INSCREVA-SE!

domingo, 9 de outubro de 2011

TEMA: Deus Existe e nos deixou um livro: a Bíblia! - 3 - Faltam 566 dias para 26/04/13 e 977 dias para a Copa

Repito: a nossa história é uma história de criação, de queda, de redenção e de consumação.

Quando foi que foram se esconder por entre as árvores do jardim? Quando ouviram a voz do Senhor Deus que andava no jardim pela viração do dia. O Senhor os chamava: - onde estás? Adão responde então dizendo que tinha ouvido a sua voz no jardim, mas como estava nu, teve medo e se escondeu.

A pergunta de Deus é profunda: - quem te fez saber que estavas nu? A outra pergunta ligada a esta é se eles tinham comido da árvore que Deus tinha ordenado que não comessem. É óbvio que Deus, em sua onisciência, de tudo sabia, mas a sua atitude demonstra interesse no relacionamento com a sua criação. Deus se importa, quer saber, entrega a eles liberdade, mas eles estão agora fugitivos e desconfiados. Entrou o medo, o pecado, a incredulidade, a dúvida e isso dificulta todo e qualquer relacionamento.

A resposta do homem é evasiva e põe a culpa tanto em Deus quanto na mulher, mas nada assume para si. É como se ele tentasse argumentar dizendo que não tinha culpa alguma, afinal quem lhe deu do fruto foi aquela que ele, Deus, tinha lhe dado por esposa. Ora se Deus não lhe tivesse dado aquela como esposa, ele não teria comido do fruto. A resposta de Adão ainda põe a culpa na mulher. É como se Adão tivesse dizendo para Deus, estás vendo que mulher errada, ela não poderia ter me oferecido do fruto.

No relacionamento onde não há confiança, não há verdades, não há entrega, não há comunhão, mas mentiras, falsidades, medos e muitas desculpas. Sempre é o outro o culpado, mas não admitimos que erramos. É um mecanismo de defesa, mas malígno, pois protege apenas o nosso egoísmo e orgulho.

Deus não rebate as suas acusações e então se volta à mulher com outra pergunta: - que é isso que fizeste? Eva, acuada pela pergunta de Deus, também não assume nada, antes transfere toda culpa para a serpente dizendo que fora enganada e comera assim do fruto proibido. Ninguém assume nada, mas transferem a culpa. De fato, a mulher fora enganada e com o consentimento de seu esposo Adão que a tudo presenciava e nada fez para impedir a tragédia.

Já para a serpente, Deus nada pergunta. A sentença de maldição é imediata e baseada no que ela fez:

-         Maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos

-         Rastejarás sobre teu ventre

-         Comerás  pó todos os dias da tua vida

-         Porei inimizade entre ti e a mulher

-         Porei inimizade entre a tua descendência e o seu descendente

-         Este te ferirá a cabeça

-         Tu lhe ferirás o calcanhar

Amanhã, prosseguiremos... meditem, reflitam nisso.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.