INSCREVA-SE!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 36 - Faltam 533 dias para 26/04/13 e 944 dias para a Copa

Como prometido, a partir de agora e por algum tempo exploraremos esse encontro de Deus e de Moisés que está querendo ver a glória de Deus. Você também tem desejo de ver a glória de Deus? Anseia por isso e ora pedindo a Deus como Moisés que lhe mostre a sua glória?

Antes de entrarmos no assunto, permitam-me observar um detalhe interessante: é curioso observar que é Moisés quem fala ao Senhor em Ex 32:11 (Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse: O SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão? – g.n.) perguntando-lhe o porque de o Senhor ter acendido a sua ira ou seu furor contra o seu próprio povo que ele, Deus, tirou do Egito com grande força e com sua mão forte, no entanto, quando lemos Ex 33:1, é Deus quem diz a Moisés para ir e subir dali ele e o povo que ele fez subir da terra do Egito à terra que jurou dar a Abraão, Isaque e Jacó, dizendo: a tua descendência te darei.

Moisés diz que o povo é do Senhor e que o Senhor o tirou do Egito. O Senhor porém diz que o povo é de Moisés e que ele é quem tirou o povo do Egito. Vejamos o texto bíblico:

1.     Disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.

2.     E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,

3.     A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.

4.     E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios.

5.     Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.

6.     Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe.

7.     E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.

8.     E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.

9.     E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.

10. E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava. (Ex 33:1-10 – g.n.).

Quem afinal tirou o povo do Egito? Foi o Senhor que tirou o seu povo do Egito com grande força e forte mão e foi Moisés que tirou o seu povo do Egito. Não há contradição, mas perfeita harmonia, sincronização na linguagem e compreensão de ambos os papéis de cada um nos eventos. Moisés foi instrumento de Deus que agiu em nome de Deus e que foi levantado por Deus para ser líder do povo de Deus que continha a semente messiânica de Deus.

-         "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Rm 11:36).

-         "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele." (Cl 1:16).

Depois de Deus responder a Moisés que fora ele que fizera subir o seu povo do Egito à Canaã, ele, Deus, diz, e tornou-se de conhecimento do povo (não está claro a forma como tomaram conhecimento, mas havia a possibilidade de terem ouvido Deus falar com Moisés?), que enviaria um anjo adiante dele para expulsar os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus e que não subiria junto, no meio do povo, para não consumir o povo porque era um povo de dura cerviz.

A tristeza tomou conta do povo que ouviu (repito não está claro como foi este "ouviu", embora o texto diga que Deus disse a Moisés para dizer ao povo) e até deixaram os seus atavios. Reparem que eles o deixaram porque o Senhor tinha dito por intermédio de Moisés que deixassem esses atavios para ver o que ele havia de fazer.

Eles deixaram os seus atavios aos pés do Monte Horebe. Quais são os atavios que precisamos deixar ao pé do Monte que Deus está pedindo para deixarmos para que não venha ele com sua presença e nos consuma no caminho?

Até amanhã!

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.