INSCREVA-SE!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 198/365

Conquistando as Promessas de Deus 3– Salmos 119:38.
 
Matheus Henry em seus comentários sobre o salmo 119 diz que o principal objetivo deste salmo é a exaltação da magnífica lei do Senhor. Ele fala de 10 palavras que são usadas para chamar a Lei do Senhor. Cada uma delas reflete o que Deus espera de nós e o que nós podemos dele esperar.
 
São elas: 1) A Sua Lei (Lei de Deus!) – exaltação da soberania do Senhor. Somente um Deus Soberano é capaz de nos dar Leis. 2) Seu Caminho – apontando as direções. 3) Seu Testemunho – os quais são declarados a todo o mundo. 4) Seus Mandamentos – são a máxima expressão de sua autoridade. 5) Seus Preceitos – não nos deixam ser indiferentes. 6) Sua Palavra – é a declaração da sua mente, da sua vontade. 7) Seus Juízos ou Julgamentos – refletem infinita sabedoria e bom senso. 8) Sua Justiça – é a regra e o padrão do que é direito, certo. 9) Seus Estatutos – são regras sempre ligadas à Lei do Senhor. 10) Sua Verdade ou Sua Fidelidade – é a eterna verdade que permanece para sempre.
 
São 9 as petições a Deus do salmista neste bloco do salmo 119: ele quer entendimento, quer aprender o caminho dos estatutos e mandamentos de Deus, quer andar neles, por 2x pede para ser vivificado e por 2x pede que se desvie os seus olhos da vaidade e do opróbrio a que teme. Ele promete ao Senhor que se for ensinado e receber o entendimento que ele guardará e observará a sua lei de todo CAFÉ. Pede também ao Senhor para que confirme sua promessa feita a ele porque ele tem se inclinado ao seu temor.
 
1. “Ensina-me, ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos è e guardá-lo-ei até o fim.
2. -me entendimento è e guardarei a tua lei e observá-la-ei de todo o coração.
3. Faze-me andar na verdade dos teus mandamentosè porque nela tenho prazer.
4. Inclina o meu coração a teus testemunhos e não à cobiça.     
5. Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade e    
6. vivifica-me no teu caminho.  
7. Confirma a tua promessa ao teu servo è que se inclina ao teu temor.
8. Desvia de mim o opróbrio que temo è pois os teus juízos são bons.
9. vivifica-me por tua justiça è Eis que tenho desejado os teus preceitos.
 
Devemos reparar que o versículo não fala de promessas, mas de promessa. Qual seria então essa promessa? Russel Shedd nos fala de Cristo como sendo essa promessa. Embora também creia que a promessa seja Cristo, eu creio que Deus também faz promessas a nós e é fiel. Sabem o que garante o cumprimento das promessas (no plural) de Deus na nossa vida? A sua imutabilidade! (Ml 3:6). E você tem se inclinado também ao temor do Senhor? O que significa se inclinar para o temor do Senhor?
 
Em nossos posts anteriores, falamos muito sobre a intimidade do Senhor e aqui de Conquistando as promessas de Deus. Ambas, tanto a intimidade quanto as promessas vinculadas à exigência de se ter, observar ou se inclinar ao temor do Senhor. Reparem que a intimidade do Senhor é para os que o temem e a confirmação da promessa para os que se inclinam ao seu temor.
 
Temer ao Senhor é ter uma atitude mental favorável (inclinada) ao Reino de Deus e a sua Justiça. É tão simples temer ao Senhor e isto (esta fonte de sabedoria, que nos dá intimidade com Deus, que nos garante as promessas) está disponível a qualquer um sem distinção: pobre, rico, culto, ignorante, sábio, forte, fraco, famoso, anônimo. Basta a sua própria disposição!
 
Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias
 
  • Iniciei Provérbios – estou no cap. 7/31 - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.
  • Estou na pág. 326/656, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.
  • Estou com 10h48m21s de 25h03m39s de áudio ouvido(*) do livro As Institutas ou Tratado da Religião Cristã, Parte 4, João Calvino.
=======
(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html).
 
Observações:
Estou no 00/00 dias de atividades físicas regulares (caminhada, natação, ginástica). Ainda está faltando eu estabelecer um compromisso de fazer exercícios físicos regulares para combater o sedentarismo e assim, dar mais glórias a Deus em meu corpo. Esse registro aqui é para ver quando eu irei agir...rs... tá demorando...
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.