INSCREVA-SE!

sábado, 25 de setembro de 2010

Faltam 944/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias è Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA: A Santificação e a Graça de Deus 9 - I Pe 1:15,16; 5:10 e 11.

 

Continuação...[ obtenha neste link: a pregação completa, em pdf: http://www.scribd.com/doc/37700421/Pregacao-A-Santificacao-e-a-Graca-de-Deus ]

 

Estamos, finalmente, concluindo esta mensagem em que vimos que a santificação em seu amplo escopo abrange 3 aspectos três aspectos de nossa vida que estão inseparavelmente entretecidos, ou seja, aquilo que pensamos afeta a maneira como agimos e como nos sentimos. O modo como nos comportamos influencia nossos pensamentos e atitudes. Nossas emoções alteram a maneira de pensar e agir.

 

Conclusão:

 

Em resumo, o espírito nos prepara por meio da santificação a fim de podermos  viver as Escrituras. Em nosso pensar, agir e sentir, lutamos entre o Espírito e a carne. Ao buscarmos o Espírito e crescermos na santificação em  todos os três níveis, estaremos mais bem preparados para vivermos uma vida santa e dedicada a Deus.

 

A palavra de Deus nos diz, finalmente e já finalizando este pequeno sermão:

 

Ø      Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:17

Ø      Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38

Ø      Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4

Ø      E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Gálatas 3:11

 

Não é por vista, meus irmãos, mas por fé! (2 Co 5:7).

 

Tem gente que tem a petulância de desafiar a Deus para se mostrar a ele ou a lhe dar um sinal ou a ocorrência de eventos não naturais que irão confirmar para ele as coisas em que crê. Eu mesmo já passei por isso e ainda sinto recaídas em determinados momentos, mas a palavra de Deus para mim tem sido:

 

'Por que me viste, Tomé, creste? Bem aventurados os que não me vira e creram!' (Jo 20:29).

 

Jesus me chama de bem aventurado por não ver coisa alguma, mas crer. Então aprendi que eu não preciso ouvir a voz de Deus, apesar de que sempre escuto o seu chamado; que eu não preciso vê-lo, mesmo assim, sempre o estou seguinto; que eu não preciso senti-lo me tocando, mas mesmo assim, sei e reconheço a sua presença em todo lugar que eu me encontro; que eu não preciso sentir o seu cheiro, mas consigo notar o perfume de Cristo exalando a fragância de seu ser eterno; que eu não preciso saboreá-lo com meu paladar, mas mesmo assim, ele saceia a minha fome e mata a minha sede.

 

Um dia desses, na campanha dos 40 dias, eu estava sozinho e passei umas 4 horas só, mas eu sabia que eu, na verdade, não estava ali só. A palavra de Deus me revelava que eu estava cercado de uma multidão de seres angelicais e a minha fé comprovou sem eu ouvir um som ou ver qualquer imagem. A fé! O meu justo viverá pela fé! É pela fé. Você não precisa de sinais, nem de milagres, nem de holofotes, nem de shows pirotécnicos.  Nós todos precisamos de mais fé ´para nossa santificação.

 

Para Elias, Deus se manifestou numa voz mansa e delicada. Eu creio que aprendi então a me relacionar com Deus pela fé e, portanto, sou bem aventurado por isso.

 

Eu vi no blog da UMP:

Do blog da UMP: http://umpprimeirona.blogspot.com/

 

... Anseio por reuniões que celebrem

a graça, sem paranoias espirituais,

sem alguém tentando infundir culpa

para descansar no inescrutável amor

de Deus.

 

Quero participar de comunidades

leves, sem as afetações próprias do

glamour do mundo, onde os sorrisos

sejam gratos e os abraços, sinceros.

 

O caminhar de Jesus não combina

com lugares espetaculosos. Viver

os valores do seu reino prescinde

de holofotes."

[ R . Gondim ]

 

Referências:

 

1.       http://sites.google.com/site/estudosbiblicossolascriptura/Home/confissoes-catecismos/confissao-de-fe-de-westminster

2.       http://www.bibliaonline.com.br

3.       http://www.jamaisdesista.com.br/

4.       http://www.scribd.com/crerparaver

5.       http://umpprimeirona.blogspot.com/

6.       http://www.biblos.com

7.       A Graça de Deus: Comum ou Exclusiva? – Rev. Hermisten M.P. Costa  – 17/9/2010.

8.       Anthony Andrew Hoekema – A Graça de Deus – A doutrina bíblica da salvação – Ed. Cultura Cristã.

9.       Apostilas do Prof. Heber, de Teologia Sistemática do SPB.

10.   Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Já li: Gn. Estou lendo Rm da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 208/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø      Estou na página 173/438 Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.