INSCREVA-SE!

sábado, 20 de março de 2010

365 dias de propósito! Dia 242/365

 

TEMA: Honra A Teu Pai E A Tua Mãe 6 – Dt 5:16

 

Agora que já fizemos uma rápida passagem pelos 10 mandamentos e vimos muito, mas muito mesmo, superficialmente, sua importância, vamos meditar um pouco agora no quinto mandamento, conforme está registrado em DT 5:16: "16  Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.".

 

O Senhor nos ordena a honrar o pai e a mãe para que:

Ø       Se prolonguem os nossos dias (vida longa!);

Ø       Para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus (prosperidade!).

 

Algum hipócrita poderia perguntar o que é honrar pai e mãe ou como honrar pai e mãe? Será que se faz necessário entrarmos no mérito? Eu não preciso explicar nadinha para ninguém, pois todos sabemos se estamos ou não honrando aos nossos pais. Você tem honrado aos seus pais? Ou tem enrolado? Honrado ou enrolado?

 

Como já dissemos tem muita gente correndo, trabalhando, se esforçando, ficando até tarde envolvido com afazeres, reuniões, planos, estratégias. Está tão absorvido em atividades que já se esqueceu daqueles que Deus lhe confiou para contigo andar. Você sabia que a tua tão esperada bênção pode estar na distância de apenas uma bênção de teu pai e você anda de um lado para o outro procurando por ela?

 

Trabalha duro. Estuda. Gasta. Investe. Procura amizades, envolvimento com políticos e amigos influentes. Ora, jejua, lê a bíblia, não falta aos cultos, devolve o dízimo, investe na obra missionária, mas não honra a seu pai nem a sua mãe. De repente, Deus escondeu a tua bênção nas mãos debilitadas e até fraquinhas de teu pai ou mãe e você a rejeita!

 

Honrar ao pai e a mãe é ter, no mínimo, respeito pela pessoa que eles representam. É parar de vez enquando a sua rotina maluca de vida e dar-lhe atenção. É se importar de verdade. É abraçar e tolerar algumas de suas manias e jeitos. É ouvi-lo, ainda que as histórias sejam repetidas. É dar presentes. É passear e caminhar com ele. É descansar em seus braços e receber carinho. É beijar. É amar. É fazer a sua vontade. É antecipar a sua necessidade e desejo e procurar surpreendê-lo. É retirar dele, do íntimo de seu ser, um sorriso. Eu resumiria tudo isso em ATENÇÃO, RESPEITO, EDUCAÇÃO, CARINHO E AFETO. Faça ao seu pai e a sua mãe o que você gostaria que o seu filho fizesse a você.

 

Está escrito: "Deuteronômio 27:16 Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém!". E tem mais: "Exodo 21: 15 Quem ferir seu pai ou sua mãe será morto. (...) 17 Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe será morto.". também no livro de Provérbios iremos encontrar muitas citações que nos advertem a honrarmos pai e mãe.

 

Quem não honra a seu pai que está na terra a quem tem a oportunidade de vê-lo todos os dias e com ele ter contato, como poderá honrar a seu Pai que está nos céus ao qual não vê. Como podes tu dizer que ama o Senhor e ainda ora: Aba, Pai; Paizinho querido; Papai; Pai que está nos céus, etc?

 

Há muito o que falar e meditar, amanhã, iremos concluir.

 

A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias

 

Ø       Estou no capítulo 15 do livro de Jeremias - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.

Ø       Estou ainda na pág. 475/660, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.

Ø       Estou com 01h45m33s de 9h15m40s de áudio de CALVINISMO – o canal em que se moveu a Reforma do século 16, enriquecendo a vida cultural e espiritual dos povos que o adotaram. O sistema que hoje a igreja cristã deve reconhecer como bíblico – de Abraham Kuyper (1837 – 1920).

 

Observações:

·         Estou também no 65/90 dias de meu compromisso relacionado à alimentação (ver http://www.jamaisdesista.com.br/2010/01/365-dias-de-proposito-dia-178365.html).

Estou no 00/00 dias de atividades físicas regulares (caminhada, natação, ginástica). Sem tempo algum...trabalhando, estudando,...

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.