INSCREVA-SE!

domingo, 23 de outubro de 2011

TEMA: Deus Existe e nos deixou um livro: a Bíblia! - 17 - Faltam 552 dias para 26/04/13 e 963 dias para a Copa

A presença do Senhor ali era bem forte, embora o quadro se mostrasse de grande medo e preocupação por não visualizarem qualquer saída natural, nem lógica. Ou haveria uma intervenção de Deus, sobrenatural, ou seria o fim do povo hebreu. Eles ainda estavam numa fase de conhecimento de seu Deus. Eles tinham visto seu grande poder ao humilhar os egípcios e que os conduzia pelo deserto com a sua presença, mas ainda não o conheciam.

A presença do Senhor que os acompanhavam de dia e de noite jamais os abandonou em todo o tempo do deserto. Isso serve de parábola para nós dizendo a nós que o seu Espirito Santo está conosco todos os dias, de noite e de dia, nos protegendo e nos guiando em tudo, até a terra celestial, de Canaã.

Êxodo 13:21 O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Êxodo 13:22 Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

Todo o trajeto do Senhor, no deserto, indo aqui e acolá, tudo era por direção de Deus. Deus mandava seguirem, eles seguiam; parar, eles paravam; dar a volta, eles rodeavam. Deus estava no controle de tudo, mas tudo mesmo. Moisés, grande líder, apenas seguia o que Deus orientava. Não era para temerem, mas não me julgo melhor do que eles; se temeram, quem sou eu para não temer também? É uma pena que isso seja assim, que nossos corações estejam tão desgarrados. Que pena!

Depois da bronca de Deus a Moisés, Deus dá as orientações de tudo o que deveriam fazer para saírem daquela situação difícil. Primeiro, uma ajudazinha extra. O anjo que ia a frente do povo, vai para a retaguarda. Quem era este anjo? Segundo a nuvem que de dia os cobria do sol e de noite os iluminava e os aquecia, agora era luz para eles durante a noite e escuridade para os egípcios, de modo que não conseguiram se encontrar.

Neste ínterim, Deus sopra um vento oriental e o mar se divide e passam pelo meio do mar a pés enxutos. Que travessia deveria ser aquela? Que maravilha seria aquela? Que povo de dura cerviz era aquele? Como somos estúpidos e tardios em cremos no Senhor. que pena!

Você já pensou em sair duma situação sem saída fazendo o que Moisés fez? Moisés, seguindo as instruções do Senhor (sempre foi assim!) levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o! glórias a Jesus! Tente sair de qualquer problema difícil ou impossível seguindo o que fez o grande líder: levanta o teu bordão, estende a mão sobre o obstáculo impossível e divide-o, vença-o, pois se abrirá uma porta "mágica" de saída inusitada!

Depois daquela bronca de Deus a Moisés, "por que clamas a mim? Diga ao povo que marcha", ele continua a dizer a Moisés: "e tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o". vejam o versículo:  Êxodo 14:15 Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Êxodo 14:16 E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

1. levanta o teu bordão

2. estende a mão sobre o mar

3. e divide-o

Isso tudo para que os filhos de Israel passem pelo mio do mar em seco. Isso dá uma tremenda pregação. Como resolver problemas impossíveis?

Os egípcios vendo aquele grande milagre de livramento ao invés de temerem e fugirem, resolvem encarar o desafio. Deus, diz a palavra, endureceu o coração deles e foram para cima, para morrerem todos debaixo do mar e serem tragados pelas profundezas. Todos morreram! Deus quis fazer assim, Deus fez desse modo. Ele, de ante-mão, já tinha avisado Moisés que isso faria e fez.

No comentário da BEG de Miquéias 7:19 diz que a jornada de Israel começou com Deus lançando os egípcios ao mar vermelho. Agora sim, o Egito ficou para trás e Israel nascia como nação independente, livre.

Até Canaã muita coisa irá acontecer nesse deserto e veremos em parte algumas delas, ois nosso foco está mesmo é na linhagem messiânica que Deus vai preservando ao longo dos tempos até chegar no Messias, o redentor!

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.