INSCREVA-SE!

terça-feira, 6 de abril de 2010

365 dias de propósito! Dia 259/365

TEMA: O Reinado do Ungido de Deus – Sl 2
 
Na Bíblia Shedd, de Russel Shedd, o título do Salmo 2 é “O Reinado do Ungido de Deus”. Nossa meditação, doravante será neste salmo messiânico de autoria de Davi. São apenas 12 versículos, porém é Palavra de Deus e como tal gera vida aos que a lêem e nela meditam.
 
1 Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?
2 Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo:
3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
4 Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
5 Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.
6 Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.
7 Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
8 Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.
9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.
11 Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor.
12 Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.
 
O salmo 2 começa com uma pergunta que é respondida nos versos 2 e 3. Os gentios, as nações, os governos estão enfurecidos, agitados imaginando coisas vãs, sem proveito algum. Está aqui presente nestes 3 primeiros versículos uma descrição de ódio e de rebelião que a humanidade lança contra Deus e contra o seu Ungido, o Messias, Jesus Cristo.
 
É por isso que diz rompamos as suas ataduras e sacudamos de nós as suas cordas. As nações rejeitaram totalmente a autoridade de Jesus Cristo, do Filho de Deus, do Messias. A sua mensagem, o seu nascimento, a sua manifestação entre nós se fazendo um de nós foi rejeitada. Ele veio em humildade, com amor, carinho, respeito querendo nos ensinar um caminho mais excelente.
 
Eu imagino que ele poderia ter escolhido outro caminho e outra forma de se manifestar entre nós e ao invés do respeito e do amor, a força e a brutalidade. Ao respeitar nossas escolhas e usar de sua soberania; ao nos mostrar a verdadeira sabedoria e inteligência aliadas à sua bondade encontramos em Deus, Deus! Deus soberano, sábio e bom!
 
A humanidade está enfurecida, embrutecida, amotinada, revoltada, mas o seu aguilhão apenas a aguilhoa mais ainda! Com sua fúria e embrutecimento o que mais faz é dar destaque à verdadeira sabedoria e bondade de Deus. A ignorância humana revela o conhecimento divino. A ira humana destaca o amor de Deus. A injustiça dos homens revela a justiça de Deus. Como está escrito: “Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto por aplicar a sua ira? (Falo como homem.)” (Rm 3:5).
 
A Deus toda a glória! - Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias
 
  • Já estou no capítulo 9 do livro de Ezequiel - Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.
  • Ainda estou na pág. 539/660, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.
  • Estou com 04h12m14s de 09h00m35s da parte 1/2 de áudio de VERDADE ABSOLUTA - Libertando o Cristianismo de seu Cativeiro Cultural, Nancy Pearcey, 1ª edição/2006, ed. CPAD.
  • Já ouvi [em breve, relacionarei tudo que já li e ouvi nesses 365 dias de propósitos]:
  • 08h06m54s de 13h26m47s de áudio do livro UMA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRISTÃO - Dos Primórdios ao Concílio de Calcedônia - Justo L. González
  • 9h15m40s de áudio de CALVINISMO – o canal em que se moveu a Reforma do século 16, enriquecendo a vida cultural e espiritual dos povos que o adotaram. O sistema que hoje a igreja cristã deve reconhecer como bíblico – de Abraham Kuyper (1837 – 1920).
 
Observações:
  • Eu tenho ciência da necessidade de me cuidar na alimentação correta e da necessidade de fazer exercícios físicos regulares por causa de minha vida altamente sedentária. Fica aqui o registro da necessidade, veremos quanto tempo levará para eu tomar uma atitude. (registrado em 02/04/2010).

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.