INSCREVA-SE!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Faltam 947/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias è Começou: 31/07/2010. Acaba: 25/04/2013

TEMA: A Santificação e a Graça de Deus 6 - I Pe 1:15,16; 5:10 e 11.
 
Continuação...[ obtenha neste link: a pregação completa, em pdf: http://www.scribd.com/doc/37700421/Pregacao-A-Santificacao-e-a-Graca-de-Deus ]
 
Tal introspecção será então negativa e positiva:
 
Quanto ao aspecto negativo, devemos nos desembaraçar "de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia" (Hb 12.1 b). Por certo, o Espírito Santo muitas vezes trabalha apesar de nossas tendências pecaminosas. Sua Palavra nos confronta justamente naquelas áreas de nossa vida em que estamos fracassando. Mas nesses casos, ele trabalha contra nós e não por nosso intermédio.
 
Por meio da confissão, do arrependimento e da dependência de Deus, devemos expulsar as tendências pecaminosas de nossa vida. Jamais nos livramos completamente desses fatores negativos, mas nosso objetivo é nos livrarmos o máximo possível do poder do pecado.
 
Quanto ao aspecto positivo, devemos "[seguir]... a santifícação" (Hb 12.14).
 
Para vencermos essa luta e estarmos sempre fortes, devemos adotar algumas práticas importantes, indispensáveis a que vou chamar de vida piedosa. Sem o exercício adequado de uma vida piedosa, jamais iremos triunfar:
 
Primeiro, devemos ter uma vida de leitura bíblica sistemática, pois a leitura e a meditação das Escrituras é um instrumento da graça, essencial para a maturidade cristã. 'Toda Escritura é inspirada por Deus... a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2Tm 3.16,17).
 
Martinho lutero tinha em sua Bíblia, na capa, a seguinte frase:
 
  • Ou o pecado te afasta deste livro ou este livro te afasta do pecado.
 
Segundo: devemos igualmente termos uma vida de oração constante e incessante, sem a qual nada conseguiremos.
 
B.) Amplo Escopo
 
Nossa guerra entre o pecado e o Espírito não se limita a um compartimento de nossa vida; atinge todos os aspectos de nossa existência. Ela é muito abrangente. Iremos considerar  três níveis de conflito:
 
  1. Conceitual  (nossos processos de pensamento), 
  2. Comportamental (nossas ações) 
  3. Emocional (nossos sentimentos e atitudes).
 
Quando Deus criou os seres humanos, éramos santos em todos esses aspectos. Quando caímos em pecado, tornamo-nos completamente corrompidos. Agora em Cristo, nossos pensamentos, ações e sentimentos estão envolvidos no processo de santificação.
 
Esses três aspectos de nossa vida estão inseparavelmente entretecidos. Aquilo que pensamos afeta a maneira como agimos e como nos sentimos. O modo como nos comportamos influencia nossos pensamentos e atitudes. Nossas emoções alteram a maneira de pensar e agir. Amanhã, continuaremos.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn. Estou lendo Rm da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 198/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 161/438 Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.