INSCREVA-SE!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

DEUS É 100% SOBERANO E O HOMEM É 100% RESPONSÁVEL

Não há qualquer contradição no fato de que Deus é 100% soberano e o homem 100% responsável?

Sobre a soberania de Deus: todos nós, que nos ajoelhamos diante de Deus, conforme J. I. Packer, em "A Evangelização e a Soberania de Deus - Se Deus controla todas as coisas, por que evangelizar?", da Ed. Cultura Cristã, quando oramos, SEMPRE, independentemente de quem ora, trata Deus na oração como soberano. Curiosidade: tente orar desconsiderando que Deus é soberano e veja o resultado...

Sobre a responsabilidade do homem: as Escrituras são repletas de textos e exemplos de que o homem é responsável por seus atos, por suas escolhas, pelo exercício de sua vontade. nos exemplos bíblicos, ve-se claramente que o homem possui a faculdade de autodeterminar-se, de agir segundo a sua escolha, como lhe apraz.

Como relacionar então a soberania de Deus e a responsabilidade de Deus sem contradizer ambas assertivas de que Deus é 100% soberano e o homem é 100% responsável? J. I. Packer conclui que este é mais um dos mistérios do Deus Misterioso. Trata-se de um antinômio sem solução. Uma questão de fé que devemos ter de que Deus é justo, que Deus é soberano (Deus Rei) e que o homem é responsável (Deus é Juiz). Deus seja louvado!

REFLITA: Eu não tenho um Deus Todo-Poderoso, antes o Deus Todo-Poderoso é que me tem. Não sou eu que tenho sonhos e planos e propósitos e um Deus Todo-Poderoso para realizá-los, antes é este Deus Todo-Poderoso que por meio de minha vida, realiza os seus planos e propósitos.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.