INSCREVA-SE!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Atos dos Apóstolos? – parte 8

Bem, agora que terminei a minha leitura que fazia todos os dias da BEG, nova versão, ou seja a 2ª Edição Revisada e Ampliada, de 2009, agora deverei me enveredar por outros caminhos de leitura. Eu estou pensando seriamente em segmentar[1]  livros bíblicos, começando com Romanos e prosseguir até onde for possível. O que vocês acham?

Estou estudando o assunto e orando a respeito e, em breve, deverei comentar algo sobre essa minha nova iniciativa que espero possa vir a agregar conteúdo significativo aos leitores e visitantes do Jamais Desista. A tarefa de segmentar todos os textos bíblicos é gigante: irei precisar de ajuda!

Em Atos dos Apóstolos como já havíamos dito, nos encontraremos:

  1. O Deus que cria todas as coisas
  2. O Deus que fala por meio de sua santa Palavra a Bíblia – SOLA TOTA SCRIPTURA!

- a aplicação dos discípulos da Palavra de Deus para o contexto presente

  1. O Deus que provê e, finalmente,

- os pedidos dos discípulos são feitos e eles pedem basicamente dois pedidos

  1. O Deus que responde.

- Deus responde infinitamente mais do que pedimos, sonhamos ou imaginamos, conforme Ef 3:20.

Sobre o Deus criador e sustentador de todas as coisas já falamos um pouco e agora veremos o Deus que fala por meio de sua Palavra, a Bíblia Sagrada.

Aqueles apóstolos eram espertos e logo, na oração deles, depois de invocarem aquele que criou e que sustenta as coisas criadas, trazem à lembrança a sua própria Palavra e a aplicam ao contexto que estavam vivendo.

Conhecer a Palavra de Deus é fundamental para nosso crescimento e desenvolvimento espiritual. Foi o próprio Espírito Santo que disse para Josué e assim disse para todos os crentes que ele deveria ler e meditar todos os dias para ter o cuidado de tudo fazer conforme está escrito e assim bem iria a sua alma e aos seus negócios.

Como haveriam de aplicar algo que jamais ouviram? Mas eles ouviram e ouviram por causa de Jesus que os ensinou e o Espírito Santo os ajudou a lembrar do que leram e daquilo em que meditaram. Com a ajuda do Espírito Santo e com a capacidade intelectual que Deus deu ao homem, puderam fazer uma excelente aplicação da Palavra de Deus.

Nós também somos convidados por Deus a estarmos vigilantes e atentos em sua Palavra. Reparem nos pregadores e naqueles que são bem sucedidos. Eu julgo que os que são espertos são os que dominam a Palavra de Deus. Quanto mais esperto e hábil você for com a Espada do Espírito em frentes maiores Deus te colocará.

Dominar as Escrituras é ser um hábil guerreiro pronto para com sua espada derrotar todos os inimigos. A nossa espada tanto fere e serve de ataque como também protege e serve de defesa.

Vejam como eles aplicaram:

- A lembrança a Deus da sua própria palavra – a importância da Palavra de Deus: "1. Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? 2. Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, ...." (Sl 2:1-2)

- A aplicação para a época presente em que viviam:

         Perseguido: o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste...

         Se ajuntaram: Herodes + Pôncio Pilatos + os gentios + os povos de Israel

Antes de entrarem com o pedido explícito, eles primeiramente  ... amanhã, prosseguiremos... hoje, estarei de volta para meu doce lar... que saudades de todos.

p.s.: link da imagem original: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjR7pCEAjcwhr403kki1GqwSL81_LEFXihtri0tCAWhR5bZXKdIEVM2XN8sEJGhrIzPL11MoGKBKAAUobZwVbRRvqB3ZiU5O3TNck6lgmTQCfmYYHdZYIFFmQu1c3OYh56KjnIOTha-DuEP/s1600/biblia.jpg

Contagem regressiva: Faltam 405 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 19/03/2012) e 815 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.