INSCREVA-SE!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

TEMA: Deus Existe e nos deixou um livro: a Bíblia! - 11 - Faltam 558 dias para 26/04/13 e 969 dias para a Copa

De Isaque e Rebeca vem Jacó e Esaú, ou, na ordem, Esaú e Jacó. No entanto, não foi nada fácil. Rebeca era estéril e Isaque teve de pagar o preço em oração para que Deus a tornasse fértil. Gênesis 25:21 Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. Novamente parecia que a semente da mulher não iria nascer ou que estava muito comprometida. Que luta!
Nova espera para que se cumpra a palavra da promessa. Sara era estéril, Rebeca estéril e até, futuramente, a Raquel, veremos isso em breve, será estéril e todas elas foram as mães dos descendentes que nos levaram até a semente, Cristo. Nisso o Espírito Santo está falando, ou mesmo gritando, que é dele que vem a bênção e não do homem, nem de seu esforço.
Nasce então dois, os gêmeos, e em seu ventre, Rebeca testemunha a luta deles. Esaú vem primeiro, mas no seu calcanhar, Jacó. Deus amou a Jacó e desprezou a Esaú. No devido tempo, Esaú rejeita a sua primogenitura e a vende ao astuto Jacó por um simples prato de lentilha por que estava com fome.
Satanás fica oferecendo assim muitos pratos de lentilha para nós e nós estamos aceitando trocar as bênçãos de Deus por um prato que somente satisfaz ali, na hora. Esaú se entristeceu e com lágrimas buscou a cura, mas não a encontrou, por que não achou lugar para arrependimento em seu coração tomado pelo engano do pecado.
No livro que estou lendo atualmente, A ESPIRAL HERMENÊUTICA – uma nova abordagem à interpretação bíblica, de Grant R. Osborne, ed. Vida Nova, pg 131, encontrei uma explicação interessante apontando a diferenciação entre os termos arrependimento, remorso e conversão. Vou tentar reproduzir:
Arrependimento: é originário de um mau comportamento, mais o sentimento de tristeza por isso, mais uma mudança de comportamento.
Remorso: é originário de um mau comportamento, mais o sentimento de tristeza por isso. (Não há uma mudança de comportamento, conseqüente).
Conversão: é originário por causa de um mau comportamento, mais uma mudança de comportamento. (Não há sentimento de tristeza presente).
Esaú, como Judas q      eu traiu a Jesus, apenas sentiram remorso e não se arrependeram. Devemos cuidar de nossos corações para que o peso do pecado não nos engane e nos afaste da simplicidade do evangelho fazendo com que sintamos remorsos e não arrependimento.
Esaú nos tempos atuais correspondem ao povo do Líbano que está em conflito com Israel pela Palestina? É incrível como até hoje Esaú persegue Israel e como eles não se entendem, apesar do pai comum, Isaque. O livro do profeta Obadias fala de profecias terríveis envolvendo Esaú...
Voltando à linhagem messiânica, vamos para Jacó que depois de enganar a Isaque recebe a bênção da primogenitura e foge de sua terra para ir para uma terra onde Deus está preparando a Raquel para ser a mãe do herdeiro que continuará a propagar a semente que esmagará a cabeça da serpente.
Com tudo isso, ainda estamos adorando outros deuses, lamentavelmente... Amanhã,  prosseguiremos...
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.