INSCREVA-SE!

domingo, 30 de outubro de 2011

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 24 - Faltam 545 dias para 26/04/13 e 956 dias para a Copa

Uma vez derrotados os amalequitas, antes de subir o monte Sinai onde Deus e Moisés irão ter momentos especiais de relacionamentos nos quais o povo será contemplado com a perfeita, justa, boa e agradável lei do Senhor, Moisés recebe a visita de seu sogro.

Moisés, temente a Deus, homem manso, o mais manso da terra, está a julgar o povo e a fila se torna enorme. Ele não consegue fazer outra coisa e o tempo todo está ocupado ensinando, instruindo, julgando, trabalhando, produzindo.

Jetro, seu sogro, estava ali contemplando tudo aquilo e viu que o que Moisés fazia embora mostrasse abnegação e vontade de ajudar, não produzia bons frutos e cansavam tanto ele quanto o povo. Jetro então se aproxima dele e lhe mostra que aquela tarefa necessária e importante poderia ser feita mais eficazmente.

Podemos reparar nessa dica de Jetro que Deus levanta homens e os capacita para juntos fazerem a sua própria obra.  Às vezes, pensamos que estamos sozinhos ou que somente nós é que sabemos ou podemos fazer uma grande obra de Deus, mas essa lição não fala dessa pessoa especial, antes de que Deus levanta vasos que estejam comprometidos com a visão que Deus deu ao líder e assim o ajudam.

Não era obra de Moisés conduzir o povo, mas era a obra do próprio Deus que levantou o seu grande líder, Moisés, para essa tarefa. Ter a consciência de que a obra é de Deus nos dá descanso nele mesmo e nos ajuda a sermos mais humildes. Foi assim com Moisés, pois quando Jetro chamou a sua atenção ele não se opôs, antes aceitou, de bom grado, seus conselhos.

Se Deus colocou em seu coração uma grande obra que na verdade não é sua, mas de Deus, creia-me que ele também levantará todo o restante que se fizer necessário para que a sua obra seja feita.

Outra coisa interessante que devemos estar atentos é que Deus se importa com as tarefas que fazemos e não somente isso, mas com a forma que as fazemos. Foi Deus quem levantou a Jetro e quem incomodou a Jetro a auxiliar seu genro. Deus estava aprovando o trabalho de Moisés e sua iniciativa, aliás, por ele mesmo incitada, mas Deus queria melhorias naquilo.

Ele poderia também ter falado diretamente com Moisés a quem tinha por hábito assim falar, mas preferiu usar outra pessoa. Deus levanta quem ele quer e usa quem ele quer da forma como ele quer. Deus levantou seu sogro e depois os líderes de 1000, de 100, de 50, de 10 e assim por diante. Nem todos podemos ser líderes, mas todos podemos servir a Deus com nossos corações dispostos a louvar-lhe, adorar e glorificar o seu nome.

Com essa dica posta em aplicação todo o povo se alegrou e ainda pode ter assistência de primeira qualidade, também o grande líder pode descansar mais, outros líderes puderam ser treinados, capacitados e levantados.

Amados, nosso Deus é tremendo!

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.