INSCREVA-SE!

domingo, 14 de março de 2010

365 dias de propósito! Dia 236/365

 

TEMA: Davi, Homem Segundo o Coração de Deus 2– I Cr 14

 

Continuando nossa meditação e já finalizando, Davi era um homem segundo o coração de Deus porque:

 

4) Não confiava  em  sua  própria sabedoria (14.10). Ai daquele que confia em si mesmo e se acha o tal, insubstituível. Graças a Deus eu sofri muitas derrotas em minha vida que fizeram com que eu não confiasse em mim mesmo. Não é bom nem desejo que ninguém seja derrotado para aprender a não confiar em si mesmo.

 

5) Dava a Deus a glória pelas suas vitórias (14.11). Essa atitude mental, essa disposição de mente de dar glórias a Deus é uma questão de maturidade espiritual própria daqueles que não confiam em si mesmos. Somente dá glórias a Deus em suas conquistas os que reconhecem que são vasos e que a excelência não está no vaso, mas no oleiro que dá ao vaso o conteúdo que quer dar.

 

6) Destruiu  os pagãos  em  obediência  à ordem de Deus (14.12). Não podemos duvidar de Deus e de suas instruções. A melhor coisa a se fazer é obedecer sempre. Se Deus te pediu algo é porque ele espera de você obediência. Não se preocupe, pois Deus não é tirano nem jamais irá cosntrangê-lo a algo que o venha a humilhar. Deus é eternamente bom e todos os seus atos são de bondade extrema. Você já ouvia falar da soberania, certo? E da soberana bondade de Deus?

 

7) Esperava  pelo sinal de Deus  para  fazer algo (14.14). Davi não se precipitava nem passava adiante do Senhor. Vocês se lembram de Abraão e Sara que se precipitaram e acabaram entregando Hagar a Abraão que com ela teve Ismael de quem procedem os árabes (mercadores viajantes!)? Até nos dias de hoje os árabes não se dão com os judeus. Então o melhor a fazer é não tentarmos ajudar a Deus ou querer fazr algo de forma precipitada, apavorada e desesperada. Tudo tem seu tempo certo, como diz o sábio, Salomão, filho de Davi com Bate-Seba, no livro de Eclesiastes.

 

8) Obedecia sem perguntas ou reservas, e assim obtinha a vitória. A obediência é uma virtude adimirável. A Bíblia fala que o próprio Senhor, na carne, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. "7 Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, 8 embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu 9 e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, 10 tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque." (Hb 5: 7-10).

 

9) Davi  era humano  e,  portanto,  um pecador,  mas Deus encontrou nele admiráveis qualidades. Davi era esse homem segundo o coração de Deus. Era humano, pecador, mas Deus, nele, encontrou admiráveis qualidades. Diz um ditado popular, diga-me com quem andas, e eu te direi quem és. Davi escolheu para andar consigo o temor a Deus e a humildade. O seu pecado foi terrível e as conseqüências piores ainda, mas foi capaz de reconhecer seu erro e aceitar pacificamente, sem rebeldia, rebelião, sem endurecer o seu coração, as correções do Senhor.

 

Não há homem que não peque, portanto, não somos melhores nem maiores que Davi porque pecou, caiu, errou feio. Deus de Davi testemunhou e não se envergonhou de dizer que ele era um homem segundo o seu próprio coração. Nada justifica o erro de Davi, tanto é que foi severamente punido, mas receber de Deus esse testemunho, fez de Davi um homem digno de imitação naquilo que ele foi exemplar. E você quando comete erros, endurece o seu coração e procura por a culpa em outros?

 

Conclusão: temos visto 9 características de Davi, um homem segundo o coração de Deus. Em resumo, podemos dizer que estão presentes no homem segundo o coração de Deus:

 

1) Reconhecimento de que Deus nos coloca onde ele quer.

2) Reconhecimento de que somos meros instrumentos da graça de Deus.

3) Devemos adquirir o hábito de inquirir, consultar a Deus em todo tempo, principalmente nos tempos de  tributação.

4) Não podemos confiar  em  nossa  própria sabedoria.

5) Devemos dar SEMPRE a Deus a glória pelas nossas conquistas.

6) Devemos estar em  obediência  às ordens de Deus.

7) Devemos esperar  pelo sinal de Deus  para  fazer algo.

8) Devemos obedecer sem perguntas e sem reservas a Deus para assim obtermos a vitória.

9) Devemos nos lembrar que que somos humanos  e,  portanto,  pecadores, carentes da graça de Deus.

 

Se assim agirmos e formos homens segundo o coração de Deus não podemos deixar que isso faça da nossa vida piedosa um laço para a nossa alma. Nossa vida piedosa com Deus não deve se constituir em moeda de barganha de bênçãos ou em justificativas de maior santidade, se for assim, eu sinto muito, estaremos perdendo tempo.

 

Eu confesso que sinto a necessidade de maior disciplina e zelo na minha vida piedosa porque sinto que Deus está, de alguma forma, correspondendo (é um pouco estranho falar assim, mas tenham paciência um pouquinho na minha insanidade) e muito. Eu não quero barganhar jamais com Deus, mas servi-lo e ser-lhe útil.

 

A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias

 

Ø       Estou no capítulo 664, de Isaias - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.

Ø       Estou na pág. 465/660, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.

Ø       Estou ouvindo 08h26m04s de 13h26m47s de áudio do livro UMA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRISTÃO - Dos Primórdios ao Concílio de Calcedônia - Justo L. González.

 

Observações:

·         Estou também no 59/90 dias de meu compromisso relacionado à alimentação (ver http://www.jamaisdesista.com.br/2010/01/365-dias-de-proposito-dia-178365.html).

     Estou no 00/00 dias de atividades físicas regulares (caminhada, natação, ginástica). Sem tempo algum...trabalhando, estudando,...

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.