INSCREVA-SE!

sábado, 14 de maio de 2011

Faltam 713 dias para 26/04/13

TEMA: ... a palavra da pregação ... 6 – I Ts 2:13

 

Para quem haveremos de pregar? O que haveremos de pregar? Como iremos pregar? Quando iremos pregar? O que precisamos para pregar? Quem de nós pode pregar? Jesus já nos deixou há mais de 2000 anos e quando nos deixou ele disse aos seus discípulos que voltaria para completar o reino de Deus que ele inaugurara com a sua primeira vinda.

 

Ele nos deixou, conforme esté escrito, para ir para o Pai, segundo ele, preparar-nos lugar. Está tudo escrito e ele seguiu o script do que estava escrito e nada foi feito sem que estivesse escrito nas Escrituras. As Escrituras são por nós conhecida como a Bíblia toda de Gênesis à Apocalípse, sendo que na época da primeira vinda, de inauguração do reino de Deus, as Escrituras iam de Gênesis à Malaquias.

 

É importante para nós conhecer o pano de fundo da época e como eles recebiam as sagradas letras e tudo examinavam, conforme está escrito. O cânon hebraico era assim constituído de 39 livros,assim distribuídos e organizados:

 

  1. A lei. Era conhecida como Torah (lei) e continha os 5 primeiros livros: Gn; Ex; Lv; Nm e Dt.
  2. Os profetas anteriores (Js; Jz; 1 e 2 Sm; 1 e 2 Re) e posteriores (Is; Jr; Ez e o livro dos doze, os profetas menores: Os; Jl; Am; Ob; Jn; Mq; Na; Hc; Sf; Ag; Zc e Ml).
  3. Os Escritos que incluiam Sl; Pv; Jó; Ct; Rt; Lm; Ec; Es; Dn; Es; Ne e 1 e 2 Cr.

 

Conforme diz Wilf Hildebrandt, Israel organizou e apresentou sua fé e crenças de acordo com o cânon triplo da 1. Lei; 2. Os Profetas anteriores e posteriores; e, 3. Os Escritos. E é esta estrutura formal final das Escrituras do AT que o povo de Deus reconheceu e aceitou como seu cânon constituído e que testemunha sobre a fé de Israel.

 

Continuaremos, pela graça de Deus, amanhã.

 

A Deus toda a glória!

Overall rating
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.