INSCREVA-SE!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 196/365

Conquistando as Promessas de Deus – Salmos 119:38.
 
"Confirma a tua promessa ao teu servo, que se inclina ao teu temor." Este versículo "38" corresponde ao quinto bloco de 8 versículos cada e é o sexto versículo do seu próprio bloco. O Salmo 119 é um acróstico em que cada conjunto de 8 versículos se inicia com uma letra do alfabeto hebraico que tem 22 letras. Se fizermos as contas 22 x 8, encontraremos o número de versículos do salmo 119.
 
Cada um dos 22 blocos de 8 versículos se inicia com uma letra do alfabeto hebraico que contem 22 letras. A letra, no hebraico, a 5ª, que inicia este bloco de 8 versículos é o He (ח), numericamente equivale ao 5 (cada letra no hebraico corresponde a um número). O som corresponde ao som de "h". Também cada letra do alfabeto hebraico corresponde a um símbolo e o he representa "grito".
 
Outros exemplos: Aleph (boi)  , Beit (casa)  , Guimel (camelo)  , Dalet (porta)  , He (grito)  , Vav (Gancho)  , Zayin (arma)  , Heth (tufo), Thet (cobra)  , Yod (mão)  , Kaph (palma)  , Lamed (laço)  , Meim (água)  , Nun (peixe)  , Samech (apoio)  , Ayin (olho)  , Pei (boca)  , Tsadey (gafanhoto)  , Koph (macaco)  , Reish (cabeça)  , Sin  , Shin (dente)  , Tav ou tau (cruz).
 
Neste quinto bloco de 8 versículos, em questão, está escrito: "Ensina-me, ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim. Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei e observá-la-ei de todo o coração. Faze-me andar na verdade dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer. Inclina o meu coração a teus testemunhos e não à cobiça. Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade e vivifica-me no teu caminho. Confirma a tua promessa ao teu servo, que se inclina ao teu temor. Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons. Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me por tua justiça." (Sl 119: 33-40).
 
Para conquistar as promessas de Deus é necessário, ao meu ver ,três coisas: OUVIR; ACREDITAR e OBEDECER. 1°) É preciso OUVIR Deus falando conosco as suas promessas. 2°) É preciso ACREDITAR de todo coração, alma, forças e entendimento. 3°) É preciso OBEDECER, fazendo o que Deus está nos mandando. Repare que o salmista está pedindo ao Senhor confirmação da promessa (logo, ele já ouviu ela e a conhece muito bem e sabe que lhe foi dirigida a ele como servo) e alega que tem feito a sua parte: se inclinar ao temor do Senhor.
 
Amanhã, querendo Deus, a gente continua. Ok? A Deus, e somente a ele, toda a glória. Amém.
 
Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias
 
  • Iniciei Provérbios – estou no cap. 2/31 - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.
  • Estou na pág. 318/656, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.
  • Estou com 08h25m00s de 25h03m39s de áudio ouvido(*) do livro As Institutas ou Tratado da Religião Cristã, Parte 4, João Calvino.
=======
(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html).
 
Observações:
  • Estou também no 16/90 dias de meu compromisso relacionado à alimentação (ver http://www.jamaisdesista.com.br/2010/01/365-dias-de-proposito-dia-178365.html). Ontem, eu pesei: 84,6kg.
  • Estou no 00/00 dias de atividades físicas regulares (caminhada, natação, ginástica). Ainda está faltando eu estabelecer um compromisso de fazer exercícios físicos regulares para combater o sedentarismo e assim, dar mais glórias a Deus em meu corpo. Esse registro aqui é para ver quando eu irei agir...rs... tá demorando...

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.