INSCREVA-SE!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 201/365

Faça Sempre o Melhor 2– Cl 3: 17-25.

 

Colossenses é mais uma carta do apóstolo Paulo escrita em Roma quando o mesmo estava na prisão e já estava próximo do fim da sua jornada terrestre. Que prisão abençoada esta, eim? Este apóstolo em suas epístolas, embora, às vezes preso, jamais dizia ou lamentava dizendo, eu, Paulo, preso de César, ou escravo do sistema romano, ou injustiçado deste mundo ou qualquer outra coisa semelhante. 

 

A noção que Paulo trazia da soberania de Deus era algo espetacular que nós aqui no presente século devemos também nos lembrarmos. Reparem que ele se dizia eu, Paulo, servo de Cristo (Rm 1:1; Tt 1:1; Fp 1:1; Rm 1:1) ou eu, Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus (Fm 1:1; Fm 1:9; Ef 3:1; Ef 4:1; 2 Tm 1:8). Ele não se dizia nem se intitulava qualquer outra coisa.

 

Imaginem se nós fôssemos parar em alguma prisão por causa de Cristo, será que teríamos essa visão da soberania de Deus? E em nossos empregos quando somos injustiçados e jogados para uma seção ou departamento ou uma gerência que não escolhemos, nós diríamos como o apóstolo Paulo que ali estamos por causa do senhorio do Senhor Jesus? Deus é de fato soberano em sua vida de forma que você o reconhece como soberano? Se é, porque o desespero, o medo, a sensação de que você é o pior dos piores e que é um "coitadinho"? Isso não procede de Deus! Urge que nos concertemos!

 

A preocupação dos Colossenses era  um cuidado extremos com observância de ritos e cerimônias e ainda se enveredavam para o lado da adoração aos anjos numa mescla de ensinamentos judaizantes com gnósticos e para combater essa visão (devemos ter muito cuidado com as tantas visões de tantos homens que se dizem de Deus por ai para não cairmos nos mesmos absurdos erros) o apóstolo Paulo lhes apresentou o incomparável caráter de Cristo Jesus.

 

Fala-lhes então da redenção, da reconciliação e da preeminência de Cristo que é "a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus." (Cl 1:15-20).

 

Depois de tão brilhante exposição de Cristo, demonstrando-lhes a sua excelência, ele roga que os Colossenses abandonem a visão que vinham seguindo e os exorta, sem seguida, que deixando a antiga maneira pecaminosa de procedererem, sigam, doravante, as virtudes cristãs. Deste modo, fala-lhes de como deve ser o seu modo de agir nos diversos relacionamentos sociais de nossas vidas: marido e mulher, pais e filhos, servos e senhores, cidadão e o governo, crentes e incrédulos.

 

É desses relacionamentos que G. V. Groningen fala nas questões das tarefas pactuais da criação, que o Senhor nos ordenou, ou sejam os mandatos espirituais, sociais e culturais que estabelece o relacionamento da humanidade com todos os aspectos do cosmos criado. Permitindo Deus, daremos seguimento ao assunto nos próximos dias.

 

A Deus toda a glória!

 

Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias

 

Ø       Iniciei Provérbios – estou no cap. 16/31 - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.

Ø       Estou na pág. 338/656, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.

Ø       Estou com 12h39m00s de 25h03m39s de áudio ouvido(*) do livro As Institutas ou Tratado da Religião Cristã, Parte 4, João Calvino.

=======

(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html).

 

Observações:

·         Estou também no 21/90 dias de meu compromisso relacionado à alimentação (ver http://www.jamaisdesista.com.br/2010/01/365-dias-de-proposito-dia-178365.html). Dia 01/02, eu pesei: 84,6kg.

·         Estou no 00/00 dias de atividades físicas regulares (caminhada, natação, ginástica). Já comecei, mas ainda não registrei...aguardem!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.