sábado, 13 de março de 2010

365 dias de propósito! Dia 235/365

TEMA: Davi, Homem Segundo o Coração de Deus – I Cr 14

 

Baseados nos comentários, em nota homilética, de Russel Shedd, de I Cr 14.10, hoje iremos fazer a nossa reflexão. Eu me lembro de já ter comentado algo no dia 16/11/2009 ,mas agora irei um pouco mais fundo na questão. Quais as razões  por que Davi era "homem segundo o meu coração" (At 13.22). Eu tenho certeza de que muitos pregadores já fizeram sermões e mais sermões, livros e mais livros falando disso, mas o recado que Deus trouxe ao meu coração para hoje é este.

 

Vamos dar lugar a Deus em nossos corações, abrir os nossos ouvidos e nossos olhos espirituais que o Senhor irá derramar, como um rio, a sua palavra que nos lavará a alma e ainda, além de saciar a nossa sede, também nos alimentará. Não é nos rios que estão os peixes? Quem gosta aqui de peixe? Quem não gosta, vai aprendendo a gostar porque o rio do Senhor está passando aqui. Aleluias!

 

"1 Então, Hirão, rei de Tiro, mandou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e pedreiros, e carpinteiros, para lhe edificarem uma casa.

2 Reconheceu Davi que o SENHOR o confirmara rei sobre Israel; porque, por amor do seu povo de Israel, o seu reino se tinha exaltado muito.

3 Davi tomou ainda mais mulheres em Jerusalém; e gerou ainda mais filhos e filhas.

4 São estes os nomes dos filhos que teve em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão,

5 Ibar, Elisua, Elpelete,

6 Nogá, Nefegue, Jafia,

7 Elisama, Beeliada e Elifelete.

8 Ouvindo, pois, os filisteus que Davi fora ungido rei sobre todo o Israel, subiram todos para prender Davi; ouvindo-o Davi, saiu contra eles.

9 Mas vieram os filisteus e investiram contra ele no vale dos Refains.

10 Então, Davi consultou a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas mãos? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos.

11 Subindo Davi a Baal-Perazim, ali os derrotou; e disse: Deus, por meu intermédio, rompeu as fileiras inimigas diante de mim, como quem rompe águas. Por isso, chamaram o nome daquele lugar Baal-Perazim.

12 Ali, deixaram os seus deuses; e ordenou Davi que se queimassem.

13 Porém os filisteus tornaram e fizeram uma investida no vale.

14 De novo, Davi consultou a Deus, e este lhe respondeu: Não subirás após eles; mas rodeia por detrás deles e ataca-os por defronte das amoreiras;

15 e há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então, sai à peleja; porque Deus saiu adiante de ti a ferir o exército dos filisteus.

16 Fez Davi como Deus lhe ordenara; e feriu o exército dos filisteus desde Gibeão até Gezer.

17 Assim se espalhou o renome de Davi por todas aquelas terras; pois o SENHOR o fez temível a todas aquelas gentes." (I Cr 14: 1-17).

 

Davi era um homem segundo o coração de Deus porque:


1) Reconhecia que Deus o fizera rei (14.2). Está escrito no livro de Provérbios 3, versos 5 e 6: "5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.". Davi tinha esse reconhecimento inculcado em seu coração. Quem anda com Deus sabe que está andando com Deus.

 

Aqui também compreendemos a questão da soberania de Deus, pois Davi era esse homem que reconhecia o controle absoluto e total de Deus sobre todas as coisas, tanto as visíveis quanto as invisíveis. Será que você reconhece a Deus em seu ambiente de trabalho, na sociedade, na igreja, no seio de sua família? Você que, por exemplo, é um educador, você entende que foi o Senhor quem o capacitou nessa área e que espera de ti competência, zelo, ética e respeito ao teu semelhante?

 

Davi foi chamado para ser rei. Deus tem me chamado nos Correios para ser um analista (num futuro, espero breve, pastor presbiteriano – aleluias!), tem chamado o Iron e a Ledi para serem empresários, donos de pizzaria, tem chamado o Pr. Sabino e o Pr. Demerson, para pastorearem a PIPT e tem chamado cada um de nós aqui para uma missão especial ao qual espera de nós resultados que venham glorificar ao seu augusto nome.

 

Um homem segundo o coração de Deus sabe sempre quem o chamou e o vocacionou. Eu quero que cada um de nós saiamos daqui nesta tarde tendo a certeza da soberania de Deus em nossas vidas de que ele nos tem chamado e nos comissionado.

 

2) Reconhecia que era apenas um instrumento da graça de Deus (14.2). É de se notar o amor de Davi a Israel declarado neste versículo. Se Davi não amasse a Israel, o povo de Deus, Deus jamais teria feito ele crescer. Nem a ele, nem ao reino que ele representava. O filho de Davi que nasceu posteriormente, Salomão, a quem Deus por 2x lhe apareceu disse a Salomão o desafiando: "Pede-me o que queres que eu te dê" (I Re 3:5).

 

A resposta de Salomão não foi sabedoria em si. Ele não disse: eu quero ser o homem mais sábio do mundo! Não foi isso que Salomão pediu. Reparem na sua resposta: "... não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. 8Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. 9 Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?".

 

Salomão amava ao povo de Deus, como Davi, seu pai (o pai, certamente, ensinou ao filho o caminho de Deus). Foi por esta razão que o Senhor o abençoou lhe dando muito mais do que pedia, sonhava e imaginava Salomão. O alvo de Deus somos todos nós, sua igreja. Aqueles que amam a sua igreja, serão honrados por Deus.

 

3) Inquiria, consultava a Deus em tempos de  tributação (14.10). Vamos nós também consultar a Deus em tudo. Adquira o hábito de perguntar ao Senhor e espere sempre a sua resposta. A garantia que eu te dou é que JAMAIS ele te deixará, como dizem, "a ver navios". Josué um homem valente, muito especial, capacitado, que foi chamado para substituir a Moisés na condução do povo de Israel – imaginem quem era Josué! - caiu na besteira de não consultar ao Senhor em determinado momento de sua liderança e foi forçado, por causa de sua palavra, a fazer aliança com o inimigo que era para ser derrotado.

 

Consulte a Deus se você não ve mal algum e consulte a Deus quando você achar a questão difícil demais. Nunca deixe de consultar ao Senhor! Eu tenho adquirido este hábito em minha vida de fazer essas consultas, ainda que aparentemente bem tolas. Por exemplo, para eu assumir a liderança do GECOR eu soncultei ao Senhor e ao meu pastor que por mim tem a responsabilidade de me apresentar ao Senhor como obreiro aprovado. Amanhã, terminaremos essa breve meditação.

 

A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias

 

Ø       Estou no capítulo 61, de Isaias - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.

Ø       Estou na pág. 465/656, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.

Ø       Estou ouvindo 08h16m04s de 13h26m47s de áudio do livro UMA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRISTÃO - Dos Primórdios ao Concílio de Calcedônia - Justo L. González.

 

Observações:

·         Estou também no 58/90 dias de meu compromisso relacionado à alimentação (ver http://www.jamaisdesista.com.br/2010/01/365-dias-de-proposito-dia-178365.html).

·         Estou no 00/00 dias de atividades físicas regulares (caminhada, natação, ginástica). Sem tempo algum...trabalhando, estudando,...

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.