INSCREVA-SE!

segunda-feira, 22 de março de 2010

365 dias de propósito! Dia 244/365

TEMA: Buscai e Invocai o Senhor enquanto... – Is 55
 
Aleluias! Ontem tive mais uma oportunidade de anunciar a palavra de Deus e sua parte escrita está disponível para sua avaliação e aproveitamento no que couber: http://www.scribd.com/doc/28735139/Pregacao-Honra-a-Teu-Pai-e-a-Tua-Mae-21-03
 
Hoje, daremos início a uma série de palavras do Senhor relacionado à temática de buscar e invocar o Senhor, óbvio, enquanto se pode achá-lo. A palavra “enquanto” quer nos dizer algo e devemos estar atentos e aproveitarmos enquanto pudermos aproveitar. “buscar”, “invocar”, “enquanto”,  são palavras que nos apontam na direção da perseverança.
 
Assim, nossa meditação terá por finalidade principal exortar cada um de nós à perseveração, ou seja, nós não iremos desistir jamais de buscar e de invocar o Senhor. Jamais desista de buscar e de invocar o Senhor. Aleluias!
 
Iremos reproduzir abaixo todo o capítulo 55 que contém apenas 13 versículos. São poucos os versículos, mas poderosos para agir em nossos corações gerando vida e vida com abundância.
 
1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.
3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.
4 Eis que eu o dei por testemunho aos povos, como príncipe e governador dos povos.
5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para junto de ti, por amor do SENHOR, teu Deus, e do Santo de Israel, porque este te glorificou.
6 Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,
9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,
11 assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
12 Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.
13 Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto.” (Is 55: 1-13).
 
O livro de Isaias com seus 66 capítulos é considerado por muitos estudiosos como o livro resumo de toda a bíblia. Tem gente que faz até as divisões em 37 + 29, como se os primeiros 37 capítulos representassem o VT e os 29 restantes, o NT. Como estamos refletindo no capítulo 55, estamos então fazendo uma meditação no NT daquela época. Os discípulos, os primeiros cristãos, por exemplo, não dispunham do NT.
 
O título do capítulo 55 na Bíblia de Russel Shedd é “graça oferecida gratuitamente a todos”. “Graça de graça” ,engraçado, não é? Que palavra maravilhosa: graça! Vire-se para alguém, não se importe com nada, apenas lhe diga olhando em seus olhos: “é de graça! É tudo de graça!”. O título de nossa reflexão deveria também se chamar de MARAVILHOSA GRAÇA. No entanto, voltemos para o que já nos propusemos falar, isto é, sobre perseverança.
 
Nem sempre, irmãos, boa música e canção significam adoração. Elas não são sinônimas. Cantar bem, de forma profissional e sem erros é muito belo, mas a adoração é muito mais do que isso. O mesmo se dá com a pregação. Ela pode ser muito eloquente, vibrante, uma verdadeira obra de Deus, mas se não tiver a unção de Deus, para nada servirá. Boa pregação não é sinônimo de palavra de Deus. É preciso mais do que isso e somente os que buscam, os que invocam e portanto perseveram sabem disso. O capítulo 55 nos fala de um convite aos que têm sede!
 
Você reparou que no dia de hoje o primeiro versículo fala aos que tem sede convidando-os a vir às águas? É de graça, eu ressalto! É hoje que também se comemora no mundo o Dia Mundial da Água. “O Dia Mundial da Água foi oficialmente instituído pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993 com o objetivo de estimular governos e empresas de todo o mundo a promover ações que ampliem o uso consciente e responsável dos recursos hídricos. O tema da campanha deste ano é "Água limpa para um mundo mais saudável".” (http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/diadaagua/).
 
Se você mantiver a sua Bíblia aberta para acompanhar a nossa reflexão, você irá navegar muito em suas águas. Estas são verdadeiras águas nas quais mergulhamos e jamais morremos afogados. Ela saceia a nossa sede, mata a nossa fome, revigora nosso ser, refrigera nossa alma, lubrifica nossas juntas, purifica nosso corpo, limpa nossas mente, dá vida ao nosso espírito e aumenta a nossa fé. Aleluias!
 
Os nossos líderes estão precisando das águas oferecidas gratuitamente por Deus para tratar dos problemas relativos à conscientização de governos e de empresas em todo o mundo a fim de promoverem ações de uso consciente e responsável de tudo quanto é recurso disponível. É de graça! Vinde! Vós que tendes sede: vinde às águas!
 
A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias
 
  • Estou no capítulo 21 do livro de Jeremias - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.
  • Estou ainda na pág. 475/660, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.
  • Estou com 02h28m38s de 9h15m40s de áudio de CALVINISMO – o canal em que se moveu a Reforma do século 16, enriquecendo a vida cultural e espiritual dos povos que o adotaram. O sistema que hoje a igreja cristã deve reconhecer como bíblico – de Abraham Kuyper (1837 – 1920).
 
Observações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.