INSCREVA-SE!

quarta-feira, 17 de março de 2010

365 dias de propósito! Dia 239/365

TEMA: Honra A Teu Pai E A Tua Mãe 3 – Dt 5:16
 
Bem, vejamos o que encontramos em DT, capítulo 5. Mantenham a sua Bíblia aberta, pois iremos navegar muito em suas águas. Estas são verdadeiras águas nas quais mergulhamos e jamais morremos afogados. Ela saceia a nossa sede, mata a nossa fome, revigora nosso ser, refrigera nossa alma, lubrifica nossas juntas, purifica nosso corpo, limpa nossas mente, dá vida ao nosso espírito e aumenta a nossa fé. Aleluias!
 
A Palavra de Deus é o meio escolhido por Deus para revelar ao homem a sua vontade. Estudá-la e nela meditar é essencial para àqueles que são chamados pelo Senhor para uma vida de santidade como filhos benditos de Deus. Se você é da família de Deus, você deve honrar e amar a sua palavra para que tudo te vá bem nesta terra. Se alguém a rejeitar, melhor seria amarrar ao seu pescoço “uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar” (Mt 18:6).
 
Desculpem o exagero, mas a ênfase é importante. A título de esclarecimentos, a mó de azenha ou pedra de moinho era uma pedra enorme e circular que era movida por um asno que a girava sobre outra pedra semelhante com o fim de moer o grão. Eu estou afirmando em bom e alto som que a vida está na Palavra de Deus e a morte fora dela.
 
1 E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir.
2 O SENHOR nosso Deus fez conosco aliança em Horebe.
3 Não com nossos pais fez o SENHOR esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos.
4 Face a face o SENHOR falou conosco no monte, do meio do fogo
5 Naquele tempo eu estava em pé entre o SENHOR e vós, para vos notificar a palavra do SENHOR; porque temestes o fogo e não subistes ao monte), dizendo:
6 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão;
 
Gerard Van Groningen comenta tão bem este episódio em suas análises exegéticas. Ele afirma que Deus falou. Nós lemos e relemos, meditamos, escrevemos e não percebemos o que é Deus falar. Deus falou! Foi realmente um ato teofânico de proporções gigantescas, pois sua voz foi ouvida e testemunhada por mais de 5 milhões de pessoas.
 
Do meio do fogo, face a face, no monte, o Senhor, disse Moisés, falou conosco! Eu imagino a cena que também o autor de Hebreus relata com propriedade e assombro afirmando quão terrível é Deus e que com ele devemos ter cuidado e temê-lo sempre para o nosso bem.
 
18 Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, 19 E ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais; 20 Porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo. 21 E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo.” (Hb 12: 18-21).
 
Dá para imaginar a cena que deixou Moisés assombrado e tremendo? Se Moisés estava assim, como não estavam o povo em número de uns 5 milhões de pessoas? Eu acho que toda a natureza ali estava constrangida e assustada. Os animais, as árvores, os pássaros, tudo estava tremendo de medo e de pavor pela manifestação teofânica. O próprio povo, depois pediu que Deus jamais falasse desse jeito com eles novamente e Deus gostou disso dizendo que bom seria se o temessem sempre desse jeito.
 
A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias
 
  • Estou no capítulo 6 do livro de Jeremias - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.
  • Estou ainda na pág. 475/660, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.
  • Estou ouvindo 12h02m29s de 13h26m47s de áudio do livro UMA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRISTÃO - Dos Primórdios ao Concílio de Calcedônia - Justo L. González.
 
Observações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.