terça-feira, 21 de setembro de 2010

Faltam 948/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias è Começou: 31/07/2010. Acaba: 25/04/2013.

TEMA: A Santificação e a Graça de Deus 5 - I Pe 1:15,16; 5:10 e 11.
 
Continuação...[ obtenha neste link: a pregação completa, em pdf: http://www.scribd.com/doc/37700421/Pregacao-A-Santificacao-e-a-Graca-de-Deus ]
 
Igualmente somente apresentaremos esses detalhes, mas não nos aprofundaremos. Apenas irei citar uma frase de Calvino e um comentário do Rev. Hermisten sobre a graça de Deus:
 
Satanás, também, vive sempre pronto a engendrar todo gênero de calúnia com o fim de lançar ao descrédito a doutrina da graça.” – João Calvino.
 
O nosso Deus é “O Deus de toda graça” (1Pe 5.10). Bem-aventurados são todos aqueles que vivem como súditos do Reino da Graça de Deus.”
 
“A doçura da graça” de Deus é a tônica da Sua relação com o Seu povo.  Tudo que temos, somos e seremos, é pela graça (1Co 15.10). A riqueza da graça de Deus se manifesta de modo superabundante em nós (2Co 9.14; Ef 1.7; 2.7); todavia, ela não foi revelada em toda a sua plenitude; por isso, aguardamos o regresso triunfante de Jesus Cristo, quando Ele mesmo revelará a graça de forma mais completa (1Pe 1.13), concluindo a nossa salvação (Fp 1.6/1Pe 1.3-5).” (Rev. Hermisten M.P. Costa)
 
Irmãos, veremos ao final que é a graça de Deus que nos faz ser alguma coisa, isso quando somos. Não há no homem mérito algum, mas é Deus que exalta e que abate. Embora tenhamos nossa parcela de responsabilidade na santificação e por ela seremos cobrados, Deus é quem tudo faz por nós.
 
Eu sou daqueles que crêem na soberania de Deus e na responsabilidade do homem ao mesmo tempo. Parece contraditório? Sim e como parece, mas eu não abro mão de nenhum dos dois fatos. Se você for sábio, verá que não é preciso fazer nadinha se não ...
 
A Santificação.
Sem exercício, nosso corpo se deteriora. Depois de meses de inatividade, o trabalho árduo torna-se difícil. O mesmo vale para nossa vida espiritual. A menos que nos desenvolvamos no poder do Espírito Santo, seremos tolhidos em nossas responsabilidades religiosas.
 
Dois aspectos importantes se destacam na santificação:
 
  1. Luta progressiva – não esqueça da corda!
  2. Amplo escopo – não se esqueça da corda!
 
A.) Luta Progressiva
 
A santificaçâo é uma luta progressiva que dura a vida toda. O Espírito trabalha em nossa vida para tornar-nos conformes à imagem de Cristo (Rm 8.29); no entanto, nessa luta somos puxados de um lado para o outro entre o viver reto e o pecaminoso.
 
Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.  Porque a carne milita contra o Espírito, e o    Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gl 5.16,17; ver também Rm 7.14-25).
 
Nenhum cristão escapa das tensões desse conflito. O tempo todo somos influenciados tanto pelo pecado como pelo Espírito. De maneiras diferentes e em momentos diferentes, nossa vida encontra-se num dilema  entre a fragilidade da carne e o poder transformador da graça de Deus.
 
Por esse motivo, devemos sempre ligar nosso estiido de vida à introspecção. Em que pontos sou fraco? Onde sou forte? De que maneira minha vida é influenciada pela carne e pelo Espírito? Estas são questões que estão dentro de um campo de batalha espiritual.
 
Tal introspecção será então negativa e positiva: amanhã, daremos sequência....
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn. Estou lendo Rm da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 193/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 157/438 Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.