INSCREVA-SE!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Faltam 946/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias è Começou: 31/07/2010. Acaba: 25/04/2013.

TEMA: A Santificação e a Graça de Deus 7 - I Pe 1:15,16; 5:10 e 11.
 
Continuação...[ obtenha neste link: a pregação completa, em pdf: http://www.scribd.com/doc/37700421/Pregacao-A-Santificacao-e-a-Graca-de-Deus ]
 
Como havíamos dito, esses três aspectos de nossa vida estão inseparavelmente entretecidos, ou seja, aquilo que pensamos afeta a maneira como agimos e como nos sentimos. O modo como nos comportamos influencia nossos pensamentos e atitudes. Nossas emoções alteram a maneira de pensar e agir. Vejamos o primeiro aspecto:
 
1.  Conceitual. "Transfornai-vos pela renovação das vossas mentes" (Rm 12.2).
 
O retrato bíblico não deixa dúvida alguma de que lutamos pela santificação num nível conceitual. Todos nós temos incoerências em nosso modo de pensar. 
 
Eu estou trabalhando uma mensagem bíblica sobre os inimigos da mente onde faço uma analogia entre a conquista de Canaã com a conquista do território da nossa mente. Lembram-se que Deus já deu a vitoria aos israelitas, mas não expulsou os cananeus daquela terra? Lá tinha os seguinte povos: Cananeus, Heteus, Heveus, Ferezeus, Girgaseus, Amorreus, Jebuseus.
 
O território da nossa mente é um palco de guerras constantes procurando o domínio de nosso ser.
 
Por exemplo, na guerra contra o pecado às vezes nos desesperamos da vida e clamamos pela morte, mas eu quero dizer algo especial para você: Deus é um Deus de vida e não de morte. Deus tem compromisso com a vida e não com a morte. Se pensamentos de morte te assaltam, saiba que não vêm de Deus! Não lhes dê abrigo nem atenção: expulse-os de seu território.
 
A nossa mente também é como o céu que olhamos lá fora. Todos podemos ver os pássaros voando, nuvens, estrelas, sol, lua, aviões, etc... ninguém pode evitar que qualquer um deles voe nos céus e olha que por lá passam todo tipo de pássaros – alguns muito terríveis, mas uma coisa nós podemos: evitar que passarinhos indesejáveis façam ninhos na nossa cabeça.
 
Não flerte com os maus pensamentos. Não brinque com o diabo. Não aceite o desafio. Enxote-os imediatamente.
 
A palavra de Deus nos exorta a transformarmos pela renovação de nossa mente. E como iremos renová-la se abrigamos os maus pensamentos e com eles temos até casos de amor e traição a Deus?
 
Não duvide jamais da soberania, da sabedoria e da bondade de Deus. Confie sempre em Deus!
 
Como então manter nossa mente ocupada?
Nisso pensai! Vejam este versículo bíblico: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. " (Filipenses 4:8).
 
De onde provêm os maus pensamentos?
"Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15:19).
 
Você está numa guerra, numa luta e está sendo convocado a enfrentar o exército que virá contra você para te manter duvidando sempre do amor de Deus. Não dês crédito ao diabo!
 
Não desista, porque Deus não desiste de ti:
Tenha sempre uma atitude mental favorável ao Reino de Deus e à sua Justiça. Jamais desista de lutar ainda que leve mil tombos. Você poderá cair mil vezes, mas o Senhor te levantará 1001. Nunca, jamais desista, pois ele não desiste de você. "Jamais te deixarei, nunca jamais te abandonarei".
 
Hb 13:5 è Ἀφιλάργυρος τρόπος, ἀρκούμενοι τοῖς παροῦσιν. αὐτὸς γὰρ εἴρηκεν, Οὐ μὴ σε ἀνῶ οὐδ' οὐ μὴ σε ἐγκαταλίπω, Vemos aqui, no grego, que há 5 negativas dando reforço a idéia positiva. Literalmente, a tradução do grego do trecho nunca te deixarei, nunca jamais te abandonarei, pode ser: NUNCA, NÃO te deixarei NÃO MESMO, NUNCA, NÃO te abandonarei. O que isso quer dizer para mim que estou lendo essa palavra ou que estou pregando isso?
 
NÃO TE DEIXAREI, NÃO MESMO, NUNCA, JAMAIS TE ABANDONAREI. Eu não vou te deixar. Eu não vou te abandonar. Eu não vou me esquecer de ti. Eu não vou abandoná-lo. Eu não vou mesmo, jamais, nunca, never, never, never. O Espírito Santo está falando conosco nesta noite e a sua palavra é de que temos a garantia máxima dada pelo próprio Deus de que ele estará conosco e não nos deixará nem nos abandonará. Amém!
 
Meu testemunho:
Eu lutei contra o vício de fumar e o Pr. Sabino sabe disso, mas não desisti e venci, ou melhor, Deus me deu a vitória.
 
Amanhã, veremos o segundo e o terceiro aspecto de nossa vida que estão inseparavelmente entretecidos – conceitual, comportamental e emocional.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn. Estou lendo Rm da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 203/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 168/438 Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.