INSCREVA-SE!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 211/365

Estudos nos Salmos 34 – Provai e Vede que o Senhor é bom! 4
 
Para saciar a nossa curiosidade lembramos aos amados irmãos que o Salmo 34 é mais um dos salmos acrósticos em que cada versículo se inicia com uma letra do alfabeto hebraico que tem 22 letras. A letra, no hebraico, a 8ª, que inicia o versículo que nos escolhemos para nosso tema é o Heth (ח), numericamente equivale ao 8 (cada letra no hebraico corresponde a um número). O som corresponde ao som de "ch alemão". Também cada letra do alfabeto hebraico corresponde a um símbolo e o heth representa "tufo" (tu.fo = s. m. 1. Porção de lã aberta. 2. Porção de plantas, flores, penas etc., juntas. 3. Proeminência, montículo. 4. Saliência formada pelo tecido de um vestuário. – Dicionário Digital Michaelis UOL).
 
Outros exemplos: Aleph (boi)  , Beit (casa)  , Guimel (camelo)  , Dalet (porta)  , He (grito)  , Vav (Gancho)  , Zayin (arma)  , Heth (tufo), Thet (cobra)  , Yod (mão)  , Kaph (palma)  , Lamed (laço)  , Meim (água)  , Nun (peixe)  , Samech (apoio)  , Ayin (olho)  , Pei (boca)  , Tsadey (gafanhoto)  , Koph (macaco)  , Reish (cabeça)  , Sin  , Shin (dente)  , Tav ou tau (cruz).
 
Como estávamos falando, Davi, apesar dos pesares, resolve que deve mais do que bendizer e ter o louvor continuamente entre os seus lábios (vs 1). Do vs 2 até o 10, ele está orando, louvando e se encorajando a confiar nele.
 
"1 Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. "2 Gloriar-se-á no SENHOR a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão. 3 Engrandecei o SENHOR comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome."
 
Não há nenhuma promessa condicionada, prometida. Davi foi certamente visitado pelo Senhor, por isso exulta, conclama, exorta. Nos 3 primeiros versículos ele prepara o ouvinte/leitor para citar os vs 4 a 7. Percebe-se que ele está alegre, feliz, contente e cheio do Espírito Santo. Ele está aqui adorando ao Senhor: bendizendo, gloriando-se, engrandecendo e exaltando o Senhor.
 
4 Busquei o SENHOR,  e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. 5 Contemplai-o  e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame. 6 Clamou este aflito, e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. 7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra."
 
Davi que se encontrava numa situação complexa, buscou o Senhor e este tanto o acolheu como o livrou de todos os seus temores. A partir de sua experiência e de seu resultado ele exorta a buscarmos ao Senhor em todo o tempo. Ele usa os verbos: BUSCAR, CONTEMPLAR, CLAMAR. TEMER.
 
Ele estabelece condições e afirma, garante, os resultados: busque a Deus e você será acolhido e ele te livrará de seus temores; contemple ao Senhor e você será iluminado; clame-o nas aflições e o Senhor te ouvirá e ainda te livrará de todas as suas tribulações; tema ao Senhor, sempre, e ele te livrará, pois os anjos do Senhor acampam-se ao nosso redor.
 
"8 Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia."
 
Aqui está a essência do salmo 34. Para mim é a chave, o ponto central e nevrálgico deste lindo salmo inspirado pelo Espírito Santo. O seu verso 8 resume todos os versículos que o antecederam e ainda os versos 9 e 10. por isso há dois fortes verbos no imperativo: PROVAI! e VEDE! A certeza do salmista, de Davi, é esta: DEUS É BOM! Como eu sei que Deus é bom?
 
"9 Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem."
 
Este versículo é um reforço do que está no vs 7 que fala de proteção e livramento e neste de provisões e bens que também não faltarão.
 
"10 Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o SENHOR bem nenhum lhes faltará."
 
Este versículo também é um reforço do versículo 4 que fala da acolhida do Senhor e do livramento de todos os seus temores. Aqui, o reforço enfatiza que bem algum faltará aos que o buscam (nem alimento, nem bem algum, nem acolhida do Senhor, nem livramento de temores). Nada faltará aos que o buscam.
 
A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias
 
  • Terminei o livro de Eclesiastes – aleluias! - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.
  • Estou na pág. 400/656, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.
  • Estou com 18h01m12s de 25h03m39s de áudio ouvido(*) do livro As Institutas ou Tratado da Religião Cristã, Parte 4, João Calvino. (também estou ouvindo a CONSTITUIÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL – estou com 55m25s, de 01h51m41s).
=======
(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html).
 
Observações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.