INSCREVA-SE!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 204/365

Faça Sempre o Melhor 5– Cl 3: 17-25.
 
Em continuação... Sabem porque não fazemos sempre o melhor nem isso parece estar impregnado em nosso caráter? Por que perdemos nossa identidade de filhos de Deus! Mas Jesus, meu querido, morreu por mim e por você a fim de que agora você seja filho de Deus, da família de Deus, legítimo filho de Deus, a saber os que crêem em seu nome: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (Jo 1:12 e 13).
 
Você sabia que o Filho de Deus, Jesus, teve um pai adotivo (José) e uma mãe legítima (Maria) e nós, também, filhos de Deus, temos um pai adotivo (Deus) e mãe e pai legítimos (nossos pais terrestres)? É como já disse: somos da família de Deus, legítimos filhos de Deus! Você é filho de Deus! Você foi chamado por Deus para fazer sempre o seu melhor! Al Tira!
 
Porque devo sempre fazer o melhor? Principalmente, porque está escrito: “E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. ... E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor.(Cl 3:17 e 23, 24). Isso é ATITUDE! VOCÊ RESOLVE E PASSA A AGIR ASSIM. É MUITO SIMPLES!
 
Quais os perigos a serem evitados quando coloco em meu coração a idéia de procurar fazer sempre o melhor? Já falamos disso, mas fica o reforço. Não fomos chamados para o sucesso, mas para testemunharmos de Cristo e cumprirmos a missão que ele nos designou de irmos e darmos fruto. O perigo a ser evitado é que você não está sendo ou procurando ser o melhor em tudo o que faz com olhar na concorrência! Teus olhos devem estar fitos em Cristo e não no teu vizinho. Não se trata de um vestibular onde a procura é muitas e muitas vezes maior do que a oferta. Quem corre de olho fixo no seu vizinho fica com inveja e talvez seja capaz de deslealdades, mas se você olhar para Jesus e fizer o seu melhor para ele, tudo te irá bem e até pode ser que ele te ponha à frente de todos.
 
Quais as vantagens de se ter uma disposição mental favorável ao Reino de Deus e à sua Justiça de fazer sempre o melhor? Em primeiro lugar isso redundará em glórias a Deus e, com certeza, isso irá te fazer um bem tão grande. Seja, meu irmão, a tua consciência o teu árbitro diante de Deus, pois ao Senhor servis.
 
Quais são os exemplos bíblicos de personagens que se dedicaram a fazer sempre o melhor? A personagem bíblica que mais me comove quando medito em seu comportamento, sem dúvidas, é José. Ele para mim é exemplo, abaixo do Senhor, de uma vida que sempre procurou fazer o seu melhor diante de Deus e dos homens. Por isso ele somente prosperava onde quer que fosse. Era cheio de graça e formosura e logo assumia os maiores postos. Passou os melhores anos de sua vida em uma masmorra, mas foi capaz de ser o melhor na bonança e na “desgraça”.
 
Outro exemplo que chama a atenção de todos é a vida de Daniel. Ele era servo, escravo, mas foi colocado, devido a sua atitude de sempre fazer o melhor, no mais alto posto do governo de sua época, ficando abaixo apenas do rei. Poderíamos citar muitos outros nomes, mas vamos ficar apenas com estes dois, por enquanto.
 
O que é fazer sempre o melhor, principalmente aos olhos de Deus? Experimentem surpreender o teu chefe, o teu pastor, o teu líder, a tua esposa, os teus filhos, todos que estão a tua volta. Não espere que te dêem serviço, vá atrás deles e resolva-os todos com muito zelo e competência. A melhor maneira é se colocando no lugar do outro e empaticamente sintonizar o teu cérebro (aquele que Deus fez tão inteligente) e conectado captar as suas necessidades e procurar com inteligência satisfazê-las a contento.
 
Como eu posso fazer sempre o melhor? Temendo a Deus sempre. Não se compare com ninguém nem queira ter o propósito de ser melhor do que teu irmão, pois isso não é fazer sempre o melhor. Esse é o segredo para todas as coisas. Você quer mais intimidade com Deus? A intimidade de Deus pertence aos que o temem (Sl 25:14). Você quer ter as promessas de Deus confirmadas em sua vida? Incline-se ao temor do Senhor (Sl 119:38).
 
Quem não faz sempre o melhor, faz o quê? Se você não faz sempre o melhor, você está enrolando... você já parou para pensar a quem você está desonrando? Em primeiro lugar a Deus! Pare de enrolar, meu irmão, isso faz mal a você e a sua alma. A segunda pessoa que você está enrolando é você mesmo! Pare de fazer este mal a ti mesmo! Além do que isto não te levará a nada de bom. Será somente prejuízo.
 
Minha esposa contou-me o testemunho de um jovem de 23 anos em sua repartição de trabalho e sobre ele disse: é uma bênção! Ele não espera que o mandem, logo está fazendo mais do que a sua própria parte, mas ajudando os outros em suas tarefas. Ele não sossega, não sabe ficar parado. É produtivo, inteligente e esforçado. Será que isso não é exemplo para nós? Que tal sermos reconhecidos como quem produz e não como aquele que está enrolando? Pense nisso. Ore a Deus e peça ajuda, pois ele vai te ajudar!
 
É também todo aquele que não está nem ai para nada e não respeitam nem a Deus, nem ao Rei, antes se entregam aos seus próprios caminhos são como Judas narrou: “são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.” (Jd 1: 12, 13).
 
Ter compromisso/disciplina é fazer sempre o melhor? Sim. Somente têm e respeitam os compromissos e têm disciplina aqueles que temem ao Senhor e procuram sempre fazerem o melhor para Deus. Ter vida disciplinada nada mais é do que atitude. Você deve colocara a sua fé em ação.
 
Devemos fazer sempre o melhor somente quando tivermos a certeza de que Deus está vendo? A resposta mais óbvia é não, nunca, jamais. No entanto, como você tem agido por ai? Buscar a Deus é uma bênção. Também é orar, meditar, escrever, ler a bíblia, mas no ambiente de trabalho, meu irmão, isso não está correto. Você não está sendo pago para isso. Glorifique a Deus com teu trabalho eficaz e eficiente. Produza e o Reino de Deus e a sua Justiça serão glorificados.
 
E finalmente, você quer ter sempre o melhor de Deus em sua vida? Faça então você sempre o melhor para Deus.
 
A Deus toda a glória!
 
Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias
 
  • Iniciei Provérbios – estou no cap. 22/31 - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.
  • Estou na pág. 366/656, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.
  • Estou com 15h06m01s de 25h03m39s de áudio ouvido(*) do livro As Institutas ou Tratado da Religião Cristã, Parte 4, João Calvino.
=======
(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html).
 
Observações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.