INSCREVA-SE!

domingo, 21 de março de 2010

365 dias de propósito! Dia 243/365

 

TEMA: Honra A Teu Pai E A Tua Mãe 7 – Dt 5:16

 

Ontem, encerramos com este parágrafo: "Quem não honra a seu pai que está na terra a quem tem a oportunidade de vê-lo todos os dias e com ele ter contato, como poderá honrar a seu Pai que está nos céus ao qual não vê. Como podes tu dizer que ama o Senhor e ainda ora: Aba, Pai; Paizinho querido; Papai; Pai que está nos céus, etc?" e hoje pretendemos concluir o presente assunto.

 

Pela graça maravilhosa de Deus eu irei pregar esta palavra que estamos meditando já há 7 dias na CONGREGAÇÃO PRESBITERIANA DE SAMAMBAIA, Pastor: Rev. Carlos Roberto Araújo, Endereço: QN 425 Conjunto D Lote 01, Samambaia Norte. Se você desejar, esteja no culto à noite. Deus irá falar ao seu coração. Amém. Aleluias.

 

Vamos meditar um pouco em algumas passagens bíblicas relevantes para o nosso tema:

 

"20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. 21 Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo." (Cl 3:20,21).

 

"1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. 4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (Ef 6: 1-4).

 

Percebe-se a preocupação de Paulo com este relacionamento em especial envolvendo pais e filhos. Poderíamos assemelhá-lo ao nosso relacionamento também com Deus, sendo este, nosso Pai maior. Há obrigações e deveres tanto aos pais quanto aos filhos. O Pai celeste tranferiu ao pai terrestre o cuidado, a atenção, o carinho, o amor e o dever de educação. Não estamos criando filhos para nós, mas são de Deus e estão conosco por um tempo. Na verdade são filhos de Deus que irão crescer e cumprirem seus respectivos papéis na sociedade (mandato cultural).

 

O pai terrestre não pode exagerar em sua disciplina em seu cuidado, mas deve ter respeito. A atitude de respeito deve ser geral e em todos os níveis. Quem tem respeito pelo seu próximo sem preconceitos, será também respeitado. Não despreze os homens pelas suas aparências, posses, culturas ou jeito de ser. A todos devemos o respeito devido.

 

"9 E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. 10 Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. 11 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; 12 Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, 13 Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas." (Mc 7: 9-13).

 

Devemos também ter cuidado com nossas tradições e aparências querendo demonstrar que nosso zelo é maior do que o de qualquer outro. Os farizeus cometeram este erro ao atribuirem à intenção de Deus algo que Deus não disse nem pediu. Para se justificarem, deixaram de honrar ao pai e a mãe que Deus pediu por já terem feito ofertas ao templo. Você não pode deixar de honrar e de respeitar seu pai e mãe porque está fazendo a obra de Deus. Que obra de Deus é esta que é maior do que a Palavra de Deus, seus mandamentos, que dizem que devemos honrar o pai e a mãe?

 

A obra de Deus é esta: que creais em Jesus Cristo. "28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? 29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou." (João 6:28,29).

 

Aqui ou onde esta mensagem estiver chegando e alcançando poderá haver relacionamentos entre pais e filhos que estão afetados por mágoas, dores, ignorâncias e obstinações recíprocas. Eu sei o quanto é difícil tratar de certas coisas quando o relacionamento alcançou um patamar que não deveria, mas a Palavra de Deus foi ministrada e ela não foi trazida ao seu coração para pressioná-lo para o mal, antes para que haja cura.

 

Talvez você não possa perdoá-lo (pais e filhos; filhos e pais) e no seu entender acabou, no entanto o Espírito anto está aqui para te ajudar e vai te dar a vitória e você irá se admirar, pois também Deus é um estrategista por excelência. Pai e mãe, jamais desista de seu relacionamento de amor e vida com seu filho. Filho ou filha, jamais desista de seu relacionamento de amor, de vida e de paz com seus pais.

 

A palavra de Deus ministrada está realizando seu processo de cura, logo não temas. Crê somente. Vamos encerrar com o restante da leitura do capítulo 5 de Dt:

 

"22  Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.

23  E sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, e vendo o monte ardendo em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos;

24  E dissestes: Eis aqui o SENHOR nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este permanece vivo.

25  Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do SENHOR nosso Deus morreríamos.

26  Porque, quem há de toda a carne, que ouviu a voz do Deus vivente falando do meio do fogo, como nós, e ficou vivo?

27  Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos.

28  Ouvindo, pois, o SENHOR as vossas palavras, quando me faláveis, o SENHOR me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, que eles te disseram; em tudo falaram bem.

29  Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre.

30  Vai, dize-lhes: Tornai-vos às vossas tendas.

31  Tu, porém, fica-te aqui comigo, para que eu a ti te diga todos os mandamentos, e estatutos, e juízos, que tu lhes hás de ensinar, para que cumpram na terra que eu lhes darei para possuí-la.

32  Olhai, pois, que façais como vos mandou o SENHOR vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda.

33  Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir." (Dt 5: 1- 33 – ARA)."

 

A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias

 

Ø       Estou no capítulo 18 do livro de Jeremias - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.

Ø       Estou ainda na pág. 475/660, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.

Ø       Estou com 01h59m37s de 9h15m40s de áudio de CALVINISMO – o canal em que se moveu a Reforma do século 16, enriquecendo a vida cultural e espiritual dos povos que o adotaram. O sistema que hoje a igreja cristã deve reconhecer como bíblico – de Abraham Kuyper (1837 – 1920).

 

Observações:

·         Estou também no 66/90 dias de meu compromisso relacionado à alimentação (ver http://www.jamaisdesista.com.br/2010/01/365-dias-de-proposito-dia-178365.html).

·         Estou no 00/00 dias de atividades físicas regulares (caminhada, natação, ginástica). Sem tempo algum...trabalhando, estudando,...

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.