INSCREVA-SE!

domingo, 12 de setembro de 2010

1000 dias de propósito! Faltam 957 dias!

 

Tema: Onde Você Está é Onde Deus Quer Que Você Esteja?

 

·         Você está onde Deus quer que você esteja. No dia que Deus quiser te tirar desse lugar, ninguém poderá impedi-lo. Há um propósito nisso e somente depois de concluí-lo é que você sairá.

 

Repare na vida de José se foi ele que escolheu passar 13 anos na prisão sem ao menos ter cometido crime para isso – preso injustamente! José foi um homem que sofreu muito, mas que sempre buscava se aperfeiçoar e se superar. Deus o exaltou tanto que o colocou no topo do mundo da época sendo abaixo apenas do Faraó e isso em terra estrangeira, no Egito.

 

E Daniel? Foi ele que escolheu ser levado cativo para a Babilônia? O que é ser levado em cativeiro? Será que foi com pompas e gala e com direito a transporte especial? Ou talvez acorrentado, algemado, em cadeias? – Daniel viveu toda sua vida, talvez 100 anos de vida no cativeiro, longe de sua terra natal, servindo outro país. Até na sua velhice com seus 85 anos de idade ainda foi, no reinado de Dario, o principal líder acima dos outros 2 presidentes e 120 príncipes. Somente o rei no reino dos Medos e dos Persas era superior a Daniel.

 

E o apóstolo Paulo que passou muito tempo preso? Admiramos seu senso de soberania de Deus que mesmo em prisões, cadeias, dizia em suas cartas "eu, prisioneiro de Cristo" e não prisioneiro de César, ou do sistema romano, ou por injustiça. E ele diz em uma de suas epístolas que aprendeu o segredo de viver contente com tudo e em todas as circunstâncias (Fp 4:12). Quando o apóstolo Paulo no diz que aprendeu, isso para mim tem o sentido de que Paulo tinha uma mente ensinável, aberta, disposta a receber as instruções. Gamaliel também foi professor de Paulo, mas este aprendizado não foi obtido com ele, mas aos pés de Cristo! Assim, nós também podemos aprender esse segredo se tivermos um coração maleável, disposto a aprender.

 

Poderia citar mais nomes e exemplos, mas estes já são mais do que suficientes para fixar a idéia de quem controla todas as coisas é Deus e que você está onde Deus quer que você esteja.

 

Na vida de todos estes grandes homens de Deus vemos uma característica comum. Todos eles eram os melhores no que faziam. Então eu posso afirmar:

 

[1º POR QUE QUE DEUS QUER QUE EU ESTEJA ONDE ESTOU?]

o           Você está onde Deus quer que você esteja porque Deus é Soberano, Sábio e Bom.

 

Deus é para mim o administrador por excelência e todas as coisas ele administra muito bem. Nós nem sabemos o que escolhemos e quando escolhemos. Não podemos tornar um fio de cabelo branco ou preto. Na verdade, somos bom em comer, beber e reclamar de tudo. Foi Deus quem escolheu a família, a cidade, os parentes, hospital e pessoas para fazer parte de nosso mundo de relacionamento.

 

[2º PARA QUE QUE DEUS QUER QUE EU ESTEJA ONDE ESTOU?]

o           Você está onde Deus quer que você esteja para você ser o melhor

 

1.       Seja, portanto, o melhor sem querer, no entanto, ser o melhor. José, Daniel, Paulo e tantos outros são exemplos para nós.

 

2.       Fazer sempre o melhor, de repente, pode virar em nós ocidentais uma neura tão grande que é capaz de matar tudo o que é de bom em nós somente pelo simples fato de sermos o melhor que o nosso próximo. A busca deste melhor provocará em nós a inveja. Se aparecer alguém em meu campo de domínio que é melhor do que eu, não importa o quão bom eu seja ou quanto eu estou contribuindo, nada tem valor. Algumas mulheres se sentem assim quando não se sentem as mais belas e atraentes do ambiente em que se encontram e ai dizem que aquele lugar não presta.

 

3.       Se, por exemplo, eu querer ser o melhor pregador desta igreja, eu sinto muito, mas tropecei e o Espírito Santo não estará comigo. No entanto se eu procurar ser o melhor pregador para Deus procurando sempre ser um canal de Deus, Deus me honrará me exaltando e me colocando no lugar que ele quiser.

 

4.       Não queira jamais ser melhor do que o teu irmão. Seja o melhor para Deus e ele é que te colocará onde ele quiser.

 

o           Você estando onde Deus quer que você esteja e você sendo o melhor, você se tornará vaso de honra para Deus colocar você onde ele precisar e quiser.

 

Primeiro, reparem que antes de se tornarem os melhores em sua época, José, por exemplo, passou 13 anos na prisão! Daniel a vida toda como cativo no cativeiro em Babilônia. Paulo, preso em prisões e por fim a sentença de morte, sem nem ao menos gozar de qualquer posição de destaque neste mundo.

 

Que atitudes se espera de alguém que sabe que está onde Deus quer que ele esteja?

 

è confiança plena e absoluta em Deus

è coração agradecido

è disposição para lutar e não se acomodar em berço esplêndido. Qual é a nossa luta? Qual a nossa missão? Testemunhar de Cristo pregando o evangelho a toda criatura!

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Estou na página 86/1835 da leitura bíblica da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 150/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø      Estou na página 102/438 Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.