INSCREVA-SE!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

1000 dias de propósito! Faltam 956 dias!

 

TEMA: Sangue Precioso – Sl 32.

 

A seguir, colocarei a pregação que tive a oportunidade de ministrar ontem no culto de Santa Ceia na Primeira Igreja Presbiteriana de Taguatinga, carinhosamente conhecida como "Primeirona". O link dessa pregação completa está em meu scribd: http://www.scribd.com/doc/37315566/Pregacao-O-Perdao-de-Deus

 

Finalidade dessa meditação: demonstrar pela pregação da Palavra de Deus o amor de Deus que é derramado em nossos corações pelo perdão de nossos pecados e que nos proporciona alegria – regozijo – exultação.

 

Salmo 32

1. Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto.

2. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo.

3. Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.

4. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.

5. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.

6. Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão.

7. Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.

8. Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.

9. Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem.

10.9.Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá.

11. Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração.

 

Introdução.

 

Irmãos, hoje é um dia muito especial na igreja por que estaremos dentre em pouco celebrando a CEIA DO SENHOR. Jesus nos ordenou a que assim fizéssemos para memória dele, pois o pão representa a sua carne e o sangue a sua vida.  Ele, o Senhor, deu a sua vida por nós, sendo nós ainda pecadores. Morreu por nós para que hoje possamos ter vida em seu nome.

 

Eu procurei um tema para pregar nesta tarde e muito me angustiei diante de Deus sobre esse momento. Cheguei a preparar um outro sermão que já havia pregado em outra ocasião em uma de nossas congregações, mas não senti aquela paz. Fui ontem para o seminário e enquanto ouvia, em meu Uno, uma linda música do Pr. Antonio Cirillo "Sangue Precioso", o Senhor falou ao meu coração e eu entendi o que ele queria dizer.

 

Irmãos, eu não posso ter por motivação para pregar a obtenção de aprovação de "A" ou de "B", ou agradar um ou outro, ou o louvor, o elogio, a fama ou qualquer coisa semelhante. Eu tenho de entender que o meu papel aqui na frente, como pregador, não é ser um pregador, antes um instrumento de Deus, usado por Deus, para ministrar a palavra de Deus ao próprio povo de Deus. É tudo de Deus, por Deus e para Deus.

 

Se eu não tiver essa convicção e ousadia, serei apenas um vaso inútil que para nada serve se não ser jogado no lixo. Foi Deus quem me trouxe aqui nesta tarde. Foi Deus quem te trouxe aqui nesta tarde. Logo, será Deus quem irá falar contigo e comigo aqui nesta tarde. Aleluias!

 

Este é mais um dos 79 de 150 salmos atribuídos a Davi em que ele expressa a bem-aventurança do perdão depois do arrependimento sincero e sem reservas.

 

Quem são os bem-aventurados? Amanhã, prosseguiremos.

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Já li: Gn. Estou lendo Rm da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 154/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø      Estou na página 111/438 Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.