INSCREVA-SE!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 53 - Faltam 516 dias para 26/04/13 e 927 dias para a Copa

O grande líder fora derrotada em AI na primeira tentativa por causa de Acã que tinha desobedecido as suas ordens e pego coisas que não deveria daqueles que eles derrotaram em Jericó. Josué 7:1 Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.
Acã tinha cobiçado das coisas proibidas e assim trazido fragilidade ao povo de Israel e a sua vitória sobre Ai teve de ser adiada. Ele tinha cobiçado uma boa capa babilônica, 200 siclos de prata e uma barra de ouro. Josué 7:21 Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo.
Por causa disso, Israel fora derrotada e envergonhado e Josué ficou aborrecido e confuso tanto que indagou a Deus o que estava acontecendo e por que tinha feito o povo passar o Jordão. Ele atingiu limites perigosos, pois em sua indagação ele chega a acusar ao Senhor de o estar entregando eles nas mãos dos amorreus, para os fazerem perecer. Ele chega a praguejar dizendo que tomara nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão.
Josué estava embalado, confiante e de repente uma derrota que faria com que os cananeus se engrandecessem diante deles e viessem, eles e todos os povos, com toda força contra eles fazendo o grande nome do Senhor ser desraigado da face da terra. Ele realmente estava chateado e por isso falou como guerreiro que não compreendia o que se passava.
O Senhor, porém o exorta e lhe dá uma bronca dizendo porque ele estava ali prostrado, choramingando... Josué 7:10 Então, disse o SENHOR a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o rosto? Josué 7:11 Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram.
O Senhor lhe diz para se levantar e diz a razão por que Israel não pode triunfar. Deus é santo e exige santidade em seu meio. Ele diz que Israel tinha pecado, violando a sua aliança e assim, como seria ele com eles? O Senhor até lhe diz o que fizeram.
Agora o método de se achar a Acã diante de todo aquele povo... foi algo assim que contando ninguém acredita. Eu já passei por estripulias em minha vida sendo eu o autor da transgressão e sendo indagado diante de todo um pelotão, temi, tremi, e fiquei calado e ninguém me dedurou. Todos tiveram de “pagar o pato”, sendo que somente eu tinha feito a coisa. É terrível a sensação de que você está em tão grandes apuros.
O mesmo deve ter se dado com Acã. Ele nem imaginava que aquele sorteio de tribos, famílias, casas e homens fosse revelar ele, mas revelou. Eu fui poupado e certamente sofri o juízo de Deus, pois ninguém que faz algo errado fica impune e se fica, o juízo sobre esse é até maior e pior, no tempo devido de Deus.
Fizeram os sorteios e a sorte bateu em Acã, o autor da transgressão. Josué o intima e lhe pede que dê glórias a Deus e a ele renda louvores e depois confesse e ele confessou. Ai vem o juízo e este veio com rigor e fora punido não somente ele, mas todos os seus. Foi feito injustiça com os dele? Eu creio que não e ai imagino que houve cumplicidade.
Josué 7:24 Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor. Josué 7:25 Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou-os. Josué 7:26 E levantaram sobre ele um montão de pedras, que permanece até ao dia de hoje; assim, o SENHOR apagou o furor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor até ao dia de hoje.
Quem hoje ousa conturbar o Senhor? Tomemos cuidado, irmãos, com as nossas cobiças e as coisas cobiçadas; com as nossas alianças e cumplicidades; com o desejo malígno de nossos corações e com o que diz a nossa boca... vigia irmão(ã)! Por que perderias a tua bênção tão próxima de ti?
Depois de eliminado o mal de Israel, o Senhor lhes deu vitórias! Será que há alguma capa babilônica, ou prata e ouro condenados debaixo de sua cama, de sua tenda, de sua casa?
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.