INSCREVA-SE!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

TEMA: Deus Existe e nos deixou um livro: a Bíblia! - 12 - Faltam 557 dias para 26/04/13 e 968 dias para a Copa

Abraão gerou Isaque de Sara que gerou Esaú e Jacó de Rebeca. Jacó após enganar a seu pai Isaque e receber a bênção no lugar de seu irmão, por orientação da mãe, foge para Padã-Arã, à casa de Labão, filho de Betuel, o arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú. Compare com Gênesis 25:20 era Isaque de quarenta anos, quando tomou por esposa a Rebeca, filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, o arameu.
Deus deu a Isaque, por mulher, a filha de Betuel, o arameu, de Padã-Arã. Labão era irmão de Rebeca. Deus também deu a Jacó, por mulher, Raquel, filha de Labão, neta de Betuel, o arameu. A esposa de Jacó era sobrinha da mãe de Jacó, portanto sua prima. Tudo em família. É de se refletir a importância deste arameu, Betuel, que acabou gerando duas esposas que foram as mães dos descendentes de Deus.
Quem sabe, numa outra oportunidade, não venhamos a estudar um pouco mais dessa família e desse povo arameu. Se não me falhe a memória a língua aramaica vem deles. Jacó então se encanta com Raquel, mas seu primogênito vem de Lia, sua irmã. Foi uma luta conseguir filhos com Raquel e, novamente, a batalha de oração do esposo pela esposa que também era estéril.
Novamente Deus dizendo para nós que é ele quem controla todas as coisas e que governa com seu poder e força e faz do seu jeito. Depois de muita luta, Raquel concebeu, mas a escolha de Deus não caiu sobre os filhos de Raquel, mas sobre o quarto filho de Lia: Judá! De Raquel, veio aquele que iria ser levantado por Deus para preparar o povo para ir passar um tempinho no Egito. José era seu nome. A história de José é linda e ocupa boa parte de Gênesis e ela mostra a providência de Deus cuidando de seu povo, no entanto não irei me aprofundar ou comentar algo a mais.
A história se desenvolve e o povo depois de uma fome terrível vai parar no Egito. Jacó então vai para o Egito com os seus descendentes. Exodus 1:5 diz que os que descenderam de Jacó que foram para o Egito foram 70, Atos 7:14 fala que foram 75 pessoas ao todo, mas eu não sei ao certo quantas pessoas fora para o Egito. Na verdade, nem me aprofundei na pesquisa. Uma coisa é certa: eles eram mais do que 70 e foram habitar na terra do Egito, na região de Gósen.
Ali, naquela terra, Deus permitiu o crescimento populacional de seu povo que começou a ameaçar os egípcios e tiveram medo. Razão pela qual articularam oprimirem o povo para evitar que crescessem ainda mais, mas o resultado foi o contrário do planejado e então houve a ordem para eliminar as crianças hebréias. Nessa época, Deus levanta um homem, Moisés.
E a linhagem messiânica? Nós tínhamos chegado em Jacó, Judá e entramos na história do povo hebreu no Egito. Sem entrar em detalhes, e há muitas histórias interessantes e mensagens a pesquisar e estudar, depois de Judá, teremos, Péres, Esrom, Arão ou Arni, Admim, Aminadabe, Naasson. Foram contemporâneos de Moisés, provavelmente, Arão, Admim, Aminadabe, Naasson e talvez Salá, o trisavô de Davi!
A história da libertação do povo hebreu do Egito é muito engraçada. Deus fez tudo, tudo... Amanhã,  prosseguiremos...
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.