INSCREVA-SE!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 207/365

Faça Sempre o Melhor 8 – Cl 3: 17-25 a 4:1.

 

Fazer surgir, ter e manter uma disposição mental favorável ao Reino de Deus e à sua Justiça em toda e qualquer situação é antes de tudo um voto de confiança absoluta em Deus. Se você o invoca de vez em quando, se você o adora e o busca, então você deve ter ou estar disposto a cultivar essa atitude sempre. Somente podem ter e manter essa atitude quem crê em Deus e com ele quer desenvolver um relacionamento profundo e duradouro.

 

Fazer sempre o melhor é, ao final de tudo, uma questão de atitude. Se você não resolver agir dessa maneira, você terá resolvido agir de outra maneira e assim sucessivamente. Sempre resolvemos algo e baseados nesse algo que resolvemos, agimos. Somos felizes por termos a oportunidade de estarmos sendo esclarecidos quanto a isso. Não pense você que as coisas vão acontecer como uma espécie de mágica e encantamento. É necessário trabalho para que aconteçam.

 

O nosso Deus não é o "acaso" nem o "deus-dará", mas o Senhor, que criou os céus e a terra e tudo o que neles há! Por isso devemos ter atitude. Quem não tem atitude, acaba tendo no lugar uma atitude, só que governada por esses deuses estranhos o "acaso" e o "deus-dará". Resolva agir fazendo sempre o melhor, planeje agir assim e você será invadido por uma tremenda disposição mental favorável ao Reino de Deus e à sua Justiça propícia a fazer sempre o teu melhor.

 

Ao resolvermos tomarmos uma atitude, principalmente dessas que visa glorificar ao Senhor, devemos nos prepararmos com orações. Ore a Deus e apresente os teus propósitos e eles serão todos estabelecidos. Não ore e você será levado pela ocasião, a ocasião te levará ao ocaso e o ocaso  vai fazer você ter um caso com o acaso. Apesar da brincadeirinha com as palavras, nós cremos que tudo está no controle absoluto de Deus e que este jamais poderá ser surpreendido com alguma coisa.

 

Quando eu estudava em meu curso de teologia perguntei a um professor se Deus poderia correr riscos e, portanto, surpreender-se com algo. A resposta óbvia foi que não, pois ele tem controle sobre tudo. Nesse sentido, Deus nos parece transcedente e inalcansável por nossa mente limitada. A conclusão do raciocínio seria que em suas mãos somos robos controlados, dirigidos e teleguiados para um fim determinístico.

 

Estamos de volta as questões mais profundas e inconciliáveis da teologia: a soberania de Deus e a responsabilidade do homem. Eu não creio que somos robôs, mas também não creio que Deus não controle todas as coisas. De uma coisa estou certo: fazer sempre o melhor é o melhor a fazer sempre!

 

A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias

 

Ø       Terminei o livro de Provérbios – aleluias! - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.

Ø       Estou na pág. 379/656, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.

Ø       Estou com 17h07m10s de 25h03m39s de áudio ouvido(*) do livro As Institutas ou Tratado da Religião Cristã, Parte 4, João Calvino. (também estou ouvindo a CONSTITUIÇÃO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL – estou com 45m25s, de 01h51m41s).

=======

(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html).

 

Observações:

·         Estou também no 26/90 dias de meu compromisso relacionado à alimentação (ver http://www.jamaisdesista.com.br/2010/01/365-dias-de-proposito-dia-178365.html).

·         Estou no 00/00 dias de atividades físicas regulares (caminhada, natação, ginástica). Já comecei, mas ainda não registrei...aguardem!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.