INSCREVA-SE!

domingo, 15 de maio de 2011

Faltam 712 dias para 26/04/13

 

TEMA: ... a palavra da pregação ... 7 – I Ts 2:13

 

Continuando...

 

Os discípulos de Jesus não tinham ainda o Novo Testamento porque seriam eles, Deus elegendo alguns deles e aprovando seus escritos, quem iriam escrever, divulgar, propagar e ensinar as coisas que Jesus Cristo trouxe e revelou. O próprio Senhor Jesus Cristo nada deixou escrito, mas coube aos seus apóstolos esta tarefa.

 

Tudo o que Jesus falava, ensinava, ministrava tinha apoio na Escritura. A ênfase na Sagrada Escritura é ressaltada em todo o Novo Testamento. O próprio Novo Testamento traz também interpretações do Antigo Testamento. A palavra da pregação que eles pregavam não podia ser deles mesmos, mas como está escrito,...

 

Assim, é importante termos em mente as Escrituras como eles tinham e a partir dela, buscar nela o Cristo de que ela tanta fala. Cristo procurava demonstrar pelas Escrituras a sua obra, a sua pessoa, a sua morte, ressurreição. "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" (João 5:39).

 

Como já vimos, o cânon hebraico era constituído de 39 livros, para eles naquela época, assim distribuídos e organizados:

 

  1. A lei. Era conhecida como Torah (lei) e continha os 5 primeiros livros: Gn; Ex; Lv; Nm e Dt.
  2. Os profetas anteriores (Js; Jz; 1 e 2 Sm; 1 e 2 Re) e posteriores (Is; Jr; Ez e o livro dos doze, os profetas menores: Os; Jl; Am; Ob; Jn; Mq; Na; Hc; Sf; Ag; Zc e Ml.
  3. Os Escritos que incluiam Sl; Pv; Jó; Ct; Rt; Lm; Ec; Es; Dn; Es; Ne e 1 e 2 Cr.

 

Em cada momento de seu estudo e reflexão no Antigo Testamento, a partir de agora, busque o Cristo que nela está e, dessa forma, aprimore seus conhecimentos do Novo Testamento, a fim de que sejam reforçados os ensinanentos do Senhor e façam, como está escrito, a sua obra nesta terra enquanto ainda dá tempo.

 

Tendo estas coisas em mente, não façam EISEGESE, isto é, não tragam para a Bíblia as suas crenças, antes, da Bíblia faça a EXEGESE, isto é, extraiam dela as crenças que Deus nos revelou e que vivendo por elas alcançaremos a vida (Cristo é a vida!).

 

Ao final de tudo veremos que Cristo é tudo! "... elas que de mim testificam ..." (Jo 5:39). Agora, teremos aula de Escola Bíblica Dominical – vamos à escola? Continuaremos, pela graça de Deus, amanhã.

 

A Deus toda a glória!

Overall rating
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.