sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 213/365 (sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010)

Estudos nos Salmos 34 – Provai e Vede que o Senhor é bom! 6
 
Antes de mergulharmos na análise dos versículos de 11 ao 14, onde o Espírito Santo irá nos ensinar o que é o temor do Senhor, não podemos deixar de ressaltar a parte "b" do versículo 8, ao qual eu estou elegendo-o como o principal versículo desse salmo. Diz-nos o verso 8: "Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.".
 
Bem-aventurado é quem? Aquele que se refugia no Senhor. Algumas versões trazem a palavra "confia" (Versão Almeida corrigida, revisada e fiel), no lugar de "se refugia". A seguir, o versículo 8 na Bíblia Interlinear com os respectivos números da cadeia de Strong's (siga os links da cadeia Strong's para navegar e descobrir o significado palavra por palavra sugeridos).
 
3068 2896 3588 7200 2938   
יְהוָ֑ה טֹ֣וב כִּי־ וּ֭רְאוּ טַעֲמ֣וּ
Yah·weh; to·vv ki- u·re·'u ta·'a·mu   
the LORD is good for and see taste
o senhor é bom como e vede provai
  2620 1397 835
בֹּֽו׃ יֶחֱסֶה־ הַ֝גֶּ֗בֶר אַֽשְׁרֵ֥י
bov ye·che·seh- hag·ge·ver ash·rei
In hin He-is-taking refuge is the man blessed
nele toma refúgio é o homem feliz
 
Sobre a palavra "refúgio", ou "tomar refúgio", que apresenta versões como "confiam": NAS EXHAUSTIVE CONCORDANCE. Word Origin: a prim. Root. Definition: to seek refuge. NASB Word Usage: has a refuge (1), seek refuge (3), seek shelter (1), sought refuge (1), take refuge (25), taken refuge (3), takes refuge (3). (NAS Exhaustive Concordance of the Bible with Hebrew-Aramaic and Greek Dictionaries. Copyright © 1981, 1998 by The Lockman Foundation. All rights reserved Lockman.org). STRONG'S EXHAUSTIVE CONCORDANCE: have hope, make refuge, put trust. A primitive root; to flee for protection (compare batach); figuratively, to confide in -- have hope, make refuge, (put) trust. http://www.biblebrowser.com/psalms/34-8.htm
 
Refugiar-se ou confiar nele têm ambos o mesmo sentido. Primeiramente, o Espírito Santo está a nos ensinar e até a desafiar-nos, como dantes já falamos, a prová-lo e ver, isto é, experimentar, passar pela experiência, comprovar depois disso que em todas as circunstâncias, sejam elas o que forem, que o Senhor é bom e completando a frase em conclusão nos diz: bem-aventurados, felizes, os que nele buscam refúgio ou nele confiam, isto é, não serão jamais decepcionados.
 
A confiança no Senhor requer uma entrega total e absoluta a Deus de que ele está no controle de tudo e de todas as coisas, tanto as visíveis quanto as invisíveis. Quando confiamos no homem, mesmo no amigo, poderemos nos decepcionarmos ou nos frustrarmos, mas em Deus, certamente isso não ocorrerá. O "provai" e o "vede" são apelativos, próprios de quem está querendo desafiar, provocar, instigar a pessoa a fazer aquilo que estamos propondo. A parte "b" do versículo é o reforço da idéia sugerida na parte "a", mostrando que serão bem felizes quem acreditar.
 
E você, acredita que Deus é bom e que são felizes os que nele se refugiam ou nele confiam? Quem confia no Senhor e tem a sua vida nas mãos de Deus, descansam das preocupações, conforme prega o Pr. Sabino, das "pré" ocupações, isto é, ocupar-se com algo que ainda nem existe, por isso que é "pré". Aprenda a descansar no Senhor, pois ele é o seu refúgio. O que é refúgio se não um esconderijo, um abrigo seguro? O Senhor é o teu abrigo seguro nas tempestades! Aleluias!
 
A análise dos versos de 11 a 14 e os demais ficarão para amanhã, querendo Deus. Tenha um bem-aventurado dia no refúgio do Senhor.
 
A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias
 
  • Estou no capítulo 6 do livro de Cantares – aleluias! - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.
  • Estou na pág. 410/656, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.
  • Estou com 20h26m39s de 25h03m39s de áudio ouvido(*) do livro As Institutas ou Tratado da Religião Cristã, Parte 4, João Calvino.
=======
(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html).
 
Observações:
http://www.biblebrowser.com/psalms/34-8.htm (amei este site e o recomendo! O único problema é que ele está em inglês)
 

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.