INSCREVA-SE!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Tutorial bem simples para converter texto em MP3

Irmãos eu li (isto é, ouvi!) e recomendo: "O HOMEM DO CÉU", testemunho do irmão Yun. Meu objetivo aqui é disponibilizar este pequeno tutorial para quem estiver interessado em aprender a converter arquivos de leitura (doc, pdf, rtf, txt, etc...) para áudio (eu prefiro MP3). É muito simples (leiam - ouçam - este livro, eu recomendo!):
  1. Visitem o site http://www.nextup.com/ e explorem o assunto relacionado ao software TextAloud. Assistam a um demonstrativo do TextAloud no http://www.nextup.com/TextAloud/DemoPop.html. Baixem a versão Trial e façam os testes que quiserem.
  2. Instalem em seu PC o software TextAloud. Ele já vem com voz americana “Microsoft – SAM”, mas o Sam não sabe ler em português, somente em inglês.
  3. Instalem a voz eletrônica RAQUEL (há outras vozes brasileiras: Gabriela, e uma masculina que não lembro o nome agora, mas eu prefiro a Raquel, testem e escolham a sua de preferência). Instalem também outras vozes para testarem. Observação: a RAQUEL não sabe ler inglês, nem espanhol, nem francês, apenas o português brasileiro.... utilizem o google ou outro mecanismo de busca de sua preferência para localizar tanto o software TextAloud quanto as vozes que precisarem.
  4. Depois de tudo instalado, vamos configurar.
  5. Para configurar o TextAloud é muito fácil: - primeiro: vá para “Options” e depois para “TextAloud Options”. Em seguida, para “Predefined Pauses” e configure assim: “0,5”, “(Seconds)”, para o primeiro combo “Sentence Pause Interval” e “1” “(Seconds)”, “Paragraph Pause Interval” para o segundo. (Vejam figura abaixo.): Segundo: vá para “Options” e depois para “Voices and File Options”. Em seguida, abrirá uma janela, como abaixo. Click nos “+” e ficará como abaixo (Vejam figura abaixo). Click em “ScanSoft Raquel22 (Brazilian Portuguese)”, depois em “Set Default” e, finalmente, em “OK”.- Terceiro: vá para “Options” e depois para “Pronunciation Editor”. Em seguida, se quiser, ensinem a Raquel a ler o que você quiser, Eu, por exemplo, veja abaixo, estou ensinando ela a ler siglas dos livros bíblicos:
  • Para converter o texto em áudio: - primeiro, cliquem em “Open” e selecionem o livro ou texto que quiserem converter (obs.: há arquivos em PDF que são protegidos – pesquise no google como resolver essa questão). - segundo, cliquem em “To File”, escolham a pasta onde voce vai querer que seja salvo o teu arquivo em ”MP3” e cliquem em “OK”. Agora é só ter paciência e esperar. (obs.: se o arquivo a ser convertido for muito grande, você terá que dividir o livro em partes, por exemplo, o “O Homem do Céu” - façam o download, recomendo: http://www.scribd.com/doc/7888503/Irmao-Yun-e-Paul-Hattaway-O-Homem-Do-Ceu - tem 373 páginas e eu fiz a conversão de uma vez. O arquivo de áudio ficou em 121 MB, com a duração de 11h30 de áudio.). Se quiser apenas ouvir, no PC mesmo, sem conveter, click em “Speak”.
Espero ter ajudado. Se ainda tiver alguma dúvida ou se você quiser me ensinar algo para eu melhorar o uso de tal ferramenta, entre em contato: CrerParaVer@gmail.com.
...

10 comentários:

é muito interessante essa tecnologia, antes de usá-la nao tinha interesse em livro algum por pura preguissa de ler, agora que uso esses programas text aloud "atualmente 3" e o dspeech estou por dentro de muita coisa nova. A voz da raquel dá pra quebrar o galho pois ela chia demais. AS melhores vozes na minha opinião pra pt sao as de loquendo: Felipe e Fernanda.

otimo, estava lendo os livros evangelios apogrifos e queria coloca-lo no mp3 para ouvi-lo no hospital, não queria parar a leitura, já estava quebrando minha cabeça pois não sabia que ele tambem converte em mp3,também prefiro a voz da raquel, muito obrigada.

gisagissi

Muiiiiiitissimo obrigado!!! Sou seu fã

Eu gostaria de saber se o irmão, tem um programa ou dicas simples para transformar áudio em texto.

Eu gostaria de saber se o irmão, tem um programa ou dicas simples para transformar áudio em texto.

A paz do Senhor, amado pastor. Há sim programas que fazem essa função. No Google, no YouTube é possível ver a demonstração deles. Um que conheço, mas que ainda não instalei é o IBM VIA VOICE.
Experimente ver esse link (confesso que não testei, nem me aprofundei): http://distrofico.amplarede.com.br/2010/02/ibm-viavoice-pro-usb-edition-release-9-portugues-br/
Caso tenha sucesso, avise-me para compartilharmos. Quando eu tiver testado e já usado a tecnologia da IBM, farei um tutorial e o publicarei.

Tanto prometi para Deus que ia mudar com relação a minha vida a ao meu casamento e não fiz nada. Hoje ele está me cobrando um alto preço, pois as ilusões se foram e meu casamento está desfeito. Fui infiél com Deus, com a minha esposa e como consequência o meu lar desfeito. Mas oro a Deus para que se houver uma pequena porcentagem de minha vida mudar, que ele venha operar. Sei que não mereço mais nada de Deus, mas oro para que ele tenha misericórdia de mim e faço um milagre.

Desabafo de uma pessoa que se achava o tal e hoje se senti um nada! Pois não colocou como prioridade em sua vida o que realmente importava... Ou seja, Deus, casamento e família.

Amigo, que comentou a pouco desabafando sua situação atual:
Há esperanças para você que está em total ruína, com seu casamento destruído, lar desfeito, vida arruinada... Eu creio no Deus que ressuscita mortos... Se ele ressuscitou Lázaro, que já tinha estado morto por 4 dias, então irá ressuscitar sua vida e quem sabe o seu casamento? "Entregue o seu caminho ao Senhor, CONFIA nele e o mais ele fará" Sl 37:5...
Eu quero orar por você, conte conosco do Jamais Desista. Abração.

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.