INSCREVA-SE!

sábado, 8 de outubro de 2011

TEMA: Deus Existe e nos deixou um livro: a Bíblia! - 2 - Faltam 567 dias para 26/04/13 e 978 dias para a Copa


A nossa história é uma história de criação, de queda, de redenção e de consumação. A história geral é assim, a começar com a criação dos céus e da terra e de tudo o que neles há e terminar com novos céus e nova terra. Este novo não significa outro, mas este renovado. Assim como não serei outro, mas serei renovado, revestido (I Co 15: 44, 53). Repare que a Bíblia conta exatamente isso, pois fala da nossa história. De Gênesis à Apocalípse, encontraremos, claramente, a criação, a queda, a redenção e a consumação.

Vamos fazer um passeio mais resumido passando por todos os livros e tentando compreender a intenção do autor do texto, Deus, o Criador.

Em Gênesis nós temos o relato de como tudo começou e que o Criador tudo fez para a sua glória. Mostra os detalhes da criação e o número de dias em que isso se consumou. Com tudo criado e organizado, Deus coloca o homem que ele criou para ser o seu vice-gerente, no entanto, acontece a queda onde se destacam as pessoas de Deus, do homem, da mulher, da serpente e de satanás.

Houve um incitamento à desobediência e a escolhida para dar o pontapé inicial, nesse jogo (creio que já estamos na prorrogação ou nos penaltis) foi a mulher, no entanto, estava ali também, junto, o homem. A serpente começa seu discurso e seu objetivo é a queda do homem criado. Adão foi criado com livre-arbítrio, ou seja, com a capacidade de escolher entre o bem e o mal. O único da espécie. O único em todo o universo. Não houve ninguém antes, nem houve ninguém depois deles. A queda matou o livre-arbítrio e o enterrou com Adão/Eva.

Adão se cala e deixa a conversa se desenvolver e a serpente está prestes a dar seu bote fatal, seu veneno de víbora é mortal. O Criador já tinha advertido que se comessem da fruta que não era para comer, morreriam. No entanto, a serpente diz que não é bem assim como Deus disse e ainda reforça, certamente não morrereis – Gn 3:4.

A quem daremos crédito? Eles deram crédito à palavra de Satanás e nós para quem estamos dando créditos hoje? Ao ouvirem e atenderem a Satanás, o pecado entrou no mundo e tudo foi contaminado, até a própria natureza que hoje espera a sua redenção.

Romanos 8:19 A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.

Romanos 8:20 Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou,

Romanos 8:21 na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Romanos 8:22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.

Romanos 8:23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.

Deus então na viração do dia procura por Adão que tinha se escondido, mas ele nunca tinha se escondido antes, por que agora? Ele fez a sua escolha: o mal, o pecado, a desobediência, a escravidão. Foi ali que ele perdeu seu livre-arbítrio e agora a sua inclinação de seu coração seria continuamente malígna.

Deus então fala, chama Adão, faz perguntas e profere palavras de juízo e de salvação. Para cada um ele dirige a sua palavra.

Amanhã, prosseguiremos... meditem, reflitam nisso.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.