INSCREVA-SE!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 209/365

 

Estudos nos Salmos 34 – Provai e Vede que o Senhor é bom! 2

 

Primeiro Davi mentiu em Nobe aos sacerdotes e houve essa terrível conseqüência por causa desse Idumeu. Agora, indo para Gate, para Aquis ou Abimeleque (título dos reis em Gate, um dos cinco príncipes da Gilístia) e ainda carregando a espada de Golias, teve muito medo e diante dos servos de Aquis que lhe diziam: "Este não é Davi, rei da sua terra? Não é a este que se cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?" (I Sm 21:11).

 

A palavra de Deus nos diz no vs 13 que "Davi guardou estas palavras, considerando-as consigo mesmo, e teve muito medo de Aquis, rei de Gate. Pelo que se contrafez diante deles, em cujas mãos se fingia doido, esgravatava nos postigos das portas e deixava correr saliva pela barba. Então, disse Aquis aos seus servos: Bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim? Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este para fazer doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?"

 

Conforme Russel Shedd, os doidos eram considerados como possessos de espíritos e a lógica era que não se podia maltratar um doido por causa do espírito, ou do deus. Também Davi deixava a sua baba escorrer pela barba porque esta também era venerada e ninguém, em são juízo, iria aviltá-la com o cuspe.

 

Esse era Davi que escreveu esse lindo e maravilhoso salmo! Homem semelhante a nós, como Elias também foi homem semelhante a nós: "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu." (Tg 5:17).

 

Depois disso Davi retirou-se da li e se refugiou na caverna de Adulão, lugar fortificado, a sudeste de Belém. No entanto para nossa meditação sobre esse salmo 34, basta até aqui. Creio que já deu para formar em nós o cenário de construção deste salmo.

 

Vemos no versículo primeiro que Davi resolve que deve bendizer ao Senhor em qualquer época, em qualquer circunstâncias. Russel Shedd nos diz em seus comentários que é fácil sermos fiéis ao Senhor quando tudo está bem, mas este salmo irá ressaltar que não somente neste momento, mas em toda o tempo, tanto na prosperidade, como na adversidade. É esse louvor que ficará nos nossos lábios: "Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios." (Sl 34:1).

 

Como é que deveria estar a cabeça de Davi nesse momento com essas perseguições, fugas, mentiras, medos, preocupações, humilhações? Amanhã, querendo Deus, continuaremos.

 

A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias

 

Ø       Estou no cap. 6 de Eclesiastes – aleluias! - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.

Ø       Estou na pág. 387/656, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.

Ø       Estou com 17h47m10s de 25h03m39s de áudio ouvido(*) do livro As Institutas ou Tratado da Religião Cristã, Parte 4, João Calvino. (também estou ouvindo a CONSTITUIÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL – estou com 45m25s, de 01h51m41s).

=======

(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html).

 

Observações:

·         Estou também no 28/90 dias de meu compromisso relacionado à alimentação (ver http://www.jamaisdesista.com.br/2010/01/365-dias-de-proposito-dia-178365.html).

·         Estou no 00/00 dias de atividades físicas regulares (caminhada, natação, ginástica). Já comecei, mas ainda não registrei...aguardem!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.