INSCREVA-SE!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

365 dias de propósito! Dia 283/365

TEMA: Contentai-vos Com o Que Tendes – Hb 13:5
 
Finalidade dessa meditação: demonstrar pela pregação da Palavra de Deus que o que você é, o que você tem e onde você está é o que Deus usará para abençoar o seu povo e a sua própria vida e exortá-lo, em conseqüência, a contentar com o que tendes.
 
Assim sendo, iniciarei esta prédica com as seguintes e terríveis (para muitos) declaração que talvez não te agrade, mas que é bom você estar bem ciente (e pare de reclamar!):
 
  • Você está onde Deus quer que você esteja.
  • Você é o que Deus quer que você seja.
  • Você tem o que Deus quer que você tenha.
 
Eu explico:
 
  • Você está onde Deus quer que você esteja. No dia que Deus quiser te tirar desse lugar, ninguém poderá impedi-lo. Há um propósito nisso e somente depois de concluí-lo é que você sairá.
 
Repare na vida de José se foi ele que escolheu passar 13 anos na prisão sem ao menos ter cometido crime para isso – preso injustamente! José foi um homem que sofre muito, mas que sempre buscava se aperfeiçoar e se superar. Deus o exaltou tanto que o colocou no topo do mundo da época sendo abaixo apenas do Faraó e isso em terra estrangeira, no Egito.
 
E Daniel? Foi ele que escolheu ser levado cativo para a Babilônia? O que é ser levado em cativeiro? Será que foi com pompas e gala e com direito a transporte especial? Ou talvez acorrentado, algemado, em cadeias? – Daniel viveu toda sua vida, talvez 100 anos de vida no cativeiro, longe de sua terra natal, servindo outro país. Até na sua velhice com seus 85 anos de idade ainda foi, no reinado de Dario, o principal líder acima dos outros 2 presidentes e 120 príncipes. Somente o rei no reino dos Medos e dos Persas era superior a Daniel.
 
E o apóstolo Paulo que passou muito tempo preso? Admiramos seu senso de soberania de Deus que mesmo em prisões, cadeias, dizia em suas cartas “eu, prisioneiro de Cristo” e não prisioneiro de César, ou do sistema romano, ou por injustiça. E ele diz em uma de suas epístolas que aprendeu o segredo de viver contente com tudo e em todas as circunstâncias (Fp 4:12). Quando o apóstolo Paulo no diz que aprendeu, isso para mim tem o sentido de que Paulo tinha uma mente ensinável, aberta, disposta a receber as instruções. Gamaliel também foi professor de Paulo, mas este aprendizado não foi obtido com ele, mas aos pés de Cristo! Assim, nós também podemos aprender esse segredo se tivermos um coração maleável, disposto a aprender.
 
Poderia citar mais nomes e exemplos, mas estes já são mais do que suficientes para fixar a idéia de quem controla todas as coisas é Deus e que você está onde Deus quer que você esteja.
 
  • Você é o que Deus quer que você seja. Porque se lamentar? Deus te fez especial e somente você poderá cumprir com êxito aquilo que ele preparou para você.
 
O problema de todos nós é a comparação. Estamos sempre nos comparando e conforme o padrão que temos na mente poderemos ficar ou não chateados e tristes. Reparem que isso se aplica a onde estamos, ao que somos e ao que temos.
 
  • Você tem o que Deus quer que você tenha. Deus pode tornar-te rico ou pobre em instantes, por isso, não se angustie querendo ir além, acalme-se que Deus te dará tudo o que você necessita.
 
Crente verdadeiro, os filhos de Deus, não necessita de dinheiro para aquisição de coisas, pois Deus dá e também tira de quem quer para quem ele quer. Na verdade, nada temos, nem possuímos, pois Deus é o dono de tudo e de todos.
 
Há um vídeo no YouTube em que, teatralizando, o Senhor entrega a uma jovem uma coca-cola geladinha e ela fica toda feliz e radiante que mal consegue se conter em si mesma. Até que vê um amigo seu com uma coca-cola de 300ml. Resultado? Tristeza! Então, pede ao Senhor uma coca-cola também de 300ml e o Senhor lhe diz “você não estava contente com a que te dei? Porque queres uma de 300ml?” Ainda assim o Senhor lhe dá uma coca-cola de 300ml e ela volta a ficar tão feliz, mas quando vê outra pessoa com uma coca-cola de 600ml, entristece-se novamente. Parece que não há limites para nossa cobiça e estamos sempre querendo mais e mais e não conseguimos nos contentar e nos alegra com o que somos.
 
Irmãos queridos, enquanto for possível nos aperfeiçoarmos. Por favor, não confundam as coisas: eu não estou defendendo o conformismo, a resignação, o autoflagelo (Ah, que legal, estou preso, vão cortar a minha cabeça, .... ou puxa, tenho câncer grau 4 e irei morrer em breve.... ou minha mulher me abandonou e a desgraça ruiu sobre mim...eu estou contente, feliz....ah...ah...ah...).
 
Toda circunstância ruim que você enfrenta e que está enfrentando não é agradável, dói, machuca, tira o sono, a tranqüilidade, nos fragiliza. Eu mesmo sou uma pessoa normal e como tal me aborreço, me decepciono, me alegro, me entristeço, tenho frustrações, medo, gostaria de ganhar mais, de ser reconhecido, valorizado, ... amanhã daremos seqüência. Bom final de semana a todos.
 
A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias
 
  • Estou no capítulo 6 do livro de Miquéias - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.
  • Ainda estou na página 75/192 página de CURA PARA O CORAÇÃO, de Howard Eyrich e William Hines, ed. Cultura Cristã (título original em inglês: Curing the Heart). Meu próximo livro: A ALMA DA CIÊNCIA – Fé Cristão e Filosofia Natural de Nancy R. Pearcey  e Charles B. Thaxton. Ed. Cultura Cristã. 294 páginas. (título original em inglês: The Soul of Science).
  • Estou com 06h55m00s de 07h38m47s de áudio, MP3, do livro de Michaels Horton, O CRISTÃO E A CULTURA – Nem separatismo, nem mundanismo, ed. Mundo Cristão, 206p. (título original em inglês: Where in World is the Church).
  • Já ouvi [em breve, relacionarei tudo que já li e ouvi nesses 365 dias de propósitos]:
  • Já li as 660 páginas, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.
  • 08h06m54s de 13h26m47s de áudio do livro UMA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRISTÃO - Dos Primórdios ao Concílio de Calcedônia - Justo L. González
  • 9h15m40s de áudio de CALVINISMO – o canal em que se moveu a Reforma do século 16, enriquecendo a vida cultural e espiritual dos povos que o adotaram. O sistema que hoje a igreja cristã deve reconhecer como bíblico – de Abraham Kuyper (1837 – 1920).
  • 09h35m15s da segunda parte com 10h24m22s depois de terminar a primeira parte de 09h00m35s da parte 1/2 de áudio de VERDADE ABSOLUTA - Libertando o Cristianismo de seu Cativeiro Cultural, Nancy Pearcey, 1ª edição/2006, ed. CPAD.
 
Observações:
  • Eu tenho ciência da necessidade de me cuidar na alimentação correta e da necessidade de fazer exercícios físicos regulares por causa de minha vida altamente sedentária. Fica aqui o registro da necessidade, veremos quanto tempo levará para eu tomar uma atitude. (registrado em 02/04/2010).

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.