceito e rejeitando as oportunidades matar aquele que não tem a nossa linguagem, antes, com amor, os ganharmos para Cristo.
 
Dando prosseguimento ao que havíamos combinado, as outras 4 declarações e os comentários do próprio Gerard Van Groningen, seguem abaixo:
 
  1. we'emet (e fidelidade). O modificador rab (grande) deve ser entendido como qualificador de ambos, hesed e 'emet. Yahweh é absolutamente confiável na manutenção e demonstração do seu amor pelo seu povo. O termo 'emet também pode conotar o pensamento de verdade; Yahweh é completa e inteiramente fiel a si mesmo, à sua palavra, e ao seu pacto com seu povo. Os primeiros cinco conceitos enfatizaram o caráter de Yahweh; isto é seguido pelo que ele faz.
 
  1. noser hesed la'alapîm (mantém bondade a milhares). O verbo, um qal ativo particípio, enfatiza pela sua forma assim como pelo pensamento básico que Yahweh nunca para de demonstrar sua bondade, seu amor pelo necessitado, ferido e sofredor. Yahweh não disse "a todos"; ele sempre revelará sua benignidade e misericórdia a muitas, muitas pessoas. Esta bondade e misericórdia é particularmente demonstrada através da remoção da fonte da necessidade, da dor e do sofrimento.
 
  1. nose' awôn wapesa'wehatta'â (remover a culpa, transgressão e o pecado). Yahweh suspende e leva para longe, isto é, ele perdoa o povo. awôn pode ser traduzido como maldade, corrupção ou culpa. O termo aponta para a condição ou natureza da pessoa que se afastou de Yahweh e se rebelou contra ele exibindo, assim, a condição enganosa, rebelde e corrupta do pecador. pesa' aponta para "ultrapassar os limites" para a vida pactual. Ele fala da rebelião contra o modo de vida que Yahweh expôs para o povo pactual. hatta nos informa que Yahweh estabeleceu uma meta mas o pecador erra o alvo intencionalmente.
 
  1. wenaqqeh lo'yenaqqeh (e absolver, ele não absolverá; o piel infinitivo absoluto com o piel imperfeito e a negativa adicionada apresentam uma negativa muito forte). Yahweh absolutamente não absolverá, inocentará ou deixará impune o 'awôn (culpado) devido à transgressão e pecado. A retidão e justiça de Yahweh serão demonstradas.
 
As oito declarações incluídas na auto proclamação de Yahweh indicam que seu amor, graça e misericórdia por seu povo, declarados nas sete primeiras, são o desejo mais profundo de Yahweh. Sua retidão e justiça, no entanto, declaradas por último, mas enfaticamente e em declarações em justaposição, nunca serão anuladas pelo seu amor.
 
Mas, ao declarar as positivas primeiramente, Yahweh lembrou Moisés e o povo que, assim como havia feito, iria continuar a deter a realização da sua retidão e julgamentos justos àqueles que se submetessem, fossem humilhados e renovados pelo amor de Yahweh exercido em seu favor. A auto proclamação de Yahweh descreve, em foco brilhante, o caráter do Deus elaborador e mantenedor do pacto.
 
Hoje ficaremos somente com as palavras de Groningen nas quais vale a pena meditar e melhor do que isso adquirir e estudar as suas obras.  A visão deste homem sobre o Reino de Deus e a sua Justiça me encantam, principalmente pelo seu forte caráter bíblico, messiânico e escatológico. Amanhã, continuaremos com a minha análise disso tudo. Tenha todos um excelente dia na presença do Senhor.
 
A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias
 
  • Estou no capítulo 8, de Isaias - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.
  • Estou na pág. 422/656, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.
  • Estou com 22h49m20s de 25h03m39s de áudio ouvido(*) do livro As Institutas ou Tratado da Religião Cristã, Parte 4, João Calvino.
=======
(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html).
 
Observações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.