INSCREVA-SE!

domingo, 19 de setembro de 2010

Faltam 950/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias è Começou: 31/07/2010. Acaba: 25/04/2013.

TEMA: A Santificação e a Graça de Deus 3 - I Pe 1:15,16; 5:10 e 11.

Continuação...[ obtenha neste link: a pregação completa, em pdf: http://www.scribd.com/doc/37700421/Pregacao-A-Santificacao-e-a-Graca-de-Deus ]

Meu objetivo aqui, hoje, é falar da santidade e da graça de Deus e sobre o tema há livros e mais livros que no espaço de um simples sermão seria impossível esgotar qualquer assunto de forma eficaz. Logo, precisamos ter uma finalidade, um objetivo, uma direção a seguir para procurarmos algo que seja proveitoso. O desafio é enorme!

Reparem meu dilema:

ð     Assunto: amplo e vasto que pode ser focado em muitas aspectos e se eu não vigiar, seremos tragados vivos.
ð     Público alvo: a UMP – jovens inteligentes, fortes, vigorosos, receosos quanto ao futuro: família, filhos, estudo, trabalho, ministério.
ð     Tempo: escassíssimo: uns 30 a 40 minutos.

Para eu ser um agregador de valor na vida de vocês hoje a noite levando em conta nosso tema da santificação e da graça de Deus, teremos de recorrer de uma estratégia inteligente e impactante.

A corda mestra de nosso sermão que nos guiará no labirinto do conhecimento e da experiência da santificação e da graça de Deus se chama Jesus Cristo. Agarrados a ele, chegaremos ao final de nossa jornada vitoriosos. Sem ele, nos perderemos e ainda ficaremos confusos.

O que eu entendo então que Deus quer e já está comunicando conosco nesta noite?

ð     Creio que Deus que dizer para vocês que ele existe e que nos ajuda sempre
ð     Que ama vocês jovens de uma maneira muito especial
ð     Que devemos buscá-lo na LB sistemática e na oração incessante
ð     Que devemos nele confiar com todo CAFÉ.
ð     Que por ai há outros 7 mil e milhares de milhares que ele sustenta pela força de seu poder.

Nossa referência bíblica se encontra no livro de Pedro, em seu primeiro livro: 

"15. Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (I Pe 1: 15, 16). "10. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. 11. A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém." (I Pe 5:10 e 11).

Oração
Oremos agradecendo a sua palavra e nos coloquemos diante dele para recebermos tudo aquilo que ele planejou para nós nesta noite de sábado.

Introdução.

A doutrina que estuda a salvação na teologia se chama soteriologia.  Alguns teólogos defendem uma ordem na salvação que os luteranos ali por volta de 1737 chamaram de, em latin, ordo salutis, ou seja, ordem da salvação. Assim tivemos a seguinte proposta: vocação – regeneração – fé e arrependimento – justificação – adoção – santificação – perseverança e glorificação.

Outros teólogos importantes discorreram sobre o assunto e apresentaram outras propostas, sendo que em nenhuma delas encontraremos nem o amor nem a esperança que são fundamentais para o completo entendimento da salvação.

Eu, particularmente, gostei do que expôs o teólogo Antony A. Hoekema em que ele não ressalta uma ordem, mas apresenta um processo da salvação onde apresenta um diagrama bem didático em que mostra os diversos aspectos da salvação não ocorrendo sucessivamente indicando uma ordem, mas simultanea e interativamente.  Vejam a figura a seguir:

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
Ø       Já li: Gn. Estou lendo Rm da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
Ø       Estou na pág. 178/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
Ø      Estou na página 140/438 Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.